Bom dia, boa tarde e boa noite Nação Tricolor.
Na 12° rodada do Paulistão 2020, o São Paulo foi para a baixada santista, no litoral de São Paulo, visitar o Guarani. E ganhou de 3 a 1, gols de Everton, Helinho e Paulinho Bóia.
No começo do jogo, os times estavam bem equilibrados, o Guarani ensaiou uma pressão, porém não arranjou muita coisa, enquanto o São Paulo tentava propor o mesmo estilo de jogo que impõe quando se está com o time titular, que é um estilo de posse de bola, troca de passes rápidos e muita pressão no ataque. E foi nesse estilo que o São Paulo foi chegando e aos 8 minutos Hernanes fez uma bela jogada no meio de campo, driblou alguns jogadores e arrancou em direção ao gol, tocou para Everton que estava passando pelo lado esquerdo e Everton cruzou para a área, Hernanes cabeceou a bola para fora.
A partir daí o São Paulo começou a se impor bastante no jogo e fazer mais pressão no ataque, Volpi não estava sendo exigido até aquele momento. Aos 12 minutos Brenner roubou a bola no meio de campo, tocou para Helinho na ponta direita, Helinho puxou um contra-ataque, arrancou em velocidade, tocou para Hernanes que estava na entrada da área, Hernanes armou o chute e o goleiro espalmou a bola para o alto, Everton pegou o rebote e cabeceou por cobertura para o gol, o São Paulo abriu o placar, 1 a 0. O Guarani foi atrás do resultado e aos 31 minutos de jogo, Rafael Costa cabeceou para o gol, após cobrança de escanteio, e Tiago Volpi faz uma linda defesa. Aos 42 minutos o Guarani chegou novamente, dessa vez com Crispim, ele aproveitou um belo passe recebido na área e chutou para o gol e Tiago Volpi fez outra bela defesa. Em seguida o Guarani chegou novamente e aos 42 minutos, após um cruzamento para a área, Rafael Costa cabeceou por cobertura para o gol e Tiago Volpi brilha de novo com uma linda defesa. Aos 43, após uma tabela com Brenner, Helinho se livrou muito bem do marcador e chutou com efeito para o gol, e forçou goleiro a fazer uma defesa difícil no canto direito. Aos 45 minutos do primeiro tempo, após rebote, Rafael Costa aproveitou e fez o primeiro gol do Guarani no jogo, 1 a 1.
Aos 3 minutos do segundo tempo, após Bidu cortar mal um cruzamento de Everton, Helinho pegou a bola e sem marcação na área, conseguiu ajeitar e chutar com categoria no canto do gol, 2 a 1. Aos 10 minutos da segunda etapa Rafael Costa deu bela passe de calcanhar para Eduardo Person, que ficou cara a cara com Volpi, Eduardo chutou para o gol mas parou em Volpi. Aos 18 minutos Everton invadiu a área pelo lado esquerdo e finalizou de direita no canto do gol, forçando defesa de Jefferson. Aos 20 minutos o Guarani teve um gol anulado após um cruzamento para área sendo desviado e na sobra Waguinho pegou de voleio e finalizou para o gol. Aos 23 minutos, após passe de Léo, Paulinho Bóia, que havia acabado de entrar no jogo, ajeitou na entrada da área e finalizou com o pé direito no ângulo esquerdo do gol, uma pintura, 3 a 1.
Aos 24, Helinho aproveitou que estava sem marcação na entrada da área e finalizou para o gol, a bola passou raspando da trave. Aos 27, após passe de Everton, Sara puxou contra-ataque pela esquerda e finalizou para o gol da entrada da área, a bola passou perto do canto esquerdo do gol.
Notas –
Volpi – Foi um dos destaque do jogo, fez 5 defesas difíceis, foi um paredão no gol, jogo excelente. 9.5.
Igor Vinicius – Jogou bem, foi consistente, não comprometeu e apoiou bem no ataque. 6.5.
Diego Costa – Foi muito bem na zaga com seus desarmes e cortes, não comprometeu e ajudou muito na defesa. Ótimo jogo e mostrou que tem muito potencial e pode ser uma bela opção no banco para a defesa. 8.0.
Anderson Martins – Foi razoável, quase comprometeu em um deslize que poderia ter virado pênalti, mas no geral foi bem, se saiu bem na saída de bola e ajudando a defesa e incrivelmente não levou cartão. 6.5.
Léo – Foi bem no jogo, após tantos jogos inconsistentes. Deu sua primeira assistência com a camisa do São Paulo, apoiou bem no ataque, chegou finalizando, apoiou bem na defesa com desarmes. 7.0.
Luan – Foi um pouco discreto no jogo porém contribuiu bem taticamente, foi bem nas saídas de bola, ajudou a defesa com desarmes. 6.5.
Liziero – Parece que não está mais conseguindo encontrar o bom futebol que já apresentou tempos atrás, foi inconsistente, não apareceu muito no jogo e ainda por cima cometeu algumas faltas. 4.0.
Hernanes – Foi muito bem no jogo, participou de um dos gols, distribuiu bem o jogo, armou, finalizou, ajudou na defesa, profeta parece estar voltando muito bem. 7.5
Helinho – Foi um dos melhores do jogo, criou muitas chances de gols, fez o seu gol com uma bela finalização, ajudou na defesa também, Helinho mostrou que ainda não esqueceu de jogar o bom futebol que apresentava na base. 8.0.
Brenner – Foi um pouco discreto, porém no lance do primeiro gol ganhou uma bola na raça e lançou para Helinho puxar o contra-ataque, além de fazer algumas boas tabelas no ataque. Porém, podia fazer mais, o garoto que fazia tantos gols na base e parecia ter um futuro brilhante pode mais. 6.5
Everton – Após sequências de lesões, Everton voltou bem, mostrou que tem futebol ainda, marcou um dos gols, criou muitas chances e ajudou na defesa também. Bom jogo do nosso motorzinho. 7.
Paulo Bóia – Foi inscrito no lugar do Antony no paulistão e mostrou que pode contribuir para o time. Entrou muito bem no jogo, marcou um golaço e jogou com vontade, aproveitou a oportunidade, ótimo jogo. 7.5.
Gabriel Sara – Outro que entrou bem, arriscou no ataque e mostrou que pode ser uma boa opção na reserva. 5.0
Rodrigo Nestor – foi discreto no jogo portanto não tem muito o que falar, entrou com o time ganhando e ajudou ali na zaga a segurar o Guarani. 4.0.
Shaylon – entrou faltando 5 minutos para acabar e não fez quase nada, portanto, sem nota.
Danilo Gomes – Entrou faltando 5 minutos também e não fez quase nada, portanto, sem nota também.
Fernando Diniz – Colocou um time alternativo para jogar e conseguiu ganhar, e ganhou apresentando um bom futebol, igual o time principal apresenta também, méritos para o técnico que consegue implementar seu estilo também no time reserva. Talvez Diniz pode ser o cara que vai recuperar o futebol de alguns jogadores e fazer com que contribuam com o time. Substituiu bem, colocou Paulinho que entrou e fez gol, só demorou um pouco para tirar liziero. No geral foi bem. 8.0.
Nota geral – Foi uma boa partida do time do São Paulo no geral, entrou com time alternativo e conseguiu ganhar de um time que não joga tão mal, impôs o jogo em certos momentos. Mas tem um porém, Volpi foi o grande herói do jogo com cinco defesas difíceis, e essas defesas não aconteceriam se não fosse a desatenção da defesa, foi um jogo que a defesa vacilou em certos momentos e poderia ter custado caro. 7.5.
Bola cheia –
VOLPI – Não é de hoje que Tiago Volpi vem salvando o São Paulo com suas defesas sensacionais, e hoje especificamente Tiago foi um paredão e salvou o time de uma possível derrota, excelente.
Helinho – Foi muito bem na partida, criou muito no ataque, fez gol, ajudou na defesa e conseguiu se sair bem. Após tantas críticas em cima do garoto ele mostrou que pode contribuir ainda para o time.
Everton – Ótimo jogo que Everton apresentou, criou muito no ataque e fez gol, mostrou que sem lesão pode voltar a ser aquele Everton de 2018.
Bola murcha –
Liziero – Inconsistente no jogo, não foi bem ofensivamente, ficou sumido.
Abraços
Patrick Rehder