Na noite desta quarta-feira (28), o São Paulo visita o Corinthians em confronto decisivo por vaga na final do Campeonato Paulista. Após triunfo por 1 a 0 no Morumbi, no último domingo (25), o Tricolor joga por um empate para conquistar a classificação e duelar com o Palmeiras pelo título estadual. Ao Corinthians só a vitória interessa. Um triunfo por dois gols de diferença garante a vaga ao time alvinegro. Uma vitória por apenas um gol leva a decisão para as penalidades máximas.
Ficha Técnica
Jogo: Corinthians x São Paulo
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 28 de março de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Daniel Paulo Ziolli
Transmissão: Rede Globo, Premiere FC
Retrospecto na Arena Corinthians
7 jogos
0 vitórias do São Paulo
5 vitórias do Corinthians
2 empates
7 gols do São Paulo
18 gols do Corinthians
Confira o retrospecto geral do Clássico Majestoso
Marca histórica
Com o triunfo por 1 a 0 no Morumbi na primeira partida semifinal do Paulistão, o São Paulo quebrou um longo tabu sem vencer o Corinthians em partidas válidas por fase mata-mata. Já eram 16 anos, desde 2002, sem sequer triunfar em uma partida diante do rival. O Tricolor ainda busca quebrar outro longo tabu.
Agora, com a derrota de domingo, o Corinthians também se vê desafiado a acabar com uma marca histórica negativa. Isso porque o São Paulo jamais sofreu a virada da equipe de Itaquera em confrontos eliminatórios. Sempre que o Tricolor venceu o primeiro jogo da disputa, conquistou a classificação ou título na partida seguinte. Tal situação ocorreu quatro vezes:
1987 – São Paulo x Corinthians (2×1 e 0x0) / Final do Campeonato Paulista
1991 – São Paulo x Corinthians (3×0 e 0x0) / Final do Campeonato Paulista
1994 – São Paulo x Corinthians (4×3 e 2×3) / Semifinal do Campeonato Paulista
2000 – São Paulo x Corinthians (2×1 e 2×0) / Semifinal da Copa Conmebol
2018 – São Paulo x Corinthians (1×0 e ?) / Semifinal do Campeonato Paulista*
Apenas uma vez, o São Paulo levou a melhor após sair atrás no primeiro jogo. Foi na final do Campeonato Paulista de 1998, quando perdeu a primeira partida por 2 a 1, mas reverteu a desvantagem vencendo por 3 a 1 o jogo da volta, em partida que Raí marcou em seu retorno ao Morumbi.
No total, São Paulo e Corinthians já se enfrentaram 18 vezes em mata-mata com 13 triunfos da equipe de Itaquera e cinco do Tricolor do Morumbi.
Panorama do jogo
Após clima tenso, confusões, polêmicas e pouco futebol, São Paulo e Corinthians se reencontram para o jogo decisivo da semifinal do Paulistão. Com a vantagem, Diego Aguirre deve manter a mesma equipe que entrou em campo no domingo. Já Fábio Carille, continua com desfalques importantes, mas espera o retorno de Clayson e Rodriguinho, que estão sendo monitorados pelo departamento médico do Corinthians e seguem como dúvida para o jogo.
Fágner, que estava com a seleção em Berlim para amistoso, chegará ao Brasil às 17h de hoje e a comissão técnica aguarda o jogador para uma avaliação. Dependendo de sua condição física, o lateral vai para o jogo. Rodrigo Caio voltará junto com Fágner, também foi relacionado para a partida, mas a tendência é de que não jogue.
A atmosfera na Arena Corinthians será de guerra. As polêmicas envolvendo os técnicos de ambas as equipes e a comemoração de Nenê se tornaram combustível para o Corinthians tentar equilibrar a partida. Isso porque, com os desfalques e a fraca atuação do jogo da ida, será necessário um ingrediente a mais para a equipe de Itaquera almejar classificação.
Já o São Paulo deve saber lidar com o nervosismo e se manter focado na partida. Não aceitar o jogo psicológico do adversário é a chave do sucesso nesta noite.
Prováveis escalações
Provável Corinthians: Cássio; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Sidcley; Gabriel (Ralf), Maycon, Mateus Vital, Rodriguinho (Pedrinho) e Clayson; Júnior Dutra (Emerson Sheik)
Técnico: Fábio Carille
Desfalques: Balbuena, Romero (seleção do Paraguai), Jadson e Renê Júnior (machucados)
Provável São Paulo: Sidão; Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Petros e Liziero; Marcos Guilherme, Nenê e Tréllez
Técnico: Diego Aguirre
Desfalques: Anderson Martins, Hudson, Júnior Tavares, Valdívia (machucados) e Cueva (seleção do Peru)
Confira os relacionados do São Paulo para o jogo decisivo diante do Corinthians.
Álvaro Logullo