Em ‘despedida’ como técnico, Mancini falou avanços no time e aprovou ida da semi

(Foto: Reprodução | SporTV)

Na despedida do Mancini como técnico interino no São Paulo, o técnico falou sobre a evolução do time, chegada do Cuca, como entrega a equipe para o novo técnico, citou chance para jovens da base, partida de ida na semifinal, chegada de Pato e muito mais…

Primeira partida da semifinal

“São Paulo teve uma ligeira vantagem nos 90 minutos, enquanto o São Paulo marcou de perto, demos dificuldade (…) Duas equipes que se equiparam, o São Paulo melhorou muito nos últimos jogos, hoje a torcida do São Paulo foi brilhante, jogou junto durante todo o jogo, por isso tivemos êxito, estamos satisfeitos por ter brigado em igualdade de condições”

Melhora

“Em termos de melhora, o São Paulo já é uma equipe muito mais sólida, talvez não esteja no ponto ideal que pode. Por exemplo, tivemos um dia a menos de descanso e senti nos últimos minutos um desgaste de uma equipe que jogou domingo, quarta e sábado, sendo que não temos ainda um elenco farto para poder suprir todas as ausências. Foi um ponto que vi. “

“Em termos técnicos-táticos, a equipe evoluiu muito, mostrou hoje, mas ainda falta alguma coisa. Falta apertar mais, sair de trás com rapidez, ter um pouco mais de velocidade objetiva. essa mudança leva tempo, não são em semanas ou um mês que você vai atingir a plenitude. Está na segunda metodologia de treinamento e vai ter a do Cuca. Tentamos alinhar o que pensamos para que essa transição fosse feita com inteligência e atingimos isso. O time joga de uma forma muito mais leve e solta, e Cuca vai pegar o time já mais perto do que ele pensa”

Cuca assume o time na terça-feira (3) e já comanda o time na próxima semifinal: “Vou até o fim do campeonato, mas em outra função. O que acertamos com Cuca foi cumprido. A única maneira de ele assumir, era que alguém fizemos por 50 dias a parte dele, pois ele estava impedido de assumir em termos médicos. Agora, chega na semana que vem e tem uma equipe no caminho do que achamos ideal, uma equipe que tem renovação dentro dos 11, vão haver mudanças quando ele assumir, o São Paulo acertou quando acertou com Cuca, estamos numa semifinal em igualdade de condição, ele chega num momento bom felizmente, e a entrega é natural, foi acordado”.

“Nós tínhamos que estabelecer uma data, seria dia 15, mas se caso se recuperasse antes, assumiria antes. Não está fugindo nada. Tivemos que passar alguma data, demos 15 de abril, mas com possibilidade de dele assumir antes”

“Tenho que falar numa nova função, o Cuca assumindo, a ideia dele vai ser materializada. Vendo de fora, acho que o Pato tem tudo para ajudar e muito, é talentoso, refino técnico grande, finalizador nato, todas as equipes grandes têm de ter jogador assim. Se vai ser titular ou reserva a gente não sabe, o tempo acaba demonstrando uma série de coisas que a gente pensava que seria uma coisa e é outra. Mas não tenho dúvida que é um atleta experimentado, já passou por aqui, deixou saudades, o torcedor gosta, essa química tende a ser favorável ao clube”

Antony

“Quero que ele seja mais vertical, um pouco mais objetivo e isso com o tempo ele vai aprender”

Uso da base

“Toda equipe quer ter na base o sustentáculo do clube, a venda de jogadores é a parte do orçamento de qualquer equipe que faz diferente. quando você tem base boa, usa atletas, vende e tem ganho, você consegue valorizar o que fez em casa. A base do São Paulo é uma das melhores do Brasil, até pelos atletas que a gente vê no São Paulo e no exterior. Mas é uma forma inteligente de se formar e se perpetuar uma equipe grande”

Vencer clássicos

“Disse isso em Itu e volto a dizer, o São Paulo para se maturar como uma equipe forte, precisa voltar a vencer os clássicos, hoje fez um jogo muito diferente, contra o Palmeiras no Pacaembu já vinha bem, mas hoje ainda foi melhor, mais insinuante!”

“Temos uma grande oportunidade no domingo, jogando na Arena do Palmeiras, para jogar a final. Até com um empate podemos ir, vencendo nos pênaltis. Temos uma semana, o Palmeiras joga terça. Cuca vai chegar. Temos ingredientes e fatos novos que podem aparecer e dar estimulada maior, dar uma motivada, sempre que chega novo técnico há uma mudança, há mexida de espaços. Espero que isso seja favorável, que a gente faça um grande jogo, chegue numa final, seria uma grande oportunidade de voltar a escrever páginas positivas num livro que vinha sangrando. Importante a oportunidade”

Palmeiras favorito?

“Sinceramente, pelo o que vi hoje, não. As equipes se equiparam, acho que vai ser um outro jogo neste molde, com oportunidade de ambos os lados, talvez por jogar em casa e com sua torcida o Palmeiras tenha mais força ofensiva, mas vejo equilíbrio. Uma grande oportunidade do São Paulo de bater um carimbo que houve uma mudança de fase, teve muita pressão, muita cobrança, tamos possibilidade de na casa do rival estabelecer nossa vaga na final do campeonato”

Clima da volta

“A partir do momento que duas equipes disputam uma vaga de final , óbvio que ânimos estão exaltados, início de jogo é sempre de muita marcação, quando sai falta reclamam com árbitro, com o passar do tempo vai se acalmando e agente vê mais futebol. Isso é uma tônica do futebol brasileiro e deveria terminar. Gostaria dever um jogo jogado desde o primeiro minuto, mas nossa cultura não é essa. Ainda se usa em campo a interpretação para pressionar o árbitro. Espero que seja um grande jogo e que ainda se jogue mais futebol”

“Na hora que aconteceu o lance, achei que não tinha sido pênalti, mas vi a marcação firme do árbitro. Depois vi na TV e sigo achando que não foi pênalti. E a não-marcação fez com que o árbitro analisasse lances de forma diferente no segundo tempo. Deixou de marcar três faltas para o São Paulo, no Antony, Everton e Pablo. A postura dele se alterou ao longo do jogo. Quando você reclama de algum lance e vê na TV que sua interpretação foi errada, a gente fica um pouco envergonhado. Na hora, não me exaltei porque tinha dúvida, achava que não era pênalti, mas não tinha certeza absoluta. VAR está interferindo nisso. Temos que achar um mecanismo para que o VAR proteja e ajude o futebol, e não que gere dúvida e faça o árbitro apitar de forma diferente”

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.