São Paulo e Corinthians iniciam disputa por vaga na final do Paulistão

Equipes voltam a se enfrentar em semifinal de Paulista, assim como aconteceu em 2017. (Foto: Daniel Augusto Jr)

Neste domingo (25), o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbi em jogo válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Sem chegar a uma final estadual desde 2003, o Tricolor Paulista também busca quebrar um longo tabu diante do rival em fases mata-mata: nos últimos sete encontros, a equipe alvinegra saiu vencedora.

Ficha técnica

Jogo: São Paulo x Corinthians

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo

Data: 25 de março de 2018

Horário: 16h00

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Vitor Carmona Metestaine

Transmissão: Rede Globo, Premiere FC

Retrospecto geral

335 jogos no total

102 vitórias do São Paulo

126 vitórias do Corinthians

107 empates

458 gols marcados pelo São Paulo

487 gols marcados pelo Corinthians

Em Campeonatos Paulistas

178 jogos no total

57 vitórias do São Paulo

64 vitórias do Corinthians

57 empates

244 gols marcados pelo São Paulo

237 gols marcados pelo Corinthians

No Morumbi

143 jogos no total

36 vitórias do São Paulo

50 vitórias do Corinthians

57 empates

158 gols marcados pelo São Paulo

167 gols marcados pelo Corinthians

Último encontro

No dia 27 de janeiro, em partida válida pela primeira fase do Campeonato Paulista de 2018, o Corinthians derrotou o São Paulo por 2 a 1 no Estádio Pacaembu. Jadson e Balbuena (ambos desfalques no jogo deste domingo) marcaram os gols da equipe de Itaquera. O jovem Brenner anotou o gol solitário do Tricolor.

Brenner marcou o último gol são-paulino em clássico Majestoso. (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena / LANCE!)
Em 2017

Durante o ano passado, o clássico Majestoso se repetiu por 6 vezes e o São Paulo não conseguiu derrotar o rival nenhuma vez. Na primeira partida, válida pela final do torneio amistoso Flórida Cup, o jogo não saiu do empate por 0 a 0. o Tricolor acabou vencendo nos pênaltis e levando o troféu.

Pelo Campeonato Paulista, três confrontos. No primeiro, pela fase inicial, empate em 1 a 1 no Morumbi. Já na semifinal (mesma fase da partida deste domingo), mais dois jogos, ambos com vitórias alvinegras. Primeiro na casa do Tricolor, por 2 a 0 e depois na Arena em Itaquera por 2 a 1.

Já pelo Campeonato Brasileiro, o jogo do primeiro turno ocorreu no estádio do Corinthians. Novamente, vitória dos rivais, desta vez por 3 a 2. No returno, a partida terminou empatada no Morumbi por 1 a 1.

Única boa lembrança do clássico Majestoso em 2017 foi a conquista da Flórida Cup nos pênaltis ainda em janeiro. (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Panorama das equipes

Tanto São Paulo quanto Corinthians revertam desvantagens nas partidas de volta das quartas de final do Paulistão. Com muitas dificuldades, o Tricolor desbancou o São Caetano e, da mesma forma, o Corinthians eliminou o Bragantino.

O equilíbrio entre as equipes é evidente, principalmente devido aos desfalques corintianos. No entanto, o retrospecto recente do Majestoso pode ser um fator relevante. O São Paulo não consegue eliminar o rival em um mata-mata desde 2000. Mesmo com times mais modestos, a equipe de Itaquera compensa com aplicação tática e raça dentro da cancha.

Diego Aguirre chegou a pouco e ainda não teve tempo de trabalhar. As partidas contra o São Caetano foram complicadas. Um péssimo primeiro jogo e uma partida de volta regular, com alguns lampejos de bom futebol. Mas não fosse o vacilo do goleiro do São Caetano e talvez o São Paulo não estivesse classificado.

Agora, na semifinal, o Tricolor Paulista conta com um bom resultado amanhã, diante de seu torcedor, para não ser necessário buscar um resultado na casa do rival, onde o retrospecto também não é positivo. Se há um ano atrás, ambos se encontraram na mesma fase do Paulistão, desta vez as situações são um pouco distintas.

O Corinthians não surpreende mais por sua forma de atuar, por outro lado o São Paulo também encontra-se enfraquecido. Um jogo tenso e que promete ser decidido nos pequenos detalhes. O torcedor são-paulino espera que a equipe apresente a mesma garra que demonstrou diante do São Caetano, de preferência com um futebol um pouco mais convincente.

Fique de olho

O Corinthians não tem uma equipe brilhante. De longe sua maior virtude não é a presença de jogadores que desequilibram tecnicamente. No entanto, em meio a muitas peças regulares, Rodriguinho se destaca como o maior perigo à equipe Tricolor.

Cérebro da equipe, mas também com chegada ao ataque, o meia deve ter uma atenção especial para não ficar desmarcado, principalmente de frente ao gol. Ano passado, no primeiro jogo da semifinal do Paulista, também no Morumbi, Rodriguinho deu assistência para o gol de Jô e marcou em chute de fora da área, na vitória por 2 a 0. É necessária uma marcação forte para que não se permita ao meia outra atuação como a de 2017.

Prováveis escalações

Provável Corinthians: Cássio, Guilherme Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Mateus Vital, Rodriguinho e Clayson (Pedrinho); Junior Dutra

Desfalques: Fágner, Balbuena e Romero (todos servindo seleções nacionais).

Provável São Paulo: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei e Liziero; Marcos Guilherme, Nenê e Lucas Fernandes; Tréllez

Confira os relacionados e os desfalques do São Paulo para a partida.

Álvaro Logullo

Avatar

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.