Jogadores Icônicos: Episódio 35 – Ronaldão, O Xerife dos Mundiais

( Imagem: Divulgação | São Paulo FC )

Fala galera Tricolor, beleza? Estamos “iniciando” mais uma etapa deste longo ano, à espera de várias vitórias e conquistas, vamos falar sobre um zagueiro que defendia muito o manto e que foi multicampeão. Estamos falando do Ronaldo Rodrigues de Jesus, o Ronaldão.

Ronaldão chegou no São Paulo em 1986, num momento em que o Tricolor passava por algumas transições dentro e fora dos gramados. Um dos pontos que chamou a atenção dos dirigentes ao contratá-lo foi sua força física, sendo muito robusto, o que amedrontava os adversários, apesar de muito jovem. Isso contribuiu para que conquistasse a titularidade muito facilmente e rapidamente.

A busca por jovens jogadores mostrava que o São Paulo buscava novos objetivos, o início de um grande e numeroso período de títulos, cruciais para à história vitoriosa do São Paulo. Ronaldão sempre mostrou empenho e garra atuando pelo Tricolor, conseguiu se manter em um bom nível durante sua passagem pelo Morumbi. Tratava cada jogo como uma final, mostrando disposição a cada roubada de bola, a cada entrada mais forte e até mesmo fazendo gols, apesar de não ser o seu forte.

Dentre tantos jogos importantes, podemos destacar os do Mundial de Clubes de 1992, com duas atuações impecáveis, não somente dele, mas, da equipe, nessas ocasiões o zagueiro não se mostrou intimidado com o futebol Europeu, ao contrário, se impôs, mostrando ao adversário a verdadeira força do Tricolor.

Pelo São Paulo foram vários títulos que marcaram uma geração, dentre eles estão: os Campeonatos Brasileiros de 1986 e 1991; os Campeonatos Paulistas de 1987, 1989, 1991 e 1992; as Copas Libertadoras de 1992 e 1993; os Mundiais de 1992 e 1993; a Recopa Sulamericana de 1993 e a Supercopa Libertadores de 1993. Marcou 13 gols em 302 jogos, gostava de marcar gols principalmente contra times gaúchos. Além de todas estas conquistas pelo Tricolor, Ronaldão ainda conquistou a Copa do Mundo pelo Brasil em 1994 quando atuava pelo Shimizu S-Pulse-JAP.

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.