O zagueiro Iago Maidana chegou ao São Paulo em 2015 após se destacar pelo Criciúma e ser convocado para a seleção sub-20, porém sua contratação foi polêmica, já que o polêmico presidente na época Carlos Miguel Aidar contratou o atleta junto ao Monte Cristo EC por R$ 800 mil, clube que o zagueiro tinha contrato há apenas quinze dias.
A situação na época gerou um julgamento pesado ao São Paulo que teria descumprido uma regra, na época a equipe são-paulina poderia até mesmo ser rebaixado para a segunda divisão por conta da atitude ilegal pela FIFA e que na época a CBF estava firme em cima, afinal estavam tentando impedir os clubes-empresas.
O julgamento passou, Aidar renunciou, e Iago Maidana jogava pela equipe sub-20 do São Paulo, participou de algumas conquistas na base como a Copa Libertadores sub-20 em 2016. Ao completar 21 anos, o atleta não teria espaço com Rogério Ceni, portanto acabou emprestado para o São Bernardo, mas jogou apenas um minuto no clube que acabou rebaixado no Estadual.
Maidana chegou a retornar para o São Paulo, porém em junho foi emprestado para o Paraná Clube, clube que tinha levado recentemente Lucas Kal, outro zagueiro da base do Tricolor, que não teve espaço, mas com Maidana a história foi diferente, o atleta chegou sem moral, ficou quatro partidas seguidas no banco, até que na 15ª rodada foi titular na vitória contra o Brasil de Pelotas e desde então embalou 14 rodadas pela Série B, dois jogos pela Primeira Liga. Ao todo foram 16 jogos, 10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, e apenas 9 gols sofridos nesses jogos, média de 0,71.
Além de estar na defesa invicta há quatro jogos, sendo duelos contra equipes tradicionais como contra o Guarani, Náutico, Figueirense e Internacional, o defensor ainda virou peça fundamental no ataque, contra o Inter marcou seu quarto gol pela equipe, o primeiro tinha sido contra o Santa Cruz na 17ª rodada, depois embalou uma grande sequência nos últimos jogos, marcou contra o Guarani na 25ª rodada, contra o Náutico na 26ª rodada e agora contra o Inter na 28ª rodada, este último gol que colocou o Paraná na vice-lanterna da Série B.
Acompanhe o Sessão Emprestados, atualização sobre a atuação dos emprestados toda segunda
Renatinho cobra escanteio e Iago Maidana abre o placar. O gol número 600 da Série B.
Paraná 1×0 Internacional pic.twitter.com/hJHcWgxPnp
— Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) 4 de outubro de 2017