Jogadores Icônicos: Episódio 29 – Gilmar, O Zagueiro do Bi-Mundial!

Fala galera Tricolor, tudo na paz? Nessa semana vamos relembrar um pouco da história de um dos melhores zagueiros que por aqui passaram, não somente em termos de habilidade, mas, dedicação e empenho. Estamos falando do Gilmar Jorge dos Santos ou somente Gilmar.

O zagueiro jogava no Itaquaquecetuba, quando o São Paulo de mostrou interesse nele em 1988. Seu desempenho lhe rendeu a titularidade num time que contava com grandes nomes, como Zetti, Cafú, Raí, Muller e Palhinha. O poderiu defensivo do jogador, levou ele ao auge no Tricolor multicampeão.

Gilmar não preocupava o São Paulo extracampo, sempre mostrava concentração e quando entrava em campo não ficava nervoso, principalmente em jogos importantes. Um desses jogos foi contra o Universidade Católica-CHI, um amasso Tricolor no Morumbi, onde o São Paulo aplicou uma goleada de 5×1 em noite de Libertadores com direito a golaço do Gilmar. Este jogo sacramentou o título de campeão ao Tricolor.

Outro jogo importante foi em 1994 na semifinal da Libertadores, este foi para os pênaltis, um jogaço dos zagueiros Tricolor que deram o sangue, e Gilmar ficou responsável pela quarta cobrança Tricolor e o mesmo cobrou com a mesma intensidade do jogo, uma lançada indefensável no meio do gol (com ódio).

A lista de títulos pelo São Paulo é extensa: Campeonato Paulista de 1989,1991 e 1992; Campeonato Brasileiro 1991; Copa Libertadores 1992 e 1993; Mundial de Interclubes 1992 e 1993; Supercopa Libertadores 1993; Recopa Sul-Americana 1993 e 1994; além de outros troféus. Pelo São Paulo foram 150 jogos e 5 gols. Atualmente o explorador é empresário e Pastor.

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.