Hernanes usa plano cartesiano para explicar posição em que prefere jogar: “Terceiro homem de meio de campo”

Hernanes já atuou em diversas posições ao longo da carreira. Seja por pensamentos de treinadores, seja por necessidades e carências do elenco em que ele atuava na época. o Profeta já exerceu uma série de papéis no gramado. Ele, porém, falou sobre em qual posição mais gosta de jogar em entrevista ao canal Arnaldo e Tironi, mantido pelos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi no Youtube.

Antes, Hernanes fez questão de diferenciar posição e função – utilizando, inclusive, conceitos matemáticos. “Tenho uma função hoje. Isso é melhor que definir uma posição: é aproveitar minhas características predominantes. Chute de perna esquerda e direita, finalização como um todo. Para isso, preciso estar perto do gol. Não me atenho muito a demarcar, no plano cartesiano, com coordenadas e abscissas, para determinar uma formação específica para mim. Gosto de mudar o conceito e me dar uma função. Sou um finalizador nato e preciso aproveitar isso. E foi quando aproveitei isso que tive mais destaque e pude ajudar mais”, explicou.

Instantes depois, ele foi mais sucinto. “Para não ser muito abstrato e mais objetivo, gosto de jogar no meio de campo com dois jogadores um pouco mais defensivos para que eu tenha mais liberdade. Penso que meu lugar é como terceiro homem de meio de campo, tendo funções mais ofensivas que defensivas”, decretou.

A polivalência do Profeta também foi autoexaltada. “Tem que ser ressaltada a seguinte questão: ao longo da minha carreira, atuei em quase todas as posições. Mas não apenas por um jogo. Falo de treinar e jogar por um período extenso. As duas laterais, volante, meia, segundo volante. Joguei só uma vez como zagueiro, na base, e nunca como goleiro, apenas. Depois de ter jogado em todas as posições possíveis, que se adaptavam as minhas características físicas e psicológicas, encontrei o melhor lugar para começar as jogadas”, finalizou Hernanes.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=q90vAqMsqMU&w=560&h=315]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.