De olho no apito – Árbitro paraense comandará São Paulo e Fluminense na 22ª rodada do Brasileirão

Dewson é o terceiro de vermelho, contando após o Maicon. (Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

O árbitro da partida entre São Paulo e Fluminense no segundo turno do Brasileirão 2018, 22ª rodada, será o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, que pertence ao quadro da FIFA, seus assistentes Helcio Araujo Neves e Heronildo Freitas da Silva.

Apitando a Série A desde 2011, Dewson começou a apitar jogos do São Paulo apenas a partir de 2014, naquela temporada foram três partidas comandadas pelo paraense.

A primeira foi a vitória do São Paulo sobre o Bahia em 2014, 2 a 0, no retorno pós-Copa do Mundo no Brasil, estreia oficial do Kardec no São Paulo, que marcou um gol e o outro foi em pênalti convertido por Rogério Ceni, neste jogo foram 8 cartões amarelo aplicados. Depois apitou a derrota do São Paulo por 3 a 1 para o Coritiba, deu 6 amarelos. Por fim a vitória sobre o Criciúma em Santa Catarina, 2 a 1, foram 4 amarelos.

Em 2015 apitou a derrota de 3 a 1 para o Atlético-MG em Minas, e deu só um amarelo. Depois o empate de 2 a 2 com o Vasco em casa, foram 3 amarelos, um expulso pelo segundo amarelo (Matheus Reis) e pênalti para o Vasco convertido por Nene.

Já na temporada de 2016 apitou a vitória do São Paulo sobre o América-MG no Morumbi, 3 a 0, e 5 amarelos aplicados. Em seguida a vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense no Morumbi, deu 4 amarelos, e marcou um pênalti para cada lado, o do São Paulo foi cometido por Bruno Alves, na época no Figueirense, a bola bateu no braço dele, duvidoso, na cobrança Cueva perdeu, mas marcou no rebote para o São Paulo, e Carlos Alberto fez para os catarinenses. Ainda apitou a partida na penúltima rodada, vitória do São Paulo sobre o Atlético-MG no Independência, 2 a 1, foram 7 amarelos.

Na temporada de 2017 não apitou nenhuma partida do São Paulo, já em 2018 comandou o empate entre São Paulo e Bahia na Fonte Nova, 2 a 2, marcou pênalti para o Bahia com 12′, Hudson derrubou Zé Rafael na área, depois a equipe são-paulina empatou com Tréllez, sofreu o 2 a 1, e nos acréscimos fez o 2 a 2 com Shaylon.

Ao todo foram 100 jogos comandados na Série A, aplicou 521 cartões amarelo, média de 5 por partida, foram 16 expulsões pelo segundo amarelo e 7 expulsões diretas, ainda deu 25 penalidades.

Dewson Freitas em jogos do São Paulo
9 jogos
5 vitórias
2 empate
2 derrotas
46 cartões amarelos
1 expulsão (do São Paulo)
5 pênaltis (2 a favor e 3 contra)

Outros responsáveis, quarto árbitro Gustavo Rodrigues de Oliveira, árbitro assistente adicional 1 Lucas Paulo Torezin, e Fabio Filipus que será o adicional 2.

Pesquisa exclusiva em nosso portal, qualquer correção ou sugestão, interaja nos comentários! 

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.