Jogadores Icônicos: Episódio 36 – Fabão, A Raça Tricolor!

( Imagem: Divulgação | São Paulo FC)

 

Fala galera Tricolor, beleza? No episódio dessa semana vamos relembrar de um cara que era craque na zaga e junto com grandes nomes, como o Lugano, fizeram história defendendo o São Paulo FC. Estamos falando do monstro José Fábio Alves de Azevedo, mais conhecido como Fabão.

Fabão chegou no São Paulo em 2004, após passagens por clubes espanhóis e depois foi negociado com o Goiás, onde se destacou em 2003, chamando as atenções dos dirigentes Tricolores. Em 2004 iniciou seus trabalhos no Morumbi, mostrando sempre empenho, conquistou a vaga de titular.

É importante frisar que naquele momento o Tricolor atuava com três zagueiros e o papel de Fabão era crucial para que essa formação tática desse certo. Junto à Josué eles eram responsáveis pelos desarmes, dando mais segurança a defesa, principalmente na final do Mundial de Clubes de 2005 no Japão, com majestria a dupla dominou o miolo central, impossibilitando o Liverpool-ING de armar o jogo.

No São Paulo sempre houve a tradição dos zagueiros artilheiros, o Fabão sempre marcava uns golzinhos todos decisivos é claro. Um deles foi na final da Libertadores de 2005 contra o Atlético-PR, onde o Tricolor aplicou uma sonora goleada por 4×0, Fabão marcou o segundo gol do São Paulo, logo no início do segundo tempo desequilibrando ainda mais o emocional do time paranaense.

Em 2006 continuou com o mesmo nível do futebol, com atuações exemplares, levando o São Paulo a fazer grandes partidas, principalmente na Libertadores e no Brasileirão.

Ao fim da temporada de 2006 ele se transferiu pro Japão para atuar no Kashima Antlers. Pelo São Paulo foram três temporadas, 170 jogos e 14 gols, além dos títulos do Campeonato Paulista de 2005, a Copa Libertadores de 2005, o Mundial de Clubes de 2005 e o Brasileirão de 2006.

 

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.