Jogos memoráveis #7 – SPFC x Flamengo

Foto | Divulgação

Amanhã, 01/11, o São Paulo enfrenta o Flamengo no Maracanã, as 16 horas, pela 19° rodada do campeonato brasileiro. O adversário costuma nos dar bastante trabalho, porém sempre com grandes confrontos. Hoje iremos relembrar, especialmente para os torcedores mais antigos, o título da Supercopa da Libertadores de 93.

Pra quem não sabe, ou não se lembra, a Supercopa era uma competição oficial da CONMEBOL que reunia os campeões das edições anteriores da Libertadores da América. O campeonato se dividia em duas chaves, os confrontos eram definidos por sorteios, e se iniciavam já nas oitavas de finais.

Para chegar até a decisão o tricolor precisou eliminar o Independiente-ARG (oitavas), Grêmio (quartas), e o Atlético Nacional-COL (semi). Já o Flamengo passou por Olímpia-PAR (oitavas), River Plate-ARG (quartas), e Nacional-URU (semi).

Foi uma final repleta de craques, de ambos os lados. A equipe carioca tinha em seu plantel nomes como Gilmar (goleiro campeão brasileiro com o São Paulo em 86), o lateral Júnior, Marcelinho Carioca, Walter Casagrande, e a estrela daquele time, Renato Gaúcho. O tricolor, na época recém bicampeão da América, e posteriormente do mundo, tinha na equipe comandada pelo Mestre Telê Santana jogadores como Zetti, Cafú, Ronaldão, Toninho Cerezo, Palinha, Leonardo, Muller, entre outros craques que marcaram história.

A primeira partida, no Maracanã, se encerrou em 2×2. O primeiro gol saiu dos pés de Leonardo, após cruzamento de André pelo lado direito. O empate veio ainda na primeira etapa, Marquinhos driblou a zaga tricolor e acertou o ângulo de Zetti, fazendo um belo gol. Na volta do intervalo os cariocas continuaram em cima, e marcaram um gol logo de cara. Novamente Marquinhos arriscou, a bola passou por baixo de Zetti e morreu no fundo do barbante. No final do jogo, o tricolor voltou a igualar o placar com Juninho Paulista, após cruzamento de Cafú. 2×2 e a decisão ficava mesmo para o Morumbi.

Estádio lotado, 65 mil torcedores empurrando o tricolor para a tão sonhada tríplice coroa, porem quem abriu o placar foi o Flamengo. Depois de uma cobrança de escanteio, Renato Gaúcho de peixinho fez 1×0, e logo após quase ampliou o marcador em outra jogada de bola parada.

Aos 16 minutos do segundo tempo o São Paulo consegue o empate. Muller encontra Leonardo bem posicionado, o meio campista bate de primeira no canto esquerdo de Gilmar, que nada pode fazer. A virada veio em um rápido contra-ataque, Leonardo, o cabeça pensante do time, achou Juninho entrando na área, ele recebeu e tocou na saída do goleirão Gilmar, explodia o Morumbi, tricolor na frente de novo. Entretanto, dois minutos mais tarde Marquinhos, que havia marcado duas vezes no primeiro jogo, encontrou mais uma vez o caminho do gol e forçou a disputa por penalidades.

Dinho, Leonardo, Cafú e André Luiz haviam convertido para o tricolor. Rogério fez o primeiro dos cariocas, Marcelinho perdeu na segunda cobrança, Marquinhos e Gélson Baresi anotaram e suas oportunidades. Na última cobrança, para fechar a conta e dar o título ao São Paulo foi Muller, e com imensa categoria bateu rasteiro no canto direito de Gilmar, 5×3 e tríplice coroa garantida.

1993 foi, sem dúvidas, o ano mais glorioso da história do tricolor, conquistando libertadores, mundial, recopa e supercopa. Além disso, o São Paulo é até hoje o único time do futebol brasileiro a ganhar 4 títulos internacionais em uma única temporada. GIGANTE!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KT7-FQEx_zE]

Que amanhã prevaleça a força de vontade, a raça e a determinação de nossos jogadores, e que possamos sair com a vitória. Estamos com três jogos a menos na tabela e ainda estamos vivos na briga pelo título, só depende de nós.

Vamos São Paulo!

                                                                                                                                    Guilherme Ramos

Guilherme Ramos

Estudante de jornalismo, 21 anos, amante de música e futebol, e acima de tudo apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.