Após eliminação no Paulista, São Paulo busca recuperação na temporada através da Copa do Brasil

Tricolor enfrenta o Atlético-PR pela primeira vez na história da competição. (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (4), o São Paulo visita a Arena da Baixada, em Curitiba, para enfrentar o Atlético-PR em partida válida pela quarta fase da Copa do Brasil. Após a eliminação no Paulista, o Tricolor busca iniciar de forma positiva a busca pela classificação para as oitavas de final do segundo torneio mais importante do país. No entanto, o desafio não será nada fácil, já que o retrospecto do São Paulo no estádio do Furacão não é bom. Confira as informações da partida e o panorama do confronto.

Ficha técnica

Jogo: Atlético-PR x São Paulo

Local: Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), Curitiba-PR

Data: 04 de abril de 2018, quarta-feira

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Claudio Francisco Lima Silva

Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Ailton Farias da Silva

Transmissão: Rede Globo, SporTV e Fox Sports

Retrospecto geral

53 jogos no total

17 vitórias do São Paulo

17 vitórias do Atlético-PR

19 empates

68 gols do São Paulo

60 gols do Atlético-PR

Na Arena da Baixada

17 jogos no total

0 vitórias do São Paulo

12 vitórias do Atlético-PR

5 empates

13 gols do São Paulo

28 gols do Atlético-PR

Tabu histórico

Para ter chances consideráveis de avançar na Copa do Brasil, é essencial para o São Paulo um bom resultado nesta quarta-feira, em Curitiba. Entretanto, o Tricolor jamais venceu a equipe do Paraná em seu novo estádio, a Arena da Baixada. O tabu já dura 19 anos, desde a inauguração da Arena.

Se contarmos todos os estádios que serviram de casa para o Atlético-PR, o período sem triunfo do São Paulo jogando como visitante é maior ainda: Desde 1982, quando venceu por 3 a 1 em partida do Campeonato Brasileiro.

Da mesma forma, quando se trata do retrospecto no Morumbi, a história aponta ampla vantagem para a equipe mandante. Nas últimas 18 partidas disputadas na casa do Tricolor, foram 12 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota (curiosamente a última partida entre ambos no Brasileirão de 2016). Em todas, o São Paulo marcou ao menos um gol.

Portanto, obter vantagem em território oponente pode ser fator determinante em termos de classificação para ambas as equipes.

Panorama do jogo

Eliminado no Campeonato Paulista, o São Paulo enfrenta uma maratona de jogos decisivos no mês de abril. O primeiro deles é este, diante do Atlético-PR, pela Copa do Brasil. A torcida não só aguarda como exige boas apresentações e a classificação garantida para a próxima fase da competição, cujo título o Tricolor ainda persegue o primeiro.

Para este jogo de ida, é provável que Diego Aguirre altere o esquema tático da equipe e jogue com a presença de três zagueiros, espelhando a formação do oponente. No entanto, desde o início do ano parte da torcida reivindicava tal modificação, em decorrência das limitações apresentadas pela equipe nas laterais do campo.

O peruano Cueva retorna dos amistosos com a seleção e deve ‘roubar’ a vaga de Marcos Guilherme no time titular. Nas alas, foram mantidos Éder Militão e Reinaldo, porém com mais liberdade para chegar ao ataque, já que na linha defensiva estarão postados Rodrigo Caio, Bruno Alves e Arboleda.

Cueva voltou de amistosos com o Peru e deve entrar na vaga de Marcos Guilherme no time titular. (Foto: Mauricio Rummens)

No meio campo, Jucilei se mantém como primeiro volante, com Liziero um pouco a frente. Cueva jogará centralizado, com o intuito de municiar Nenê e Tréllez no setor ofensivo.

Já o Atlético-PR possui um planejamento peculiar para a temporada. No Campeonato Paranaense é utilizada uma equipe alternativa, formada por jovens jogadores e atletas que buscam espaço no elenco titular. A espécie de ‘Equipe B’ jogou todas as partidas do Estadual e disputa a final contra o Coritiba. Na primeira partida, vitória do rival.

Com isso, o time principal disputou apenas quatro partidas oficiais na temporada e há 20 dias vêm apenas treinando e se preparando para o confronto contra o São Paulo. O treinador Fernando Diniz não terá nenhum desfalque para o duelo.

Confira detalhes do planejamento do Atlético-PR para a temporada.

Prováveis escalações

Atlético-PR: Santos; Thiago Heleno, Pavez e Paulo André (Wanderson); Jonathan, Matheus Rossetto, Raphael Veiga e Thiago Carleto; Nikão, Guilherme e Bergson.

Técnico: Fernando Diniz

São Paulo: Sidão; Arboleda, Bruno Alves e Rodrigo Caio; Éder Militão, Jucilei, Liziero e Reinaldo; Nenê, Cueva e Tréllez

Técnico: Diego Aguirre

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.