#MadeInCotia: Onde estão agora? #01 – Lucas Piazón

Lucas Piazon nas categorias de base do São Paulo (Foto: Divulgação)

Você se lembra dos principais jogadores que foram revelados nas Categorias de Base do São Paulo? Essa coluna especial vai te ajudar a relembrar e saber que rumo a carreira deles tomou. Será que foram bem sucedidos? Para onde foram e onde estão agora?

Origem e primeiros passos da carreira

Lucas Domingues Piazón nasceu em 20 de Janeiro de 1994, em São Paulo capital, mas deu os primeiros passos da carreira nas categorias mirins do Coritiba, e em 2007, aos 13 anos, recebeu uma proposta dos Club Athletico Paranaense e se tornou um grande destaque nos torneios sub-15 que disputou, dentre eles a Copa do Brasil. No ano seguinte, acabou por fim, no tricolor paulista, e disputou o torneio Brasil-Japão e a Copa Nike sub-15, sendo destaque em ambos, marcando três gols em cinco jogos na etapa nacional, garantindo o título do São Paulo, e mais quatro gols na etapa internacional, trazendo mais uma conquista para Cotia.

Em 2011, com apenas 17 anos, Lucas foi negociado para o Chelsea FC, com valores aproximados aos 8 milhões de euros. Sendo assim, Lucas nunca jogou profissionalmente no Brasil. Jogou por algum tempo na equipe B do Chelsea, marcando gols e se destacando, sendo assim, relacionado à equipe profissional, inclusive para o Mundial de Clubes da FIFA.

Lucas Piazon atuando pelo Chelsea em 2012 (Foto: AP Photo/Alastair Grant)

Início promissor no Chelsea

Na temporada 11/12, Lucas disputou a Reserve League e a FA Youth Cup, campeonatos de categorias de base, e totalizou 12 partidas com 4 gols e 2 assistências. Na temporada seguinte, integrado a equipe profissional, disputou a EFL Cup e a Premier League, marcando 2 gols em 7 jogos, além de 2 assistências. Na mesma temporada, foi emprestado ao Málaga, e disputou 12 jogos entre Copa del Rey e a La Liga, não marcando nenhum gol, e novamente, somando duas assistências.

Lucas defendeu a Seleção no jogos Pan-Americanos 2015 (AP Photo/Gregory Bull)

Seleção Brasileira: Convocações e Polêmicas

Lucas integrou o elenco das seleções sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23. Com a seleção brasileira sub-15, disputou o torneio Sul-Americano da categoria, marcando dois gols na vitória sobre o Uruguai, por 2×1. O Brasil acabou vice-campeão. Já nas outras categorias, Lucas soma 20 partidas e 11 gols marcados. Até o momento, Piazon nunca defendeu a seleção profissional.

Nos jogos Pan-Americanos de 2015, que aconteceram em Toronto, no Canadá, Lucas foi convocado para integrar a seleção olímpica. Dentro de campo, marcou um gol no jogo que garantiu a medalha de bronze. Fora de campo, Lucas e o goleiro Andrey, que na época jogava no Botafogo-SP, foram acusados de abuso sexual. Um comunicado oficial da polícia de Toronto afirmava que “(…) no sábado, 25 de julho de 2015, uma mulher de 21 anos, junto a uma amiga, conheceu dois homens em uma casa noturna de Toronto. (…) Uma vez dentro da casa, abusaram sexualmente de uma das mulheres. Os dois homens foram identificados, e mandados de prisão foram expedidos para Lucas Domingues Piazon, de 21 anos, e Andrey da Silva Ventura, de 22. Ambos estão sendo procurados por abuso sexual. Eles são brasileiros, estiveram no Canadá para participar dos Jogos Pan-Americanos de Toronto como membros da Seleção Brasileira de futebol.”

Um mandado de prisão contra ambos chegou a ser expedido, mas cerca de três meses depois, a acusação contra Piazón foi retirada pela justiça canadense. O mandado de Lucas era válido somente para a cidade de Toronto, e ele somente seria preso se retornasse à cidade. Na época, o atacante vestia a camisa do Reading, da Inglaterra, emprestado pelo Chelsea.

O advogado de Piazon, Brian Greenspan, chegou a afirmar que “o processo nunca deveria ter começado” e “que eles sabiam que a ação nunca chegaria a julgamento. Foi errado, mal intencionado, algo que nunca deveria ter acontecido.” A acusação contra o goleiro Andrey nunca foi retirada.

Vai e Volta

Piazón nunca foi de fato aproveitado pelo Chelsea, que segue emprestando o jogador para diversos clubes, até hoje. Após retornar do Málaga, foi emprestado para o SBV Vitesse, da Holanda, depois para o Frankfurt. Retornou a Inglaterra e foi emprestado ao Reading para a temporada 15/16 e então ao Fulham, onde teve seu melhor desempenho até hoje: 12 gols e 9 assistências, em 58 jogos. Do Fulham, fez as malas para Itália dessa vez, e foi vestir a camisa do Chievo Verona, por lá, disputou apenas quatro partidas e não marcou nenhum gol. Ainda em 2019, retornou ao Chelsea foi novamente emprestado.

Afinal, onde está agora?

Atualmente, Lucas defende o Rio Ave, que disputa a primeira divisão do Campeonato Português. Até o momento, o atacante disputou 32 partidas, marcando 6 gols e dando 3 assistências. O contrato de empréstimo vai até o final da temporada, que se encerra em junho de 2021, onde deve retornar a Chelsea, e sabe-se lá para onde irá depois…

(Foto: Divulgação/Rio Ave FC)

Retorno ao São Paulo?

Em entrevista ao jornal português A Bola, Lucas afirmou estar insatisfeito com sua situação. “Já estou no Chelsea desde 2011, rodei quase toda a Europa por empréstimo. Estou cansado de jogar aqui e ali, preciso de um lugar onde possa me sentir em casa. Quero saber que em julho vou para o mesmo lugar, para a mesma casa. Mudar toda hora é muito complicado. O meu tempo no Chelsea já passou. Tenho 25 anos, fui emprestado várias vezes. Fazia uma boa temporada por empréstimo, mas regressava e logo era emprestado outra vez.”

Falou também sobre o desejo de retornar ao São Paulo: “O São Paulo sempre foi meu clube de criança. Cheguei com 14 anos, morei três anos nas instalações do clube. Só tenho recordações boas do período na base. Sempre sonhei jogar profissionalmente no São Paulo e mantenho esse sonho. Se um dia voltar ao Brasil, tenho o desejo de jogar no São Paulo.”

Beatriz Pestana

Beatriz Pestana

25 anos. Estudante de produção audiovisual. Apaixonada por futebol, é são-paulina fanática desde criança.

Este post tem um comentário

  1. ARTHUR AUGUSTO ALVARENGA FRANCO

    beatriz é a melhor, só faz texto foda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.