Pré-jogo: Ponte Preta e São Paulo entram pressionados, Tricolor quer quebrar tabu no Moisés Lucarelli

(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Ponte Preta e São Paulo duelam neste sábado (9) pela sexta rodada do Paulistão 2019, ambas as equipes começaram a temporada pressionada e precisam do resultado.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Ponte Preta x São Paulo, válido pela 6ª rodada do Paulistão 2019.

Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)

Data: Sábado, 09/02/2019

Horário: 19h00

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Luiz Alberto Nogueira

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 143

Vitórias do São Paulo: 74
Empates: 43
Derrotas: 26

Gols do São Paulo: 250
Gols do Ponte Preta: 138

Primeiro jogo: São Paulo 3 x 1 Ponte Preta – Amistoso 1937
Último jogo: São Paulo 2 x 2 Ponte Preta – Brasileirão 2017

Maior vitória: São Paulo 6 x 1 Ponte Preta – Brasileiro 1986
Maior derrota: Ponte Preta 3 x 1 São Paulo – Paulistão 1955 (placar se repetiu outras vezes ao longo dos anos)

ÚLTIMO CONFRONTO

Sem confronto em 2018, pois estiveram no mesmo grupo do Paulistão, e a Ponte Preta acabou ficando na terceira posição do grupo, a última partida aconteceu na Série A do Brasileirão 2017, empate em 2 a 2 no Morumbi, o São Paulo abriu 2 a 0 com Hernanes e Bruno Alves, mas Jucilei colocou a mão na bola na área, foi expulso, a Ponte diminuiu e no fim ainda fez 2 a 2.

CURIOSIDADE

O São Paulo não vence a Ponte Preta na casa deles desde 2015, quando Paulo Miranda e Kardec marcaram na vitória de 2 a 1 pelo Paulistão daquele ano, e os jogos depois foram sempre no mesmo placar…

  • Ponte Preta 1 x 0 São Paulo – Brasileirão 2015
  • Ponte Preta 1 x 0 São Paulo – Paulistão 2016
  • Ponte Preta 1 x 0 São Paulo – Brasileirão 2016
  • Ponte Preta 1 x 0 São Paulo – Brasileirão 2017
PONTE PRECISA DA VITÓRIA

A Ponte Preta começou o ano mal, dois empates em 0 a 0 com Oeste e Ferroviária, depois perdeu para o Corinthians no fim, 1 a 0, teve um respiro contra o Mirassol, vitória de 3 a 0 em casa, mas perdeu para o Bragantino na última rodada e o técnico Mazola Junior acabou demitido.

Temos um entendimento do que possa vir a ser o São Paulo no jogo, acreditamos em boas mudanças em relação à quarta. Mais provável que seja um São Paulo parecido do que foi contra o São Bento, mas mais pressionado no aspecto psicológico”, disse o interino João Paulo Sanches.

Visando a reação, a Ponte Preta anunciou reforços para a diretoria do clube, contratou o ex-meia Felipe como gerente de futebol e o ex-volante Marcelinho Paulista para coordenação da base, nesta sexta-feira (8) anunciaram Jorginho como novo técnico do clube, mas quem comandará o jogo contra o São Paulo será o interino João Paulo Sanches.

Com ambas equipes vivendo um momento ruim neste início de 2019, o técnico interino da Ponte Preta avaliou: “Jogar contra grande é bom em qualquer momento, esteja pressionado ou leve. São Paulo é São Paulo. Mas a Ponte é muito grande também, no mínimo a quinta força do estado. Temos de ter uma retomada. Esse jogo pode dar um diferencial, para distanciar de baixo e aproximar o time de cima, que é onde a Ponte merece estar.”

A Ponte Preta não começou nada bem o Paulistão 2019 e com isso viu os times do grupo se distanciarem, o líder Santos tem 12 pontos, e o Red Bull Brasil que já jogou na rodada e venceu, foi para 11 pontos, enquanto o time de Campinas está com 5 pontos…

SÃO PAULO BUSCA RECUPERAR MORAL

O São Paulo vive um momento complicado na temporada, perdeu de 2 a 0 a ida da Copa Libertadores no meio de semana, somando a quinta derrota na temporada contando as duas derrotas na Florida Cup, a pressão sobre o time é enorme, principalmente em cima do técnico André Jardine.

Apesar da pressão, o foco segue sendo na Copa Libertadores, jogo de volta na próxima quarta-feira (13), portanto Jardine deve poupar a equipe como fez no último final de semana contra o São Bento e o time conseguiu a vitória de 1 a 0.

CONFIRA: Os 23 relacionados para o jogo deste sábado (9)

Desta vez é esperado que Jardine escale mais jovens na equipe, caso opte mesmo por um time 100% reserva, terá Lucas Kal  na zaga, da outra vez Bruno Alves teve chance, no ataque Antony teria espaço ao invés de Everton Felipe, e no meio de campo não terá Hernanes, mas sim Jonatan Gomez que entrou no jogo contra o São Bento e perdeu uma penalidade.

O trabalho do São Paulo foi fechado nesta sexta-feira (8), o clube decidiu que não teria nenhuma atividade pública devido ao ocorrido com jovens jogadores do Flamengo, portanto a equipe é uma incógnita.

Prováveis times

Provável escalação do Ponte Preta: Ivan, Arnaldo, Renan Fonseca, Reginaldo e Diego Renan; Nathan, Igor Henrique, Gerson Magrão (Hugo Cabral) e Matheus Vargas; Matheus Oliveira e Thalles; Técnico: João Paulo Sanches

Provável escalação do São Paulo: Jean; Igor Vinicius, Rodrigo, Lucas Kal e Léo; Willian Farias, Araruna e Jonatan Gómez; Helinho, Antony e Gonzalo Carneiro; Técnico: André Jardine

Desfalques: Rojas, Brenner e Anderson Martins (lesão), Luan e Igor Gomes (seleção sub-20), Hudson (suspenso), Bruno Peres (poupado) e Pablo (liberado para conhecer sua filha que nasceu nesta quarta (6)

Fique de olho

A Ponte Preta contém jogadores rodados como Arnaldo, Diego Renan, Renan Fonseca, Edson, Gerson Magrão, Thalles, Luis Ricardo, entre outros, mas neste começo de ano ninguém se destacou, mas vale a atenção especial no centroavante Thalles, ex-Vasco, marcou dois gols na única vitória da Ponte na temporada, é um atacante finalizador, perigoso.

Reencontro

O lateral-direito Luís Ricardo que atuou no São Paulo em 2014, e desde aquela época defendeu o Botafogo, saiu da equipe em 2019 e agora está defendendo a Ponte Preta, foi titular em 3 jogos da equipe, entrou em outras duas.

❗Informações adicionais

Entrada: Torcedores reclamaram do preço de 40 reais a inteira, 20 a meia, e também do futebol do clube, mas deve ter uma boa presença de torcedores no Moisés Lucarelli, lembrando que a torcida do São Paulo não pode marcar presença na partida.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.