Pré Jogo – Diante do Rosario, apenas a vitória interessa para evitar novo fracasso em 2018

O São Paulo entra em campo na noite desta quarta-feira (5) diante de sua torcida em busca da classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana. O adversário é o Rosario Central, que vem de uma sequência negativa de quatro derrotas e troca recente de treinador. O primeiro jogo na Argentina terminou empatado em 0 a 0 e hoje apenas o triunfo interessa ao Tricolor Paulista.

Confira a seguir as informações da partida, retrospecto, prováveis escalações e curiosidades do confronto entre São Paulo e Rosario Central.

Ficha técnica

Jogo: São Paulo x Rosario Central, válido pela 1ª rodada da Copa Sul-Americana

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)

Data: Quarta-feira, 9 de maio de 2018

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Eber Aquino (Paraguai)

Assistentes: Milciades Salvidar e Carlos Caceres (ambos do Paraguai)

Transmissão: Rede Globo e SporTV

Último confronto

No dia 12 de abril, São Paulo e Rosario Central realizaram o jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Jogando no Gigante de Arroyito, o Tricolor teve Rodrigo Caio expulso ainda no primeiro tempo, mas conseguiu segurar o resultado durante o segundo tempo, jogando bem e de certa forma controlando o jogo, mesmo com um jogador a menos.

No final da segunda etapa, a equipe argentina também teve um jogador expulso, mas houve pouco tempo para o São Paulo buscar um gol. A chance mais clara ocorreu quando o Tricolor ainda jogava com a desvantagem numérica, em chute de Nenê que explodiu no travessão.

Curiosidade

Em 2004, São Paulo e Rosario Central travaram dois duelos emocionantes, válidos pelas oitavas de final da Libertadores. Na primeira partida, em solo argentino, o Rosario venceu por 1 a 0, aproveitando a expulsão de Fabio Simplício.

A partida de volta, no Morumbi, ficaria marcada para sempre na história do clube. Logo no início do jogo, os argentinos saíram na frente, aumentando ainda mais a vantagem. A situação ficou mais dramática quando Luís Fabiano desperdiçou cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. Mesmo com o erro, a equipe não se abateu e, nos acréscimos, Grafite marcou o gol do empate.

A virada veio apenas aos 30 minutos da etapa complementar, após jogada confusa dentro da área, em que Grafite anotou seu segundo tento. O confronto se encaminhou para a decisão nos pênaltis, momento do Mito, Rogério Ceni brilhar.

Com a classificação nos pés do goleiro adversário, que bateria o pênalti decisivo, Rogério fez a defesa, mantendo o São Paulo vivo na disputa. Após cobrança convertida pelo Tricolor, Ceni fez nova defesa e classificou a equipe para as quartas de final da Libertadores. Final da disputa por pênaltis: 5 a 4 São Paulo.

Rogério Ceni foi o herói da classificação são-paulina diante do Rosario Central em 2004. (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Momento conturbado

A equipe argentina não atravessa um bom momento. Desde o empate com o São Paulo no jogo de ida, foram quatro partidas disputadas e quatro derrotas, todas pelo Campeonato Argentino. Nesse meio tempo, o então treinador Leo Fernandez renunciou ao cargo devido aos maus resultados. Confira os resultados recentes do Rosario Central.

  • 12/04 – Rosario Central 0 x 0 São Paulo – Copa Sul-Americana
  • 15/04 – River Plate 2 x 0 Rosario Central – Campeonato Argentino
  • 22/04 – Rosario Central 0 x 2 Racing – Campeonato Argentino
  • 28/04 – Defensa y Justicia 3 x 1 Rosario Central – Campeonato Argentino (Leonardo Fernández pede demissão)
  • 05/05 – Arsenal de Sarandí 4 x 0 Rosario Central – Campeonato Argentino (com o interino José Chamot).

Para piorar ainda mais a situação, o principal jogador do time, Marco Ruben, externou sentimento de insatisfação com relação ao seu aproveitamento nos últimos jogos. O atleta também colocou seu futuro na equipe em cheque.

Comandado pelo interino José Chamot, o Rosario enfrenta o São Paulo em busca de redenção e uma resposta ao seu torcedor. O Tricolor não pode pensar que será um jogo fácil devido a esses problemas recentes envolvendo os argentinos, deve se impor dentro de campo e atuar focado os 90 minutos.

A atual fase da equipe argentina é horrível. (Foto: Agustin Marcarian)
Mais uma decisão

Eliminado e duas competições mata-mata em 2018, o São Paulo precisa ganhar para não repetir o fiasco de 2017 quando também foi eliminado na primeira rodada da Copa Sul-Americana para o modesto Defensa Y Justicia.

Nenê, que saiu sentindo dores durante o jogo contra o Atlético-MG no último sábado e Militão, barrado antes mesmo do início da partida, também por lesão, são dúvidas para Diego Aguirre. Dessa forma, a equipe deve entrar com três zagueiros, além de contar com o retorno de Petros e Liziero no meio de campo.

Valdívia vai substituir Everton, que não está inscrito na competição,  no setor ofensivo e, caso Nenê não jogue, seu provável substituto é Cueva. Rodrigo Caio, suspenso, é mais um desfalque.

Mesmo precisando do resultado, não é de se esperar que Diego Aguirre oriente a equipe para iniciar a partida atacando. A promessa é de um primeiro tempo bem estudado e que condicionará a atuação das equipes na segunda etapa. O jogo é perigoso, visto que um empate com gols favorece o oponente. Marcar primeiro é primordial para alcançar a classificação na partida de hoje.

Valdívia é a novidade para a partida contra o Rosario; Everton não está inscrito na Sul-Americana. (Foto: Maurício Rummens)
Prováveis Escalações

SÃO PAULO: Sidão; Militão (Anderson Martins), Arboleda e Bruno Alves; Régis, Jucilei, Petros e Reinaldo; Nenê (Cueva), Valdívia e Diego Souza

Técnico: Diego Aguirre

ROSARIO CENTRAL: Ledesma; Ferrari, Tobio, Martínez e Parot; Pereyra, Ortigoza, Leonardo Gil e Lovera; Zampedri e Marco Ruben

Técnico: José Chamot

Deixe seu palpite, quem acertar o resultado será citado no próximo pré-jogo.

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.