Na 16ª rodada do Brasileirão 2019, Vasco e São Paulo se enfrentam, a equipe carioca busca distanciar do Z-4, enquanto o Tricolor Paulista sonha com a liderança ainda nesta rodada.
Jogo: Vasco x São Paulo, válido pela 16ª rodada Brasileirão 2019
Local: São Januário, em Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de agosto, às 16h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Árbitro de vídeo: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistente de Árbitro de Vídeo 1: Vinicius Gomes do Amaral (RS)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Jogos: 117
Vitórias do São Paulo: 42
Vitórias do Vasco: 41
Empates: 35
Gols do São Paulo: 191
Gols do Vasco: 166
Primeira partida: Vasco 2×1 São Paulo, amistoso disputado em 13 de maio de 1930
Última partida: Vasco 2 x 0 São Paulo, válido pelo Brasileirão 2018
Maior vitória do São Paulo: São Paulo 5×1 Vasco, Morumbi, Brasileirão 2006
Maior vitória do Vasco: Vasco 7×1 São Paulo, São Januário, Brasileirão
Em novembro de 2018, já nas últimas rodadas do Brasileirão daquele ano, o São Paulo foi mal e acabou derrotado por 2 a 0 para o Vasco da Gama no São Januário…
O duelo entre Vasco e São Paulo tem sido com boa vantagem são-paulina, em 26 jogos somente contando os jogos do Brasileirão de 2003 para cá, foram 14 vitórias do São Paulo, 7 empates e apenas 5 derrotas.
De 2012 até 2018 foram 10 partidas pelo Brasileirão, 6 vitórias do São Paulo, 2 empates e duas derrotas. Ou seja, mais um número interessante, sendo que desde o segundo turno de 2012, até o primeiro de 2018, o São Paulo não tinha perdido para o Vasco, foi acontecer no último duelo.
O Vasco da Gama vinha em boa sequência desde que o Luxemburgo assumiu o clube, mas empatou em casa com o CSA, 0 a 0, depois venceu o Goiás fora, porém sofreu uma derrota pesada no clássico contra o Flamengo, 4 a 1, jogando como mandante…
A fé da equipe vascaína é o jogo em São Januário, são 79,48% de aproveitamento nas partidas em casa na temporada, foram 13 partidas, com 10 vitórias, número interessante para a equipe carioca que mira se afastar do Z-4.
O volante Marcos Júnior falou sobre o São Paulo: “Sabemos que o São Paulo é uma grande equipe, fez grandes contratações. Mas também não é de se descartar o que a gente vem fazendo depois da parada para a Copa América. Voltar a jogar na nossa casa vai ser bom demais. Acredito que vai estar lotado e vão nos apoiar do começo ao fim”.
A fase do São Paulo é excelente, são cinco vitórias seguidas, 9 jogos sem perder, ou seja, chega com moral para enfrentar o Vasco da Gama. Com esses resultados positivos em seguida, o São Paulo cresceu, tem 30 pontos junto com o vice-líder e o 3ª colocado, e está apenas dois pontos do líder Santos.
Mesmo com muitos problemas, Cuca vai se virando muito bem com o elenco, na rodada passada não teve Bruno Alves e Everton suspensos, Arboleda que retornou de suspensão e Vitor Bueno deram conta do recado, inclusive o meia fez o gol da vitória. Além do mais Juanfran começou na reserva, e Igor Vinicius foi titular, o lateral começou a jogada do gol.
Para esse jogo, o suspenso da vez é Reinaldo, sem ele, Léo Pelé deve assumir a posição, enquanto Juanfran e Everton retornam para o time, Bruno Alves vai depender da opção do Cuca, já que Arboleda e Anderson Martins fizeram uma bela partida na Arena da Baixada.
Em entrevista para o globoesporte.com, Cuca falou sobre o momento: “Nós ganhamos cinco e empatamos uma, por isso chegamos lá em cima” e projetou manter a pegada para criar boa gordura.
Vasco: Fernando Miguel, Pikachu, Henriquez, Castan e Henrique; Richard, Andrey, Raul e Marcos Junior; Talles e Marrony; Técnico: Luxemburgo
Desfalques: Ramon (lesionado)
São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda (Bruno Alves), Anderson Martins e Léo; Tchê Tchê, Liziero e Daniel Alves; Antony, Everton e Raniel (Vitor Bueno); Técnico: Cuca.
Desfalques: Pablo, Pato, Rojas, Toró e Hernanes (machucados); Reinaldo (suspenso)
Pendurados: Luan, Raniel, Hernanes, Igor Vinicius, Hudson e Igor Gomes
Fique de olho |
Yago Pikachu deve atuar na lateral-direita, mas é um jogador perigoso, mesmo jogando mais recuado, chega bem, cria bastante, é perigoso nas bolas paradas. Olho também no jovem Talles Magno, habilidoso, gosta de partir para cima.
❗Informações adicionais |
Foram 19 mil ingressos vendidos para o jogo, terá casa cheia no São Januário.
Fábio Martins