A dupla de zaga titular do São Paulo conta com os gringos Arboleda e Alan Franco, juntos foram quatorze jogos em 2024, com doze vitórias e dois empates.
No período instável do time sob comando do Zubeldía, foi quando variou no setor defensivo. Na sequência Inter, empate em 0a0 e 2a2 com Inter, derrotas para Cuiabá 0a1 e Vasco por 4a1, a zaga teve mudanças.
Contra o Inter, Diego Costa atuou com Alan Franco, depois contra o Corinthians e na derrota para o Cuiabá foram Arboleda e Diego. Contra o Vasco voltou a ser entre Diego e Diego Costa, derrota de 4a1.
O São Paulo não perdeu em NENHUM jogo na atual temporada em que Alan Franco e Arboleda iniciaram como titulares.
São 14 jogos, 12 vitórias e 2 empates para a dupla.
🛡️🚫 pic.twitter.com/NiuE9NtpZH
— SPFC Estatísticas 📊 (@spfcestatistica) July 9, 2024
Vale ressaltar que o Alan Franco tem sido o diferencial, são 21 jogos na temporada, sendo vinte como titular, e apenas uma derrota, a virada de 4a1 para o Vasco. Foram somente quinze gols sofridos com ele de titular. Assumiu titularidade com Luis Zubeldia e não saiu mais.
O companheiro Arboleda foi titular durante toda a temporada, foram 29 jogos, 25 gols sofridos. São 17 vitórias, 7 empates e 6 derrotas.
Os reservas, Diego Costa foi titular durante um período, atuou em 30 jogos, mas foram 22 como titular. São trinta gols sofridos, inclusive tem entrado com constância, por vezes na lateral-direita nos últimos quatro jogos. E o Ferraresi que retorna da seleção venezuela, fez 13 partidas, 11 como titular, são onze gols sofridos. Teve um período que Carpini, antigo técnico, optou por um sistema com três zagueiros.
Os números individuais em quinze rodadas do Brasileirão segundo SofaScore
Claro que são números frios, por vezes com os zagueiros entrando na partida e somam os gols. O Arboleda teve dois erros que levaram a chute no gol, mas não resultaram em gol no Brasileirão.
Os são-paulinos que mais desarmam no Brasileirão 2024: Igor Vinicius com 32, Alisson 22, Welington 21, depois tem Luciano com 14. Entretanto, em seguida vem os zagueiros, Alan Franco e Arboleda com 14 cada, Diego com 13.
No quesito cortes, o líder é Diego Costa com 47, Arboleda com 45 e Alan Franco com 37. Em interceptações, Luiz Gustavo com 15, Alisson e Welington com 13 cada, Diego Costa com 12, Igor Vinicius e Arboleda com 11 cada, Alan Franco é o décimo com 4.
Nos jogos sem sofrer gols, Alisson, Alan Franco e Welington em quatro jogos, Igor Vinicius, Arboleda, Diego e Rafael em três jogos. Pois em dribles sofridos, Alisson com 13, Igor e Michel com 10 cada, Alan Franco com 8. Em décimo vem Diego com 5 e em décimo segundo Arboleda com 4.