Lugano, mais que um ídolo, um Dios!

(Foto: Divulgação)

Neste domingo (3), o zagueiro Diego Alfredo Lugano Moreno provavelmente fará sua última partida com a camisa do São Paulo, o sentimento dos torcedores nesse momento é de tristeza, mas também de alegria, pelo fatos de nós termos a oportunidade de ter alguém como o Lugano no nosso clube, mais que um ídolo, um verdadeiro Deus.

Lugano nasceu na cidade de Canelones, no Uruguai, começou à jogar futebol muito cedo, pelo Club Atlético Libertad, aos 18 anos, o zagueiro conquistou seu primeiro título, na ocasião, ele foi campeão da Liga Sub-18. Em 1999, Lugano se transferiu para o Nacional, onde atuou por apenas 13 partidas, sendo emprestado ao Plaza Colonia, um clube uruguaio, atuando 46 partidas e marcando 4 gols. No ano de 2003, Lugano chamou a atenção do até então presidente Marcelo Portugal, logo em seguida ele foi contratado, e pelo fato do presidente bancar sua contratação, indo contra até então ao técnico Oswaldo de Oliveira, Lugano ficou conhecido como “jogador do presidente”. Dios estreou na partida contra o Atlético-MG, no dia 11 de maio, empate por 2 à 2, naquela ocasião, Luis Fabiano e Kaká marcaram os gols do tricolor. Após o começo difícil, Lugano começou à ganhar oportunidades na equipe do São Paulo, e logo conquistou também a admiração e o carinho da torcida, jogando sempre sério e com muita raça, Lugano mostrava que tinha muito potencial para ser um ídolo, e posteriormente, seria mais que um ídolo. Na sua primeira passagem pelo tricolor, o zagueiro atuou em 176 partidas e marcou 11 gols, sendo indispensável na conquista do Paulistão, da Libertadores e do Mundial, ainda em 2005, Lugano foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro, em agosto de 2006, ele deixou o São Paulo após a final da Libertadores (quase conquistava mais uma), sendo contratado pelo Fenerbahçe. Em 2007, aconteceu um fato marcante da carreira do zagueiro, a partida era Brasil x Uruguai no Morumbi, válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, o estádio ficou dividido, por causa de uma única pessoa, Diego Lugano, na ocasião a Seleção Brasileira levou a melhor e venceu o Uruguai por 2 à 1, 2 gols de Luís Fabiano.

No Fenerbahçe, Lugano também foi ídolo, atuou 160 partidas e marcou incríveis 26 gols, após essa boa passagem pelo futebol turco, o zagueiro passou por clubes como o Málaga, West Brom, Hacken e Cerro Porteño, no Cerro, neste último, o zagueiro atuou em 16 partidas e marcou 5 gols, voltando à sua casa logo depois!

Após o fim do campeonato paraguaio (onde Lugano foi vice-campeão), ele fez a seguinte declaração: “Estou fazendo uso da cláusula de rescisão, mas só utilizo por ser o São Paulo, meu clube. Antes, chegaram propostas muito melhores da Ásia, da China, do Catar, mas não levei em conta porque estava muito bem no Paraguai. Mas o São Paulo faz parte da minha história e decidi”, após vários dias de negociação, Lugano acertou sua volta ao São Paulo, sendo recebido com festa pela torcida no aeroporto. Dios reestreou pelo tricolor na partida contra o Rio Claro, ao total, ele tem 212 jogos com 13 gols marcados, além de títulos, raça e muito amor à camisa demonstrado ao decorrer dos anos.

Na carreira, Lugano ganhou o Campeonato Uruguaio (2), Paulistão, Libertadores, Mundial, Brasileirão, Campeonato Turco (2), Supercopa da Turquia (2) e uma Copa América, além de já ter sido eleito como melhor zagueiro do Brasileirão e também das Américas.

A partida contra o Bahia será a última do Dios pelo São Paulo, foram 213 jogos onde cada vez que ele entrou em campo jogou sério e com raça, para conseguir a vitória, em nenhum momento Lugano se omitiu, sempre foi presente, na fase mais difícil do tricolor o zagueiro recusou uma proposta para voltar ao futebol europeu, tudo pelo amor que ele sente ao clube, ele já tinha sido importantíssimo nos títulos (fase boa), agora foi também crucial na fase ruim, máximo respeito à Diego Lugano, um dos maiores ídolos que tenho na história do futebol!

Gabriel Santos

Uma vida dedicada ao São Paulo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.