Jogadores Icônicos: Episódio 31 – Gilberto Sorriso !

( Imagem: Divulgação )

 

Fala galera Tricolor, beleza? Por aqui vamos falar sobre um cara que jogou muita bola com a camisa do São Paulo nos anos 70. Estamos relatando sobre o ex-lateral esquerdo Gilberto Sorriso, o Tenente.

Gilberto iniciou sua carreira na base Tricolor nos anos 60, foi na base onde fez história com todo o elenco Sub-20 ao ganhar o Campeonato Paulista da categoria. Considerado uma grande promessa do futebol. Logo após subir ao time principal conquistou o Campeonato Brasileiro de Seleção Estaduais e o Campeonato Paulista no ano de 1970.

No ano seguinte mais uma vez campeão do Campeonato Paulista, até então o garoto na época flutuava em campo pela lateral esquerda despertando até os olhares dos clubes adversários que disputavam pelo atleta. Suas características iam da boa qualidade ofensiva até a defensiva e apesar de não ter tanta experiência, mostrava-se tranquilo em jogos importantes. Podemos citar os jogos da Libertadores de 1974 contra o Independente-ARG, que decidiram o campeão daquela edição, em tal ocasião o jogador se portou de maneira emblemática, infelizmente o Tricolor não conseguiu superar o adversário que era (é) um dos maiores clubes atuantes.

O jogador era um dos “intocáveis” no time titular e sempre estava a disposição para atuar, até mesmo o Rei Pelé tinha admiração pelo seu futebol e veio do próprio Pelé a indicação para Gilberto ser convocado para atuar na Seleção Canarinha.

Depois de ter feito história pelo Tricolor, o lateral foi negociado com o rival SFC e saiu do clube. Porém, o que o jogador fez pelo clube não se apagou (ele e os demais do elenco), tiraram o São Paulo de um jejum de 13 anos sem títulos. Pelo São Paulo Gilberto atuou em 434 jogos, marcou 7 gols e foi campeão dos Campeonatos Paulistas de 1970; 1971 e 1975.

 

Instagram: @Srlopez7

Twitter: @Nenlopez1

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.