Flamengo é tão superior assim ao São Paulo?

Olá nação são paulina!

Pois bem, pegando o embalo da torcida, após a conquista de 9 pontos nesse sequência MUITO difícil de 4 jogos que tivemos, sendo desses 3 fora de casa e um clássico no Morumbi, vejo grande parte da imprensa tentando diminuir o São Paulo, e exaltando ainda mais o nosso atual rival direto pela liderança, o Flamengo.

Um dos mais exaltados vem sendo Mauro Cezar, que ironiza a campanha do São Paulo com argumentos do tipo “esse time quase não troca passes, tem só 25% de posse de bola, joga por uma bola apenas”, e ressaltando que o Flamengo joga muito bem, que o time tem grande número de posse de bola, que é o atual líder e merece ser mais exaltado que o vice-líder, entre outros argumentos. Também teve uma jornalista do SPORTV que afirmou que “os reservas do Flamengo seriam titulares desse time do São Paulo”.

Pois bem, ao invés de atacar e ofender essas pessoas, venho aqui com o objetivo de destrinchar ambos os times, e resolver essa questão: Flamengo é realmente essa grandiosidade e muito superior ao São Paulo?

Paquetá teve pouco espaço para jogar
Imagem: Alexandre Durão / globoesporte.com

Primeiro, vou fazer um “Cara a Cara”, quadro muito comum em alguns programas esportivos, e vou comparar os jogadores, posição por posição de ambos os times. Afinal, será que os RESERVAS do Flamengo seriam mesmo titulares desse São Paulo?

  • Goleiro – Sidão x Diego Alves: com certeza o goleiro rubro-negro é melhor que o nosso atual titular. Quem me acompanha sabe que sou muito crítico à titularidade de Sidão, e não acho que ele é goleiro pra ser intocável no gol são paulino, enquanto que Diego Alves, embora tenha tido um começo complicado, é um grande goleiro e tem voltado a jogar no ótimo nível na época de Valência. Aliás, a diferença é tão grande que Diego Alves já foi um goleiro pedido na seleção brasileira no seu auge, então aqui realmente não tem discussão de quem é melhor.
  • Lateral-Direito – Militão (Bruno Peres) x Rodinei (Pará): o atual titular Militão, mesmo improvisado, tem jogado MUITO bem e melhor que Rodinei e Pará, tanto que tem muitas pessoas já achando que o São Paulo deixará de ser campeão devido a sua saída para o Porto. Mas mesmo se compararmos com Bruno Peres, o jogador contratado por empréstimo junto a Roma é também melhor que os laterais do Flamengo. Rodinei é sempre criticado pela torcida por sua regularidade, e embora tenha certa qualidade no avanço ao ataque, é um jogador com grandes limitações defensivas e bastante irregular, e Pará é um jogador limitado, no máximo bom pra ter no elenco, mas jamais para ser titular indiscutível de um time grande.
  • Zagueiros- Anderson Martins e Arboleda x Léo Duarte e Réver: Aqui falo sem medo de errar: todos os nossos zagueiros, contando também os reservas Bruno Alves e Rodrigo Caio, são melhores que os do Flamengo. Léo Duarte tem grande talento e vem jogando bem, mas ainda é pior que os nossos zagueiros hoje, e Réver já não vive grande momento, sendo diversas vezes criticado pela torcida, enquanto a nossa dupla de zaga, seja formada com Anderson Martins e Arboleda, ou com Bruno Alves entrando no lugar de um dos dois, é hoje uma das melhores do futebol brasileiro, e não sou clubista em afirmar isso, pois de 10 jogos que vejo do São Paulo, em 8 ou 9 temos os zagueiros como um dos destaques positivos.
  • Lateral-Esquerdo- Reinaldo x Renê: O lateral do Flamengo tem bastante talento, mas é evidente que Reinaldo é melhor e está jogando melhor, tanto que o Flamengo tentou contratar ele antes do Brasileirão começar. O King passou por muitas dificuldades na sua primeira passagem pelo São Paulo, mas evidentemente que ele evoluiu após os empréstimos, principalmente na Chapecoense, e hoje é um jogador com grande confiança, que ataca muito bem, e compromete bem menos na defesa.
  • Volante- Jucilei x Cuellar: Mesmo nosso camisa 8 sendo um dos jogadores mais regulares do time, o colombiano do Flamengo é melhor. Aliás, um dos maiores crimes do futebol foi ele, por tanto tempo, ter sido reserva de Márcio Araújo e quase emprestado ao Vitória.
  • Meio-campistas- Hudson e Nenê x Diego e Paquetá: Aqui entra a primeira dificuldade na avaliação, pois Hudson na sua origem é volante, enquanto que Paquetá é um meia que por muitas vezes joga avançado como atacante, mas que vem atuando mais recuado no 4-1-4-1, centralizado na linha de 4 do meio-campo ao lado de Diego, outro meia, mas já que o jogo chama-se “Cara a Cara”, e você compara jogador por jogador, então vou comparar Hudson com Paquetá, e nesse caso, mesmo gostando muito, Hudson é pior que Paquetá, que também é melhor que Nenê. Acho um grande jogador, com potencial de craque, e imagino ele jogando em um gigante europeu logo menos e sendo até mesmo titular da seleção brasileira para o próximo mundial. Agora, entre Nenê e Diego, eu vejo um grande equilíbrio, de dois jogadores com carreiras brilhantes na Europa, e que são extremamente talentosos e decisivos para os seus times, porém, pelo momento, eu voto no Nenê, até porque não podemos esquecer que Diego até um tempo atrás, era um dos jogadores mais criticados e perseguidos pela torcida rubro-negra.
  • Pontas- Éverton e Rojas x Vitinho (Marlos Moreno) e Éverton Ribeiro: Alguns vão me chamar de louco, mas desses jogadores, eu classificaria o Éverton como o melhor e mais regular. O motivo? Simples, ele era titular indiscutível no Flamengo antes do São Paulo comprá-lo, mesmo com grande concorrência de Vinícius Júnior, que hoje está no Real Madrid, e aposto que ele ainda seria titular do time, se não tivesse sido vendido para o São Paulo. Agora, tanto Vitinho como Marlos Moreno e Éverton Ribeiro são, realmente, melhores que Rojas, e essa seria, talvez, a única posição onde “o reserva do Flamengo seria titular do São Paulo”, pois o time rubro-negro possui várias alternativas de alto nível pelas pontas, enquanto que o São Paulo tem apenas Éverton como indiscutível, embora Joao Rojas tem chamado muita atenção nesse início de São Paulo FC.
  • Centroavante- Diego Souza x Uribe (Henrique Dourado): Hoje o momento de Diego Souza é melhor, realmente nosso camisa 9 tem conseguido se adaptar e jogado muito bem pelo São Paulo, marcando gols e ajudado em campo, vivendo momento melhor que do Ceifador. Claro, eu prefiro um centroavante de ofício na posição, e até defendia Henrique Dourado (não pelos valores envolvidos) no São Paulo no início do ano, e Uribe é um atacante bastante interessante, com grande carreira no futebol colombiano e mexicano, mas avaliando carreira, qualidade técnica e momento, escolho Diego Souza, que tem carreira maior que dos concorrente, é um jogador mais técnico, e vive grande momento jogando de centroavante.

Pois bem, fazendo esse Cara a Cara, eu tenho a seguinte opinião: são poucas as posições que o Flamengo tem jogadores, REALMENTE, melhores que os do São Paulo, e opinião minha, apenas no gol e na ponta eu trocaria um jogador meu pelo do time adversário, nem cito a posição de volante, pois mesmo Cuellar sendo melhor que Jucilei e até mesmo Hudson, estou satisfeito com os volantes do meu time e não acho que Cuellar seja tão superior desse jeito, diferente, por exemplo, do caso Rojas e os pontas do Flamengo, pois embora esteja satisfeito com o desempenho do equatoriano, a diferença dele para Éverton Ribeiro é grande. Agora, deixo para vocês leitores, vocês concordam com a jornalista que afirmou que “os reservas do Flamengo seriam titulares desse time do São Paulo”?

Agora, avaliando desempenho, entrando no mérito citado por Mauro Cezar. Primeiro lugar, a torcida já cansou de ver o time “jogando bonito”, com muita posse de bola e volume de jogo, e perdendo as partidas, então ver o time “jogando mal”, mas ganhando e sendo eficiente, é o que importa no fim das contas, não adianta nada ter 90% de posse de bola, mas quase nada de chances de gol criadas. E algo que incomoda, é que quem ouve os jornalistas falando do São Paulo, parece que estão falando de times pequenos que jogam na retranca como Ceará, e de times treinado por Celso Roth, mas não é o caso, mesmo sendo um time mais defensivo, dá gosto de ver esse São Paulo jogar, pois não é um time que deixa de jogar e atacar o adversário, principalmente quando joga no Morumbi. Ou agora esqueceram do jogo contra o Corinthians, que demos um baile no adversário? E mais, tem diferença entre time “retranqueiro” e time com “defesa eficiente”, nesse caso, comparo mais com o Cruzeiro do Mano Menezes, com o Corinthians de Fábio Carille, ou até mesmo com times europeus muito fortes nesse questio (guardando as devidas proporções, obviamente), como era o Chelsea de Conte, que jogava no 3-4-3, e como são os times italianos, no geral, pois é onde joga-se o futebol mais tático no mundo.

E também devo ressaltar que dá gosto de ver esse São Paulo, mesmo sendo defensivo. Não só pelas vitórias, mas porque realmente o time tem jogado bem, não adianta tirar os méritos do time. Em tempo, ainda acho que o Flamengo tem um baita time e elenco, imagino que vai conquistar algum título importante nesse ano, mas não é tão superior ao São Paulo como falam, tanto que a diferença de ambos é pequena hoje na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro.

Saudações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.