Lucas Pratto “Entre a efetividade de um camisa 9 e a importância de um guerreiro”

O São Paulo vive um dos momentos mais críticos de sua história, uma fase onde tudo que acontece, vive numa linha tênue entre a euforia de sua torcida e a chuva de críticas da imprensa, que vez ou outra, denota-se por um certo o interesse em desmoralizar a instituição e em alguns casos extremos fica clara a voracidade de criar “fatos novos” afinal, o que vende nesse país é a desgraça, e que desgraça seria maior que o rebaixamento do São Paulo Futebol clube?

Em meio a esse turbilhão de questionamentos e incertezas, existe a necessidade principal de um time de futebol, vencer, jogando bem ou mal vencer é o melhor remédio, seja para acalmar os ânimos dos torcedores, silenciar oposições, esconder os fracassos de uma gestão displicente, e o principal fator, iludir o torcedor de que as tradições e o respeito com a instituição estão sendo mantidos.

Fato é, para vencer o time precisa de gols, seja ele 1 ou 10, mas sem gols nenhum time vence (salvo resultados por W.O), considerando a importância desse ato para um time de futebol, temos visto o debate sobre a titularidade de Lucas Pratto e para este precisamos considerar alguns dados que falam sobre sua efetividade para o time, contra a quantidade de gols que o mesmo marcou.

  • 14 – Número de gols no ano, apesar do número baixo comparado aos artilheiros de outros times, Pratto é o artilheiro do time no ano.
  • 14 – Número de jogadores com quem Pratto dividiu o ataque, como entrosar sem repetição?
  • 13 – Número de jogos em que o atacante marcou, para este item, ou o time venceu ou empatou, se Pratto marcou logo o time não perdeu.

Os indicadores mencionados acima, devem ser associados a alguns aspectos que até pouco tempo, eram raros de se ver no elenco.

  • Lucas Pratto é um jogador que “entrega tudo” em campo, não se condiciona em um espaço do campo esperando a bola chegar.
  • Ajuda na marcação em lances de bola parada, acompanha o time adversário em contra-ataques e quando necessária avança pelos flancos, seja para drible ou para cruzamentos.
  • Exerce uma liderança no elenco e possui o respeito tanto dos mais jovens, quanto dos mais experientes.
  • Sabe da importância da instituição e se dedica de forma que o torcedor se vê identificado com uma figura em campo.

Em tempo deve ser considerado também que, fora das 4 linhas a vida do São Paulo não tem sido simples, que em meio a escândalos e baixarias ao qual essa gestão tem se especializado, vemos um jogador que transparece não sofrer a influência dessas situações, Pratto disse tentar orientar os mais jovens, sobre a realidade de estarem jogando num time de tamanha expressão, que por vezes é necessário, conter a empolgação e evitar situações de exposição em redes sociais, baladas e outros, sua importância é tamanha, que mesmo sabendo das limitações do grupo, sempre declarou em entrevistas que confia no trabalho de todos, independente de qualquer outro fator que possa interferir no ambiente.

Por fim é necessário indicar que a análise pode ser imediatista, pois em seu primeiro ano com a camisa do São Paulo Futebol Clube, Lucas Pratto criou uma identidade com a camisa tricolor, está buscando sempre formas de poder contribuir com o time, sem vaidade, ego ou fugindo a responsabilidade, apenas pensando em garantir que o São Paulo volte ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

Lucas Pratto é o camisa 9 que pode não ser considerado um Serginho Chulapa, um França, um Luis Fabiano, artilheiros natos, todavia pode ter a mesma representatividade que Aloisio Chulapa teve, onde mesmo sem ter um volume alto de gols, tinha uma importância enorme para os grupos em que trabalhou e foi fator fundamental nas conquistas em que participou, o julgamento é livre, interpretativo, mas não pode ser infundado e a pergunta que fica é:

Será que não estamos sendo preciptados em questionar alguém, que nunca se escondeu em um dos momentos mais tensos da história do nosso tricolor?

Roger Marques

São Paulino que não sabe bater pênalti, mas que sabe como ajudar na briga!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.