Jogadores Icônicos: Episódio 27 – José Oscar, o Xerifão

(Imagem: Divulgação)

Fala galera Tricolor, beleza? No episódio dessa semana iremos falar sobre um cara que foi especulado em vários rivais do São Paulo, mas, por ter um passe alto, desistiram, um zagueiro que contribuiu bastante pata a história Tricolor, estamos falando do José Oscar Bernardi.

Com uma passagem rápida pelo New York Cosmo-EUA, o zagueiro retornou ao Brasil para assinar contrato com o São Paulo no dia 23 de Julho de 1980, naquele momento o Tricolor passava por uma ótima situação financeira com vendas de jogadores. O estilo de jogo do Oscar não era muito na parte da habilidade, porém, algo que chamava muito a atenção era o poder que ele tinha em roubar a bola do adversário e na maioria das vezes de forma limpa, sem falta, isso fortaleceu ainda mais o sistema defensivo.

O seu primeiro jogo foi no segundo turno do Paulistão, onde já estreou oficialmente (isso porque já havia estreado num amistoso contra o SEP, onde saiu com a vantagem no placar por 4×0), com a faixa de capitão na goleada aplicada em cima do SCCP também por 4×0. O time precisava ganhar o segundo turno e assim o fez e em duas vitórias por 1×0 em cima do SFC, sagrou-se campeão Paulista de 1980.

Em 1981 o São Paulo foi vice do Brasileirão e campeão novamente te do Paulistão, no entanto na fase final Oscar sofreu uma contusão e foi substituído por Grassem, tal contusão o fez até pensar em se aposentar dos gramados. No ano seguinte foi convocado para Copa do Mundo na Espanha e quase se tornou o herói naquela copa, se tivesse feito o gol numa belíssima cabeçada defendida pelo goleiro Dino Zoff da Itália, naquele jogo Oscar não cometeu nenhum erro defensivo.

O São Paulo ficou dois anos sem ganhar títulos, quando em 1985 voltou a ganhar o Campeonato Paulista lembrando que o zagueiro foi capitão em praticamente todos os jogos pelo São Paulo desde a sua estreia em 1980. Pelo São Paulo Oscar fez 294 jogos, marcou 15 gols e conquistou os Campeonatos Paulista de 1980, 1981, 1985, 1987 e o Campeonato Brasileiro de 1986.

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez7

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

26 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.