Pré-jogo: No retorno do Brasileirão, São Paulo quer diminuir distância do líder Flamengo no Maracanã lotado

Ganso definiu duelo em 2014. (Foto: Reprodução | ESPN)

No retorno do Brasileiro após pausa da Copa do Mundo, um duelo super esperado, o São Paulo, terceiro colocado, vai visitar o Flamengo, atual líder da competição, e o jogo terá Maracanã lotado, já são mais de 40 mil ingressos vendidos, duelo promete!

FICHA TÉCNICA

Jogo: Flamengo x São Paulo, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: Quarta-feira, 18 de julho de 2018

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Paulo Roberto Alves (PR) – Árbitro já comandou dois jogos do São Paulo no Brasileirão 2018, relembre!

Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

Transmissão: Globo

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 130
Vitórias do São Paulo: 51
Empates: 37
Derrotas: 42
Gols do São Paulo: 91
Gols do Flamengo: 51
Primeiro jogo: São Paulo 7 x 3 Flamengo – Chácara da Floresta, Amistoso 1933
Último jogo: São Paulo 2 x 0 Flamengo – Pacaembu, Campeonato Brasileiro de 2017
Maior vitória: Flamengo 1 x 6 São Paulo – Estádio Luso-Brasileiro, Campeonato Brasileiro de 2005
Maior derrota: São Paulo 2 x 5 Flamengo – Morumbi, Torneio Rio-São Paulo 2000

ÚLTIMOS CONFRONTOS

No Brasileirão 2017, São Paulo e Flamengo mostraram suas forças como mandantes no confronto, no primeiro turno o duelo aconteceu no Estádio Luso-Brasileiro, neste mesmo período, dia 2 de julho, jogo válido pela 11ª rodada, vitória tranquila do Flamengo, 2 a 0 com gols de Guerrero e Diego no primeiro tempo, após a derrota o técnico Rogério Ceni foi demitido do São Paulo.

Já no segundo turno, a história foi outra, o São Paulo recebeu o Flamengo no Estádio do Pacaembu e devolveu o placar de 2 a 0, gols de Pratto e Hernanes, boa atuação são-paulina, mas no fim contou com boas defesas do goleiro Sidão para segurar o resultado.

CURIOSIDADE

O sempre disputado São Paulo e Flamengo contém uma curiosidade engraçada no número de gols, dos últimos 10 jogos de 2013 para cá, oitos jogos foram com um dos dois times marcando dois gols, ou então em duas ocasiões ambas fizeram dois gols, empate de 2 a 2, as equipes costumam se atacar, tornando a disputa aberta para os gols saírem.

  • 2013 – Flamengo 0x0 São Paulo – Mané Garrincha
  • 2013 – São Paulo 2×0 Flamengo – Novelli Junior
  • 2014 – Flamengo 0x2 São Paulo – Maracanã
  • 2014 – São Paulo 2×2 Flamengo – Morumbi
  • 2015 – São Paulo 2×1 Flamengo – Morumbi
  • 2015 – Flamengo 2×1 São Paulo – Maracanã
  • 2016 – Flamengo 2×2 São Paulo – Mané Garrincha
  • 2016 – São Paulo 0x0 Flamengo – Morumbi
  • 2017 – Flamengo 2×0 São Paulo – Luso-Brasileiro
  • 2017 – São Paulo 2×0 Flamengo – Pacaembu

Outra curiosidade envolve os jogadores da partida, Éverton reencontrará o clube que atuou nas últimas quatro temporadas, saiu com moral de lá. Já o São Paulo não reencontrará um ex-jogador, já que Rhodolfo está fora, mas terá adversários recentes como Uribe, que já marcou gols contra o São Paulo por três times diferentes: Once Caldas (2010), Atlético Nacional (2013) e Toluca (2016), vale ressaltar que o São Paulo levou as melhor nos três, eliminou Atlético e Toluca, e ficou melhor colocado que o Once Caldas no grupo, já o outro é o Marlos Moreno que foi adversário do Tricolor nas semifinais da Libertadores de 2016, ele atuava pelo Atlético Nacional, ambos colombianos.

Flamengo quer disparar na liderança

Com mudanças no elenco, perdas significativas como dos jovens Vinícius Júnior e Felipe Vizeu, o Flamengo chega para o jogo com indefinições, para suprir as ausências conta com Paolo Guerrero, este que está relacionado, mas ainda é incerta sua presença no jogo, o reforço Fernando Uribe que chega como opção ofensiva, e outro colombiano deve ganhar espaço no ataque, Marlos Moreno.

CONFIRA ⇒ Confira a análise detalhada do Flamengo

O treinador flamenguista mostrou confiança na coletiva antes do jogo contra o Flamengo, disse que o trabalho foi válido para recuperar os jogadores fisicamente e treinar variações, também deixou claro que não se constrói ou reconstrói uma equipe neste período de um mês, portanto é a manutenção do trabalho que vinha sendo feito.

Jogo difícil, complicado. São Paulo tem jogadores experientes, mas a gente se preparou bem. Procuramos trabalhar alternativas de jogo, variações, pensando não só nesse jogo como no restante da competição”, revelou o técnico Maurício Barbieri.

Com Maracanã lotado, Barbieri aposta na força do torcedor para o jogo e deu o recado sobre o que esperar do Flamengo: “Podemos esperar a mesma determinação e entrega, buscar o resultado, a gente procurou trabalhar alguns ajustes de ordem tática, mas o principal que o torcedor quer ver é uma equipe lutando pelo resultado, a gente não vai alterar nossa maneira de jogar, estrutura de jogo, mas pode ter variações, mas a maneira de jogar, agredir o adversário, permanece.”

São Paulo busca diminuir vantagem do líder

Assim como o Flamengo, o São Paulo trabalhou bastante durante a intertemporada e chega com confiança para a partida, os jogos-treinos realizados serviram de lição e também entrosamento dos reforços, no caso Joao Rojas e Carneiro, o atacante equatoriano que deve começar como titular.

VEJA TAMBÉM ⇒ Relacionados para a 13ª rodada

O técnico Aguirre comemorou o tempo de trabalho que teve frente ao time, nos jogos-treinos não variou muito taticamente, apostou no sistema que já vinha utilizando, ou seja, aprimorou o que já vinha trabalhando e buscou entrosar os reforços dentro do esquema, isso tudo com mais calma, já que ele assumiu o São Paulo em fase decisivas do Estadual e Copa do Brasil, depois teve o começo do Brasileirão e decisão na Sul-Americana!

A partida contra o Flamengo é muito importante, já que é a chance de diminuir a vantagem de 4 para 1 ponto, ou ao menos manter uma distância ‘saudável’ na disputa neste começo de campeonato, portanto a meta é pontuar de qualquer maneira.

Prováveis times

Provável escalação do Flamengo: Diego Alves, Rodinei, Réver, Leo Duarte e Renê; Rômulo, Diego e Paquetá; Marlos Moreno, Éverton Ribeiro e Guerrero (Uribe); Técnico: Maurício Barbieri

Desfalques: Cuellar e Henrique Dourado (suspensos), Rhodolfo (lesionado).

Provável escalação do São Paulo: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nene; Joao Rojas, Éverton e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre

Desfalques: Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Bruno Peres (aprimorando forma física) e Lucas Fernandes (suspenso)

Pendurados: Jucilei, Hudson, Nenê, Militão, Liziero, Everton, Arboleda e Sidão

❗Informações adicionais

Entrada:

Caso tenha alguma informação ou correção, escreva nos comentários ou entre em contato conosco!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.