Nenê lamenta erros na saída de bola, mas valoriza postura da equipe; Arboleda cobra mais concentração em jogos decisivos

Tricolor perdeu por 2 a 1 e agora precisa de triunfo por pelo menos dois gols em casa para se classificar diretamente. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

O São Paulo perdeu nesta quarta-feira para o Atlético-PR por 2 a 1 na primeira partida da quarta fase da Copa do Brasil. O revés mantém vivo o longo tabu do Tricolor de não vencer a equipe paranaense em seu estádio, a Arena da Baixada. Já são 18 partidas ao longo de quase duas décadas sem um triunfo sequer. Após a partida, Nenê e Arboleda falaram com a imprensa sobre a derrota e o sentimento do grupo.

Nenê

O meio campista Tricolor atuou os 90 minutos e foi um dos poucos a desempenhar uma partida ao menos regular. Ainda na saída de campo após o apito final, o veterano comentou sobre a partida diante do Atlético-PR.

“No primeiro tempo a gente pecou algumas vezes na saída de bola, continuamos fazendo nosso trabalho, tomamos o segundo gol que a gente não esperava, mas não deixamos de acreditar. Fizemos um gol e poderíamos ter feito mais um… Está tudo aberto ainda!”

Nenê também comentou a variação ocorrida ao longo da partida de uma linha com quatro jogadores no setor defensivo para três defensores, liberando mais o apoio dos alas. Para o camisa 7, a equipe se comportou bem com a mudança e conseguiu criar mais jogadas ofensivas desta maneira, inclusive a que originou o gol. O meia acredita que ainda existem aspectos a melhorar, mas entende que o time está no caminho certo.

Confira os principais momentos da coletiva de Diego Aguirre

Ainda sobre o patamar e rendimento da equipe, Nenê insistiu que a evolução está ocorrendo aos poucos e que apenas com o dia a dia e treinamentos será possível dar continuidade a essa melhora. No entanto, o jogador já identifica outra postura.

“O time está com outra postura, isso é primordial. Nossa intensidade, nossa determinação e vontade de melhorar a cada jogo, de estar unido, de querer ganhar mesmo, isso a gente está fazendo”

Arboleda

Já o zagueiro são-paulino foi breve em seu depoimento, quando perguntado sobre os erros defensivos na partida. Arboleda afirmou que pequenas desconcentrações foram os motivos da derrota da equipe nesta quarta-feira, mas entende que o elenco ainda está adquirindo confiança e acredita que o trabalho proposto pelo técnico Diego Aguirre está sendo feito.

Arboleda também afirmou que a equipe está focada em seus objetivos, melhorando a cada dia, para enfim atingir uma final de campeonato, que é o anseio do elenco e também da torcida são-paulina.

“Tendo um pouco mais de concentração, jogar e ser feliz. Isso é o que vai dar a nós um campeonato, que é o que queremos”

São Paulo sai atrás na eliminatória

O discurso da equipe são-paulina após a derrota desta quarta girou em torno da possibilidade real de se reverter a desvantagem. Tanto Diego Aguirre, quanto o elenco, enxergam o jogo como apenas o primeiro tempo de um confronto de 180 minutos. Todos apostam no fator Morumbi para poder conquistar a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.

Era aguardado que Aguirre utilizasse desde o início do jogo contra o Atlético-PR uma formação com três zagueiros, posicionando a equipe em um 3-5-2. No entanto, o treinador uruguaio manteve o esquema tático da partida contra o Corinthians na última semana.

No primeiro tempo, a equipe se postou mal em campo, cometeu erros na saída de bola e deu muito espaço ao Atlético para colocar em prática seu jogo de toque de bola, tabelas e infiltrações. Logo antes de sofrer o segundo gol, Aguirre alterou a formação, colocando em campo Cueva no lugar de Petros e Régis, que estreou pelo São Paulo, substituindo Marcos Guilherme.

Atlético-PR nunca perdeu para o São Paulo na Arena da Baixada; Tabu se estendeu para 18 jogos. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Militão foi recuado para a linha defensiva, Régis e Reinaldo tornaram-se alas, Jucilei, Nenê, Liziero (posteriormente trocado por Hudson) e Cueva formaram o meio de campo. Apesar de sofrer o dois a zero, em uma falha coletiva da defesa, o São Paulo melhorou após a mudança de formação.

Mais jogadas foram criadas e o Atlético-PR não assustou mais o gol defendido por Sidão. Também em uma tentativa de segurar o resultado, a equipe de Curitiba recuou e permitiu ao Tricolor o domínio do jogo na metade final do segundo tempo.

O empate não veio, mesmo com oportunidades criadas, e o jogo acabou terminando em 2 a 1 para o Furacão. Resta ao São Paulo reverter a desvantagem diante de seu torcedor, no próximo dia 19. E será necessário marcar mais de uma vez para se classificar diretamente, pois um triunfo por apenas um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Confira os melhores momentos de Atlético-PR e São Paulo

Antes da decisão pela vaga, o Tricolor viaja à Argentina para enfrentar o Rosario Central em mais um jogo eliminatório, desta vez pela Copa Sul-Americana, no dia 12 de abril. Quatro dias depois, os comandados de Diego Aguirre estreiam no Campeonato Brasileiro, no Morumbi, contra o Paraná Clube.

Uma equipe ainda em formação, que busca identidade e consistência nas atuações. Este é o São Paulo que vai enfrentar uma sequência decisiva de jogos ainda neste mês. O torcedor espera que o desfecho nos jogos futuros não seja o mesmo desta partida contra o Atlético-PR.

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.