O São Paulo entrou em campo contra o Grêmio na 36ª rodada, já sabendo que estava garantido na Copa Libertadores 2020. O motivo foi que o Fortaleza bateu o Goiás por 2 a 1 no Serra Dourada, e garantiu o São Paulo pelo menos no G-8 no Brasileirão 2019.
VEJA ⇒ Ceni: “Tenho quatro agradecimentos especiais: à minha família, à bola, ao São Paulo e ao Fortaleza”
O Brasileirão 2019 virou G-8 por conta do Flamengo, campeão da Libertadores, e líder do Brasileirão, e o Athlético Paranaense que é o sexto colocado, campeão da Copa do Brasil desta temporada. Ambos com vaga garantida na Libertadores 2020 e fizeram o G-6 virar G-8.
Com tantas vagas em jogo, a nota de corte ficou menor, e como o Goiás acabou derrotado, parou nos 49 pontos e na 10ª colocação, assim como o Fortaleza que venceu, chegou aos 49 pontos, na 9ª colocação, ambos só chegam em 55 pontos, o São Paulo com 57 garantiu sua vaga na Libertadores, ou na Pré-Libertadores.
Rogério Ceni disse não saber sobre classificação do São Paulo para Libertadores e brincou após vitória contra o Goiás: “Aé? Então fizemos o trabalho dobrado”.
Para garantir vaga direto na fase de grupos, o São Paulo precisa vencer o confronto direto contra o Internacional na próxima rodada. O Inter tem 54 pontos, e mesmo número de vitórias do Tricolor, ambos com 15. Então se empatar nos pontos, a equipe gaúcha leva vantagem, por isso a vitória garante o São Paulo na fase de grupos da Libertadores 2020, agora um empate coloca ambos com chances na última rodada.
Fábio Martins (@fbiomartins1)