Com um fim de temporada conturbado, o futuro do Nene ficou em xeque no Morumbi, e depois do retorno confirmado do ídolo são-paulino, Hernanes, voltou a especular sobre o destino do atual camisa 10, com isso o Fluminense fez uma sondagem…
Camisa 10, Nene foi um dos principais jogadores durante a temporada, mas gerou polêmica ao ir para o banco na reta final da temporada, algumas situações geraram desconforto entre o atleta, o ex-técnico Aguirre e os dirigentes, uma parte da torcida também mostrou descontentamento com as atitudes do meia de 37 anos.
Depois de ter terminado a temporada como titular, Nene negou qualquer problema com o grupo, também com o ex-técnico e dirigentes, o superintendente Lugano citou que o ‘biquinho’ do atleta já vinha incluso no pacote quando foi contratado, e Raí sempre frisou que estava tudo ‘sob controle’ e que caso extrapolasse, tomaria alguma atitude.
Em entrevista Nene depois das polêmicas, ressaltou que nenhum atleta gosta de estar no banco, e criticou as polêmicas criadas pela imprensa como em relação a uma suposta ‘panelinha’ para derrubar Diego Aguirre.
Em dezembro, o camisa 10 são-paulino participou de eventos de fim de ano, respondia normalmente sobre o futuro no São Paulo, em dos eventos cansou das ‘mesmices’ das perguntas e saiu sem resposta, nada que incomodasse a diretoria, já que estava de férias em um evento sem relação com o clube são-paulino.
A princípio Nene que contém contrato com o São Paulo até o fim de 2019, fica no clube, em 2018 foram 57 jogos com 12 gols e 6 assistências. O empresário do jogador, Gilvan Costa, negou qualquer contato para a saída do atleta neste momento.
No meio de 2018, Nene chegou a ter uma proposta interessante da Arábia, mas disse que era momento de focar na felicidade, o momento era bom no Morumbi, e assim permaneceu negando uma ótima proposta financeira. Vale lembrar que Nene escolheu o São Paulo para estar próximo da família neste período da carreira, ele é natural de Jundiaí, cidade próxima da capital paulistana, ou seja, preteriu a permanência no Rio de Janeiro, na época no Vasco da Gama.