Pré-jogo: Majestoso da ‘afirmação’, quem levará vantagem neste momento da temporada?

(Foto: Rubens Chiri | saopaulofc.net)

Dois times buscando afirmação no Brasileirão 2019, de um lado o Corinthians que vem de duas vitórias, mas anteriormente ficou 3 jogos sem vencer, do outro o São Paulo que começou bem o Brasileirão, mas deu uma freada com os jogos contra o Bahia, empate no Brasileiro e derrota na Copa do Brasil, ambos em casa…

FICHA TÉCNICA

Jogo: Corinthians x São Paulo, 6ª rodada do Brasileirão 2019

Local: Itaquerão, São Paulo (SP)

Data: Domingo, 26/05/2019

Horário: 19h00

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luis Marques

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral | AVAR 1: Vinicius Furlan | AVAR 2: Alex Ang Ribeiro

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 344

Vitórias do São Paulo: 104
Empates: 110
Derrotas: 130

Gols do São Paulo: 464
Gols do Corinthians: 494

Primeiro jogo: Corinthians 2 x 1 São Paulo – Parque São Jorge, Campeonato Paulista 1930
Último jogo: Corinthians 2 x 1 São Paulo – Itaquerão, Jogo de volta da Final do Campeonato Paulistão 2019

Maior vitória: São Paulo 6 x 1 Corinthians – Chácara da Floresta, Torneio Rio-São Paulo 1933
Maior derrota: Corinthians 6 x 1 São Paulo – Itaquera, Campeonato Brasileiro 2015

ÚLTIMO CONFRONTO

A última partida aconteceu na decisão do Paulistão 2019, jogo caminhava para o 1 a 1 e decisão nos pênaltis, mas Vagner Love marcou no fim após bom lançamento do Sornoza e decretou o título corintiano. A partida foi bastante brigada.

CURIOSIDADE

O São Paulo segue sem vencer um jogo no Itaquerão, nesse ano foram dois confrontos no Estádio e ambos ficaram no 2 a 1, partidas disputadas, mas melhor para os mandantes… No total foram 11 jogos, 8 vitórias do Corinthians e 3 empates.

Jogo 1: 21/09/2014 – Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
Jogo 2: 18/02/2015 – Corinthians 2 x 0 São Paulo (Libertadores)
Jogo 3: 22/11/2015 – Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
Jogo 4: 14/02/2016 – Corinthians 2 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista)
Jogo 5: 17/07/2016 – Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
Jogo 6: 23/04/2017 – Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista, semifinal)
Jogo 7: 11/06/2017 – Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
Jogo 8: 28/03/2018 – Corinthians 1 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista, nos pênaltis: 5 x 4)
Jogo 9: 10/11/2018 – Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
Jogo 10: 17/02/2019 – Corinthians 2 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista)
Jogo 11: 21/04/2019 – Corinthians 2 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista, final)

Buscando afirmação

Mesmo com o título Paulista, o Corinthians é uma incógnita no ano, atuações ruins na maioria dos jogos, mas ainda consegue bons resultados como na última rodada que venceu 2 a 0 o Athlético Paranaense na Arena da Baixada. Mas também empatou com o Vasco, perdeu para o Flamengo em casa na Copa do Brasil, empatou com o Grêmio em casa…

O Corinthians vem de duas vitórias seguidas, ambas de 2 a 0, o que ameniza o momento anterior que foi de três jogos sem vitória contra Vasco, Grêmio e Flamengo (Copa do Brasil).

Com mudanças no time, e também no estilo do jogo, é capaz que o Carille repita o que fez no segundo jogo da final do Paulistão, com dois volantes, o restante jogadores ofensivos, ou seja, um quarteto de ‘ataque’. O time foi elogiado pela atuação intensa contra o Deportivo Lara, postura que não é comum dos times de Carille.

Até quando vai o tabu?

Do outro lado é o mesmo dilema dos últimos clássicos Majestoso em Itaquera, vai quebrar o tabu ou não? O São Paulo varia atuações em Itaquera, tem feito jogos disputados com o rival, mas perde nos detalhes, na desatenção…

Cuca não tem revelado os relacionados, tem jogadores como Hudson, Hernanes, Reinaldo e Antony que foram poupados no jogo da Copa do Brasil, mas retornam para o time no clássico. Outro que deve voltar é o zagueiro Arboleda, teve uma lesão muscular e está indo para a seleção equatoriana, porém poderá fazer dois jogos antes da apresentação por lá.

Em coletiva na sexta (24), Cuca falou sobre a partida: “Um clássico por si só é diferente. Envolve toda a imprensa, uma cidade. Você está em terceiro lugar e o São Paulo pode virar líder se tiver uma combinação de resultados. Tem coisas boas, tem que estar otimista. Nunca ganhamos na Arena, mas temos que estar bem para conseguir o resultado”.

A vontade são-paulina de vencer o clássico em Itaquera é gigante, e a esperança para o time engatar dias melhores é esse resultado, lembrando que a equipe vem de uma derrota decepcionante contra o Bahia, no Morumbi, pelas oitavas de Copa do Brasil, precisa recuperar o astral antes do jogo de volta, e o clássico é esse momento.

Prováveis times

Provável escalação do Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Jadson; Pedrinho, Clayson e Vagner Love; Técnico: Carille

Desfalque: Bruno Méndez (seleção uruguaia sub-20) e Renê Júnior (recupera a forma física)

Provável escalação do São Paulo: Tiago Volpi, Hudson (Igor Vinicius), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Hernanes (Igor Gomes); Antony, Everton e Alexandre Pato; Técnico: Cuca

Desfalque: Toró (suspenso pelo cartão vermelho recebido na última rodada), Carneiro (suspenso por doping), Rojas e Pablo (em recuperação)

Pendurado: Anderson Martins

Fique de olho

Vagner Love, não é o mesmo de quando era mais jovem, mas ainda é brigador, incomoda, faz gols importantes como na decisão do Paulistão, precisa ficar de olho!

❗Informações adicionais

Entrada: É esperado um bom público em Itaquera, como acontece nos clássicos Majestoso no estádio corintiano.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.