CT da Barra Funda comemora 30 anos!

Foto: Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

Em 04 de abril de 1988 foi inaugurado o “Frederico Antônio Germano Menzen” (homenagem ao ex-presidente do São Paulo na década de 1930 e Sócio número 1 do São Paulo ) ou como popularmente conhecido, o CT da Barra Funda. Isso se deu através do esforço da comunidade são-paulina e também de uma empresa de cerveja.

O CT da Barra Funda é referência mundial no quesito em receber delegações para treinamentos. É lá que o time faz a pré-temporada e se concentra para as partidas disputadas. Também onde alguns atletas que vêm de fora, moram.

Lá também ficam o departamento de futebol, departamento médico, assessoria de imprensa, edição de vídeos, seguranças, cozinheiros, copeiros, campos e jardins, manutenção, lavanderia, o REFFIS, o Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica “Maria Zilda Gamba Natel”. E também a comissão técnica e jogadores profissionais.

As obras foram iniciadas em dezembro/82 com o projeto de engenharia do conselheiro e diretor José Carlos Brandileone. Até fevereiro de 1985 foi construído o gramado principal.

Foto: Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

Em 22 de junho de 1985 o CT, ainda incompleto, foi inaugurado em jogo amistoso, vencido pelo placar de 5 x 1:

22.06.1985 Jogo não-oficial. Amistoso
São Paulo (SP) Centro de Treinamento Frederico Antônio Germano Menzen
SÃO PAULO Futebol Clube 5 x 1 Seleção da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – ACEESP.

Escalação do SPFC: Moacir (Rodrigo); Musashi, Gláuber, Zigomar e Paulo César; Ramón, China e Freitas; Marim (Rudney), Edmilson e Lange (Marco Aurélio).

Escalação da ACEESP: Ronaldo (Oscar); Rodrigo, Inaba, Adi (Andair) e Fernando (Guari); Luciano (Márcio), Marcelo e Vágner; Dirceu (Rocha), Ricardo e Rino.

Gols: Edmílson; Luciano; Edmílson, Edmílson, Marco Aurélio e Inaba (contra).
Árbitro: Álvaro Pereira.

No dia 09 de abril de 1988 o CT foi inaugurado, de forma oficial, com cerveja e churrasco. Havia três campos de futebol, arquibancada para 2 mil pessoas, prédio com 16 apartamentos duplos e piscina.

Convite para a inauguração

Hoje,  a estrutura conta com 20 suítes duplas, 16 para os jogadores e 04 para a comissão técnica. Há salão de jogos, lan house, mesa de bilhar, jogos eletrônicos e conexão wireless. Na parte térrea fica a cozinha (industrial), refeitório para 50 pessoas, sala de TV, sala de palestras, sala da comissão técnica, departamento de futebol, áudio e vídeo, departamento médico e o REFFIS, construído em 2004, onde os atletas fazem as avaliações físicas e o trabalho de prevenção e recuperação de lesões.

Em 2013 foi inaugurado o complexo de imprensa. O destaque é o “Auditório Telê Santana”, onde são realizadas as coletivas. Há 03 campos oficiais, piscina coberta, campo de areia, quadra poliesportiva, arquibancada para 704 pessoas sentadas, quatro vestiários, consultórios, salão de cabeleireiro, sala de imprensa “José Porphyrio da Paz”, estacionamentos privativo e para convidados com um total de 164 vagas.

Planta original – Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

Em dezembro de 2017, o São Paulo FC teve seu contrato de concessão do CT renovado para mais 20 anos, prorrogáveis por mais 20.

Deuzana Rodrigues.

 

Deuzana Rodrigues

Cristã, mãe, são-paulina e apaixonada pela vida!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.