
Na 8ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo encara o Botafogo às 21 horas no Estádio do Morumbi, equipes que vivem momentos distintos na temporada, enquanto o Tricolor está invicto e na quarta colocação com 13 pontos, o Botafogo é o 12º colocado com 9 pontos, sendo que conquistou apenas um ponto nas últimas duas rodadas contra América-MG e Vitória.
Ficha técnica
Jogo: São Paulo x Botafogo, válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: Quarta-feira, 30 de maio de 2018
Horário: 21h00 (de Brasília)
Árbitro:Wilton Pereira Sampaio – GO (Fifa)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa) e Bruno Raphael Pires (Fifa), ambos de Goiás
Transmissão: Premiere
Dados históricos
Partidas: 103
Vitórias do São Paulo: 42
Empates: 23
Derrotas: 38
Gols do São Paulo: 183
Gols do Botafogo: 161
Primeiro jogo: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Laranjeiras , Torneio Rio-São Paulo 1940
Último jogo: São Paulo 0 x 0 Botafogo – Pacaembu, Campeonato Brasileiro de 2017
Maior vitória: São Paulo 6 x 1 Botafogo – Morumbi, Campeonato Brasileiro 1999
Maior derrota: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Laranjeiras , Torneio Rio-São Paulo 1940
Último confronto
No primeiro turno do Brasileirão 2017, o São Paulo venceu o Botafogo em pleno Engenhão, uma virada histórica, aquele 4 a 3 que marcou a reestreia do Hernanes e a estreia do Marcos Guilherme no Tricolor Paulista, ambos foram decisivos com gols, foi o ponto de partida para a recuperação do time naquela temporada.
Já no segundo turno, as equipes brigando por uma possibilidade de Libertadores, São Paulo e Botafogo fizeram um jogo morno no Pacaembu, só podia terminar em empate, 0 a 0, Sidão trabalhou algumas vezes na partida e Pratto teve uma grande chance de fazer o gol da vitória, mas a bola bateu na trave.
Curiosidades
Rivais no grupo decisivo do primeiro Brasileirão, o de 1971, São Paulo e Botafogo acabaram morrendo ‘abraçados’, mas a curiosidade que trazemos desta vez é dos retrospectos recentes, desde 2014 que o jogo entre as equipes não acaba com vitória dos mandantes, naquela ocasião o São Paulo venceu o Botafogo por 3 a 0 no Morumbi, depois foram cinco partidas com vitória do visitante ou empate.
- Botafogo 2 x 4 São Paulo – Mané Garrincha – Brasileirão 2014
- Botafogo 0 x 1 São Paulo – Raulino de Oliveira – Brasileirão 2016
- São Paulo 0 x 1 Botafogo – Morumbi – Brasileirão 2016
- Botafogo 3 x 4 São Paulo – Nilton Santos – Brasileirão 2017
- São Paulo 0 x 0 Botafogo – Pacaembu – Brasileirão 2017
São Paulo busca liderança
Se na rodada passada o São Paulo buscava o G-4, nesta rodada é possível terminar na liderança ou na pior das hipóteses manter a vaga no grupo dos quatro primeiros, essa é a missão da equipe são-paulina que segue como único invicto do Brasileirão 2018.
Para o jogo, o técnico Diego Aguirre deve vir com um time mais ofensivo, diferente da surpresa na rodada passada que escolheu Araruna no lugar do Marcos Guilherme, porém é preciso ressaltar que o time irá com desfalques ‘importantes’ como Militão e Hudson, suspensos, ao mesmo tempo conta com dois zagueiros pendurados, Bruno Alves e Arboleda, sendo que a próxima rodada será o clássico contra o Palmeiras no sábado (2), pratos cheios para termos novidade no time do técnico uruguaio.
Com algumas indefinições, podendo inclusive poupar alguns atletas, o fato é que o São Paulo deverá ter uma postura ofensiva, propondo o jogo como foi contra o Santos, mas para essa rodada, o técnico Aguirre não teve uma semana de preparação como foi no clássico San-São ou na última rodada contra o América-MG…
Botafogo quer recuperar pontos perdidos
O Botafogo começou o Brasileirão com dois empates contra Palmeiras em casa e Sport fora, logo venceu o Botafogo no Engenhão, deu uma animada, em seguida perdeu para o Cruzeiro, mas recuperou ao vencer o clássico contra o Fluminense, porém nos últimos dois jogos resultados negativos, derrota fora de casa contra o América-MG e o doloroso empate em casa com o Vitória, resultados que revoltaram o torcedor botafoguense.
VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Botafogo
Com sete gols marcados e sete sofridos, números que mantém o Botafogo no meio da classificação, sem deslanchar e também sem engrenar, vale ressaltar que a equipe carioca sofreu ao menos um gol em todos os jogos e só não marcou na derrota de 1 a 0 para o América Mineiro, ou seja, é uma equipe que não se encontrou no campeonato, gerando críticas do torcedor sob o trabalho do Alberto Valentim que busca uma vitória importante para trazer a confiança de volta ao grupo e torcida.
A torcida está jogando junto. Acho que o torcedor deles vai comparecer. Ponto forte parece que é a união em campo. Resgataram um bom jogador, que é o Diego Souza. Ele esteve para ir embora, voltou e está fazendo gols. Chegada do Everton deu um gás ao São Paulo. O time está entrosado, vi os últimos três jogos deles, vamos encontrar dificuldades, mas acredito que vamos fazer bom jogo e, quem sabe, trazer os 3 pontos”, disse o lateral Moisés.
O discurso dos atletas do Botafogo é de que o time precisa ser mais agudo, e também demonstraram muito respeito ao São Paulo, pelo momento que vive e a fase individual de alguns atletas, resta saber como será a postura da equipe carioca dentro do Morumbi, aguda como é pedido ou respeitosa como foi falado…
Prováveis escalações
SÃO PAULO:Sidão; Régis, Arboleda (Bruno Alves), Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei (Liziero), Petros e Nenê; Marcos Guilherme, Éverton e Diego Souza; Treinador: Diego Aguirre
Desfalques: Militão e Hudson (suspensos), Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Gonzalo Carneiro (aprimorando forma física), Morato (entorse no tornozelo esquerdo), Brenner (treinos com a seleção brasileira) e Cueva (seleção peruana)
Pendurados: Sidão, Bruno Alves, Arboleda e Régis
Botafogo:Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes; João Pedro, Leo Valência e Luiz Fernando; Kieza; Treinador: Alberto Valentim
Desfalques: Gatito Fernández, Yuri, João Paulo, Leandro Carvalho e Renatinho
Caso tenha alguma correção, informação ou palpitar sobre o resultado, deixe o seu comentário!
Fábio Martins