Mentalidade: cada rodada é uma final!

Olá nação tricolor!

Cada vez mais, com o campeonato na sua reta final, vai se afunilando os possíveis candidatos ao título. Hoje, em um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, podemos destacar 6 concorrentes ao título: São Paulo, Internacional, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Grêmio.

É muito difícil cravar com toda a certeza qual adversário será aquele com maiores chances de tirar o título do São Paulo. Porém, analisando-os, e também os seus próximos duelos, acredito que de todos, o Atlético-MG é o que mais me assusta no momento. Para mim, é dos times que melhor joga futebol, sob o comando de Jorge Sampaoli, e tem um dos melhores elencos, ao lado de Palmeiras e Flamengo. Outro ponto importante, a tabela do Atlético-MG não é das mais complicadas, com exceção aos jogos contra Grêmio e Palmeiras. O que pode pesar, é o fato de ser um time irregular, que tem dificuldades em jogos fora de casa (é o pior visitante), mas ainda assim, vejo o Atlético-MG como a principal pedra no sapato do time.

Palmeiras ainda vai passar por jogos muito difíceis, e de quebra, está disputando duas finais, por isso acredito ser difícil chegarem fortes na disputa. Grêmio é um time que oscila, fazendo partidas muito boas e muito fracas, tem um elevado número de empates, e hoje está mais preocupado com a final da Copa do Brasil, porém, não tem das tabelas mais difíceis, e é um time que joga junto e tem entrosamento, sendo treinado pelo mesmo treinador desde 2016.

Flamengo é um time que hoje está sem rumo sob o comando de Rogério Ceni, e acredito que, se perder mais alguns jogos, será demitido. Embora tenha, disparado, o melhor time e elenco do futebol brasileiro, é o time com maior instabilidade e pressão, e por conta disso, é muito difícil imaginá-los dando a volta por cima, até por conta dos seus próximos adversários, que serão difíceis.

O Internacional é um caso curioso. Eu nunca imaginei o Inter, treinado pelo Abel Braga, como candidato ao título. Porém, é o atual segundo colocado, e também não está com uma tabela muito complicada. Minha ressalva é que eu não confio no padrão de jogo do Abel, para mim é algo que tem data de validade, e acho que, quando enfrentarem times melhores, vão despencar. É bem verdade que o Inter vem de 5 vitórias seguidas, mas todas contra times mais fracos, que hoje estão na zona de rebaixamento, e detalhe, sem jogar bem! O padrão de jogo do Abel consiste em jogar na defesa, abdicando totalmente da posse de bola, e colocando toda a pressão e responsabilidade de vitória no adversário, abraçando o rótulo de “azarão” e “patinho feio”.

Luciano tem um gol a cada dois jogos com a camisa do São Paulo(Rubens Chiri/São Paulo FC)

Eu acho que, mais do que nunca, o time precisa jogar com alma, e tratar todos os jogos como finais, como se fossem os jogos das suas vidas. Não acho que os últimos resultados ruins foram por conta disso, com exceção ao jogo contra o Bragantino, ainda acho que o elenco curto e limitado é o que vem atrapalhando. A ausência do Luciano, e achar alguém com características parecidas para substituí-lo, também vem sendo um entrave, por conta da entrega, raça, aplicação tática e poderio ofensivo que o mesmo acrescenta ao time.

Mas temos que acreditar, foi com esse time e com Fernando Diniz no comando que chegamos à liderança, e por conta deles é que estamos aqui, na 30ª rodada, com a expectativa de voltarmos a ser campeões. Temos que apoiar, acreditar, e não se virar contra o time nesse momento tão crucial. Quarta-feira é um jogo fundamental para a nossa continuidade, precisamos vencer, e será um jogo tenso, um típico ataque contra defesa, um jogo com o São Paulo com 80% de posse de bola e o Inter com apenas 20%, mas esperando o momento certo para apostar no contra-ataque, fazer o gol, e se fechar. Precisamos ser objetivos e aproveitar as chances!

Saudações!

Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.