O São Paulo taticamente: A estreia na Libertadores 2021

STAFF IMAGENS | CONMEBOL

Por Lucas Mariano (@LMariano96)

O São Paulo venceu na estreia da Copa Libertadores 2021 pelo placar de 3×0 contra o Sporting Cristal-PER em um jogo bem movimentado do início ao fim. Essa vitória fora de casa quebrou um jejum de não vencer fora do Morumbi pela principal competição continental desde 2015.

Com controle da partida e com a posse de bola desde o início da partida, a equipe foi construindo as jogadas de pé em pé e soube aproveitar as oportunidades criadas no decorrer do jogo.

Volpi fez algumas defesas importantes no jogo, mas no geral o time se comportou bem defensivamente e fez o goleiro ter atuações pontuais.

PRIMEIRO TEMPO SOB CONTROLE
  • O time começou melhor no jogo e foi construindo algumas oportunidades logo no começo da partida, com o gol de Luan acontecendo no minuto 16 do 1ºT, a equipe conseguiu se portar em campo em uma zona mais baixa. 
  • A transição foi um pouco mais lenta que nos últimos jogos e teve um pouco de dificuldade para segurar a bola no ataque, ainda sim foram criadas outras oportunidades de gols e por pouco a vantagem para o intervalo não foi maior.
  • A maioria das jogadas vieram pelas alas, algo previsto contando que a equipe peruana fechava todo o meio e deixava as alas abertas, ponto forte da equipe tricolor. Reinaldo e Daniel Alves estavam livres na maioria das jogadas.
  • A maioria das jogadas ofensivas passaram pelos pés de Benítez.
SEGUNDO TEMPO MELHOR AINDA
  • A equipe vem conseguindo manter um padrão e boa intensidade mesmo após as mudanças do técnico. 
  • Conseguiu o jogo perfeito para a segunda etapa da partida, porque além de pouco sofrer na defesa, conseguiu se impor ainda mais e ampliar o placar com jogadas que já mostram ser a cara do treinador: pressão na saída de bola para retomada rápida da posse, finalização de longa distância, enquanto o outro gol veio com belo avanço pela ala e cruzamento certeiro.
  • Os combates ganhos no meio campo foram fundamentais para ter o controle da partida.
PRINCIPAIS PONTOS DA PARTIDA
  • ESCALAÇÃO

Com o esquema do 3-5-2 mantido, Crespo optou por Liziero e Benítez para começarem na equipe titular nos lugares de Nestor e Igor Gomes, os dois titulares sempre apresentam um desgaste físico e teriam que serem substituídos no decorrer da partida, portanto, era necessário realizar um bom jogo e apresentar um bom futebol enquanto estivessem em campo.

No restante da equipe titular permaneceu a escalação que começou no último jogo contra o Palmeiras, com novamente Daniel Alves na ala (para a felicidade de uma parte da torcida).

  • MARCAÇÃO EM LINHA ALTA O TEMPO TODO?

Desta vez isso não ocorreu, e corretamente. Para jogos fora de casa é necessária uma dosagem para a marcação pressão e para a linha alta.

As principais jogadas da equipe do Sporting Cristal vêm das velocidades das pontas, baixar as linhas era uma forma de reforçar com dobras as laterais e garantir menos perigo vindo dos lados do campo, assim como marcar pressão somente em bolas recuadas ou algumas vezes no tiro de meta adversário para causar superioridade numérica e responder rapidamente. E essa dosagem o São Paulo conseguiu fazer durante todo jogo.

  • MEIO CAMPO DOMINANTE

Que partida fizeram os meios campistas do Tricolor Paulista nesta noite de Libertadores. Luan, Liziero e Benítez foram muito bem fazendo aquilo que sabem de melhor.

Luan mais uma vez com uma forte marcação no jogo todo, foi o responsável pela principal roubada de bola no campo de ataque que resultou no segundo gol do time, o de Benítez.

Liziero com boa dinâmica no meio soube entender o jogo muito bem e fez ótima partida de distribuição ali no meio campo além de ajudar na marcação com algumas roubadas de bola.

Benítez fez uma excelente partida, comandou os avanços da equipe com muita qualidade e visão de jogo, soube encontrar e atacar os espaços, foi ele quem iniciou a jogada do primeiro gol com ótimo passe para o Reinaldo e foi o autor do segundo gol em belíssimo chute e fora da área.

  • DUPLA DE ATAQUE INICIAL POUQUÍSSIMA INSPIRADA … MAS

Pablo mais uma vez muito mal nesse papel de segurar a bola na frente para aguardar a chegada dos companheiros, a maioria dos passes alçados nele é perdida, ainda volta em posse imediata do adversário. Já Luciano por sua vez, fez um jogo pouco participativo perto da área, seus principais toques na bola foram na intermediária para ajudar na transição.

A entrada de Éder deu um novo gás ao ataque e novas oportunidades começaram a surgir, por ser um atacante inteligente em atacar os espaços e antecipar as jogadas, Éder consegue dar outro dinamismo a equipe e fazer fluir um pouco mais as chances de gol. O seu gol é a prova disso!

  • SUBSTITUIÇÕES

As entradas de Igor Gomes, William e Nestor para a partida fortaleceu ainda mais o meio campo e o time continuou leve, manteve a compactação defensiva e a transição continuou fluindo para o restante do jogo.

Miranda entrou e recebeu mais minutos para ganhar ritmo de jogo, fez uma partida segura e organizou a zaga para os minutos finais com um jogador a menos.

Éder entrou e novamente deu um novo ritmo se movimentando muito bem e disputando as jogadas, fez mais um gol com a camisa tricolor.

CONSIDERAÇÕES
  • Éder entrou mais uma vez muito bem no jogo e marcou mais um gol.
  • Benítez fez uma ótima partida, muito dinâmico e inteligente, a peça que estava faltando para esse time ficar mais forte.
  • São Paulo soube aproveitar muito bem as alas e os espaços deixados por lá.
  • Estreia do William foi positiva, participou bem do jogo quanto na parte ofensiva quanto na defensiva, sentiu um pouco o entrosamento e ritmo, algo natural para a estreia.
  • Expulsão bem infantil do Léo e que compromete o lado esquerdo para a segunda partida já que é deste lado a melhor investida ofensiva na trinca da zaga.

Facebook: @SPFC24Horas | Instagram: @spfc24horas | Twitter: @spfc24horas_

Lucas Mariano

Lucas Mariano

São-Paulino, estudante de jornalismo e apaixonado por esportes. Twitter: @LMariano96

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.