O São Paulo se classificou para as semi-finais do Campeonato Paulista de Basquete nessa segunda (23) com uma incrível vitória em cima do Bauru, por um placar de 93×87, com direito a jogo decidido na prorrogação. Com o avanço, o tricolor paulista vai enfrentar o Franca na próxima fase, em novamente uma melhor de 3.
PRIMEIRO PERÍODO:
O primeiro quarto começou da mesma forma do que nos dois primeiros jogos, equilibrado e com as equipes se estudando, mas dessa vez com menos erros dos dois lados e ataques mais consistentes. O São Paulo apostava muito nas bolas de 3 no início da partida, e o Bauru consolidava o ataque não perdendo a vantagem. O primeiro período terminou bem para ambas as equipes, e empatado, 22×22.
SEGUNDO PERÍODO:
Após os estudos do primeiro quarto, as equipes se soltaram, mas isso foi benéfico apenas ao Bauru, que se mostrou mais calmo e cadenciou o jogo. O São Paulo estava muito nervoso na partida, e viu a equipe do interior abrir vantagem, algo que naquele momento era prejudicial para o tricolor, que terminou o primeiro tempo em desvantagem, perdendo por 47×39 após chuvas de bola de 3 do time bauruense.
TERCEIRO PERÍODO:
Ao voltar do intervalo perdendo por 8 pontos, o São Paulo não mudou a postura e viu novamente o Bauru ampliar a vantagem, abrindo 10×0 no quarto e colocando 18 pontos a frente da equipe do Morumbi. Com uma série de erros, o tricolor estava muito abatido na partida, e já abalado, saiu derrotado no período por 22×17, com o time do interior do estado terminando com 13 pontos a frente.
QUARTO PERÍODO:
O São Paulo mudou totalmente a forma de jogar no último quarto, Mortari arrumou a defesa e o ataque compensou, metendo bolas importantes. O último período foi marcado pela retomada da equipe tricolor, que comandada por Georginho de Paula (novamente), venceu o quarto por 13 pontos, empatando o jogo de maneira inimaginável, levando a partida para a prorrogação.
PRORROGAÇÃO:
Com o Bauru cansado, o tricolor aproveitou muito bem as falhas defensivas da equipe adversária e com o trio Georginho, Shamell e Jefferson abriu 9×0, colocando 88×79 no placar em determinado momento da partida. Mas como tudo no São Paulo tem que ser sofrido, o time cometeu 3 turnovers e viu o time da casa encostar, fazendo 8 pontos seguidos. Mesmo com todos os revés, o time do Morumbi contou com erros de 3 da equipe bauruense e acertos de lance livre de Holloway para garantir a vitória por 93×87, conquistando a classificação para as semi-finais!
DESTAQUES:
Georginho de Paula – 33 pontos, 8 rebotes, 13-20 FG e 3-7 3PT
Shamell Stallworth – 18 pontos, 8 rebotes, 4 assistências e 6-12 FG.
Desmond Holloway – 14 pontos, 5 rebotes e 4-8 FG.
Jefferson William – 14 pontos e 9 rebotes.
ANÁLISE DA SÉRIE:
Uma série bastante gratificante, onde o São Paulo por méritos eliminou uma das maiores equipes do basquete nacional, experiente no NBB e mais entrosados que nós. O basquete apresentado no primeiro jogo foi de alto nível, o melhor do tricolor na competição, que conquistou uma justa vitória, em grande partida de Georginho e Holloway. Na segunda partida, lutamos até o final, mas não resistimos a pressão e perdemos por 3 pontos, com mais um grande jogo de Georginho. Já no terceiro jogo, quando a maioria havia desistido e decretado a vitória bauruense após abrirem 18 pontos de vantagem, o São Paulo fez um dos maiores comebacks em nível nacional e garantiu de maneira épica a classificação, dessa vez com a ajuda dos experientes do elenco, mas novamente liderados por Georginho.
O QUE TIRAR DE LIÇÃO?
Bem, vencemos o Bauru, grande equipe e com muitos craques, é um feito gigantesco para uma equipe recém-formada. A lição que tiramos é que com vontade, defesa e um jogo certo no ataque, podemos vencer grandes jogos, basta coletividade e encontrar a equipe certa. A partida contra Franca será bem mais complicada, o esperado ;e uma derrota, mas podemos surpreender novamente, temos um bom núcleo.
DESTAQUE DA SÉRIE:
O destaque fica por conta de Georginho de Paula, que teve médias de 29 pontos e 11 rebotes nos 3 jogos.
JOGO 1 – 35 pontos e 9 rebotes
JOGO 2 – 19 pontos e 16 rebotes
JOGO 3 – 33 pontos e 8 rebotes