Opinião: São Paulo desmoronando e a torcida discutindo ‘Trikas’

Por Fábio Martins (@fbiomartins1)

Imagem: Divulgação/São Paulo Fc

 

Nos últimos dias, a internet bombou por um debate dos são-paulino ‘É Trikas’?

Uma linguagem de internet que surgiu há muito tempo no Twitter, acabou virando palco de discussões… O principal motivo foi o anúncio do número 10 ao Nikão ter no tweet: ‘Nikão é o 10 do Trikas’.

Ou seja, o termo que já era usado por uma parte dos torcedores, acabou repercutindo em diversos cenários, incluindo o ex-jogador Cicinho e as torcidas organizadas: Dragões e Independente.

O problema é que o debate que por vezes passou do ponto entre torcedores, na minha opinião, é sinceramente inútil. Pois o clube não terá mudança de apelido, segue Tricolor e Clube da Fé…

Apelidos que morreram com o tempo

Outros como Soberano e Mais Querido, já foram de outras épocas e também foram caindo com o tempo. Primeiramente Soberano, por remeter a ideia de arrogância… E o Mais Querido, era no início da história, quando o clube era querido por todos, até começar a vencer…

E o golpe?

Outra situação que envolve política, às vezes nem são-paulina é a palavra ‘golpe’. Usar o termo, remete a épocas do impeachment presidencial da Dilma, Partido do Trabalho.

Mas o que isso tem a ver com o São Paulo? Exatamente, absolutamente nada…

Entretanto, ao que importa, o debate é que no dia 23/01, terão pautas que já foram aprovadas pelo conselho e serão votadas pelos associados do clube. Ou seja, zero participação do torcedor que debate ‘Trikas’, ser ou não ser.

A confusão

Não é de hoje que os torcedores mais jovens estão tendo estranhamentos com os torcedores mais experientes… Claro, que não devemos generalizar, sempre tem opostos em cada lado.

Mas a linguagem de internet, acaba expandindo para diversos setores… Enquanto isso, repito, o clube segue nas mãos de conselheiros e com risco de pior o que já não está bom!

Quando teremos debate em prol do clube?

A pauta é sempre discussões na cor da camisa (ser rosa ou não), no termo que as pessoas usam, na forma que se vestem ou fazem o cabelo,… Quando teremos um debate – sem violência – unificando o torcedor em prol dos nossos direitos sobre o clube que amamos?

Está na hora de mudar as pautas, e discutir coisas produtivas pelo São Paulo Futebol Clube. Afinal, o debate de ‘ é Trikas’, entrou justamente como cortina de fumaça, dos próprios torcedores, em meio a debates relevantes sobre o futuro do clube.

Afinal, é Trikas ou não é?

Cada um usa o termo que bem entender, são livres e não é isso que irá interferir…

No Morumbi, nas redes sociais, ou seja onde for, Tricolor, Mais Querido, Soberano, Trikas, importante é ser sempre São Paulo Futebol Clube.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.