Feedback e Expectativas

Olá pessoal.

Depois de um tempo sem escrever, volto aqui com uma ideia um pouco diferente. A partir dos último resultados, e com a grande chance de perder a liderança, após empatar em casa contra o fraco time do América-MG, a torcida está revoltadíssima, e atribuindo o mal resultado, de maneira extremamente injusta, a alguns jogadores, e esquecendo de alguns aspectos importantes sobre o atual time.

Antes de mais nada, sobre o jogo, a vitória estava na mão do time, o jogo estava 1×0 favorável, e o São Paulo estava muito mais próximo de fazer o segundo do que de tomar o empate, até que, em uma desatenção COLETIVA, tomamos o empate na única chance de gol do América em todo o jogo. Não concordo quando falam que “o time abdicou do jogo”, quem lê isso já pensa que Diego Aguirre encheu o time de volantes e zagueiros, e não foi nada disso o que aconteceu.

O que aconteceu foi excesso de preciosismo dos jogadores de frente. Em diversos momentos, desde o primeiro tempo, os jogadores de frente tentavam clarear as jogadas de maneira extremamente excessiva, não arriscavam chutes, ao invés de tentar a finalização, preferiam dar o passe, e inventavam também de fazer o lance mais difícil do que fazer o simples. Um bom exemplo, foi no segundo tempo quando Nenê recebeu uma boa bola na cara do gol, e ao invés de arriscar o chute, preferiu tentar o passe para Diego Souza, marcado. Outro exemplo foi no ótimo contra-ataque armado por Diego Souza e Régis, e na hora de finalizar, Reinaldo, querendo fazer um golaço, atrapalhou Nenê.

E como diz o velho ditado, “quem não faz, toma”. Muitos criticam o Rodrigo Caio, e afirmam que ele foi o culpado pelo empate. Quem diz isso, ou tem uma grande má vontade com o jogador, ou é mal caráter, pode escolher uma das duas hipóteses e abraçá-la. Rodrigo Caio foi um dos melhores em campo jogando de lateral-direito, dando boa consistência e mostrando qualidade no passe, e eu sempre defendi que essa pode ser uma ideia para ele se reinventar, pois vejo nele um jogador com características próximas do Éder Militão, já jogou nessa função, e jogou bem, em 2012 com Leão no comando, e é uma ideia para preencher a lacuna deixado pelo antigo camisa 13, como alternativa de lateral defensivo, e na boa, culpar ele pelo gol é uma enorme bobagem. Claro que teve defeitos no jogo, em alguns momentos ele apareceu “abandonando” o posto da lateral pra fechar na defesa, mas é algo natural para um jogador atuando improvisado e que estava 5 meses sem jogar, mas nada comprometedor.

Outro que foi alvo foi Sidão. Realmente, entra muito o mérito que sempre critico, que os adversários não precisam de tanto esforço para fazer gol no São Paulo, e essa tônica foi comprovada ontem, porém, o goleiro teve zero de culpa no gol. Aliás, antes ele fez uma defesa linda em chute de Carlinhos, o erro foram dos defensores que, primeiro deixaram Carlinhos entrar livre, e depois, não satisfeitos com o primeiro erro, deixaram Matheusinho completamente livre pra finalizar no rebote e empatar o jogo, então assim, vamos dar uma segurada nesse sentido também, e não vamos cair no papo dos comentaristas, que avaliam no sofá embaixo do ventilador, que “podia ter espalmado pro lado”, naquela lance não tinha como fazer isso, vamos ser francos.

Diego Aguirre, técnico do São Paulo, durante o empate em 1 a 1 com o América-MG — Foto: Marcos Ribolli
(Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)

Também não vou criticar Diego Aguirre, mas acho que tem alguns pontos que são importantes ressaltar. Primeiro, escalar Liziero pelo lado do campo foi um desperdício, acho que ele nessa função não agrega muito, acho que agregaria mais jogar com Edimar na lateral e avançar o Reinaldo na ponta, algo que já deu certo, do que arriscar isso. Também não me agradou ele tirar Éverton Felipe, que fazia um bom jogo e era a melhor alternativa de velocidade e drible do time, até pra compensar os desfalques de Rojas e Éverton, pra colocar Tréllez, centroavante de origem, como ponta.

Porém, temos que concordar que o elenco em si tem limitações, e dentro delas, vai do técnico procurar novas alternativas, e é o que ele faz, tentando sempre tirar o melhor de cada um, e querendo ou não, em 99% das vezes ele acertou, só ontem que, infelizmente, não deu certo. A realidade que o São Paulo está brigando por algo muito maior do que se imaginava, eu mesmo só esperava o São Paulo brigando por algum título de mata-mata, como Sul-Americana, e beliscando um G-4, porém, mesmo com todas as limitações, o time está nos vendendo esse sonho do título e está mostrando sim capacidade para tal, para loucura e delírio dos comentaristas vibe Mauro Cezar. E é o que Rogério Ceni sempre fala pros jogadores do Fortaleza (vive situação semelhando ao tricolor): Quando você vende um sonho, você tem que entregar esse sonho, logo, é natural que o torcedor esteja em tal expectativa agora, mesmo com todas as limitações do atual elenco.

Saudações!

Escrito por André Pinheiro Viana / Twitter: @andrevianatkd

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.