Fala Galera da SPFC 24 Horas! Espero que todos estejam bem e com saúde!
Não é que Reinaldo e Igor Vinícius jogaram muito bem! Eles fizeram o que sempre fizeram: subiram, apoiaram, demoraram pra voltar em alguns lances e continuaram sendo jogadores regulares na marcação.
Então, qual a diferença para os dois últimos jogos?
Tinha COBERTURA de um Zagueiro que sabe que pode avançar, mas, “com moderação” e de um Volante que também sabe que não é meia armador e fica ali cobrindo.
Diego, sempre foi um bom zagueiro, mas, nos últimos jogos o SPFC tomou em média 02 gols por jogo. Ele havia desaprendido jogar futebol? Estava mal? Parou de jogar bola? Não. Ele estava sozinho, pois, o seu parceiro de posição, volante e laterais subiam desenfreadamente e ele fica sozinho e perdido.
Daniel Alves voltou a aparecer bem no ataque? Ele estava mal? Ele estava com má vontade? NÃO! Ele não consegue ir e voltar toda hora, todo o jogo, quarta e domingo. Com um Zagueiro e um volante mais “posicionais” pra falar a linguagem do futebol moderno, quando ele foi e demorou pra voltar, já tinha 02 zagueiros e um volante bem posicionados e, só o fato dele “cercar” no meio ou ataque, já ajudou.
O mesmo vale para Tchê Tchê! Contra o SEP ele jogou bem. Ajudou no ataque e voltava marcando, mas, quando passou por ele, tinha o2 zagueiros e um volante protegendo.
Volpi só teve trabalho numa falta muito bem cobrada e que ele foi buscar. Quantos sustos tivemos? Quantas “bolas nas costas” tivemos? Dá pra lembrar de uma ou duas, o que é normal dentro de um jogo, até porque não estamos jogando sozinhos. Nem todo gol sofrido é culpa da zaga ou sistema defensivo. Há um adversário com pelo menos alguma qualidade.
Mas, se lembrarmos do jogo contra o River, por exemplo, antes dos 15 minutos, o Volpi já tinha feito pelo menos 02 defesas e o River perdido 02 gols. A LDU, fez 04 gols no SPFC sem fazer força, passando sem nenhuma marcação.
Foram 02 jogos sem sofrer gols e marcando. Ahh, mas, o Atlético-GO é um time fraco. Pode ser, mas, vinha em crescimento e dando trabalho pra times grandes. E, depois foi um clássico, num estádio que nunca havíamos vencido e com um time que tem sim elenco muito qualificado.
Então Diniz, FAZ O SIMPLES! Você não fez nada de espetacular. Fez apenas o SIMPLES. Colocou Zagueiro como Zagueiro e Volante como Volante. SIMPLES ASSIM!
Fábio Wink
Torcedor do São Paulo Futebol Clube desde 1983
Twitter: @fabiaowink