O São Paulo anunciou a contratação de dois jogadores para a disputa do NBB, que terá início para o tricolor na próxima terça-feira (15), diante do Corinthians. O majestoso será realizado no Ginásio Wlamir Marques, no Pq. São Jorge, ás 20h, com transmissão da ESPN.
O primeiro reforço foi o pivô Murilo Becker, que disputou o Campeonato Paulista pela Liga Sorocabana, onde teve médias de 13,4 pontos e 5,6 rebotes em pouco mais de 26 minutos. Se no futebol o pai de família é o Petros, certeza que no basquete o Murilo é digno dessa alcunha, o pivô tem 5 filhos, e a história de sua família emociona muita gente. Veterano e colecionador de títulos, Becker já foi MVP do NBB em 2012, campeão brasileiro em 2002, e 5 vezes all-star, sendo uma vez MVP da partida. Com bagagem e experiência, deve agregar bastante na rotação de Cláudio Mortari jogando na posição 5 junto com Renan Lenz e Douglas Kurtz. Com muitos projetos de base em suas equipes anteriores, ele deve continuar seus ideais com os jovens prodígios do time são-paulino. Com muita rodagem, já teve passagens por: Bauru, Franca, Maccabi Tel-Aviv, Minas, São José, Vasco, Vitória, Botafogo e a já citada LSB. Na última temporada teve médias de 4,1 pontos e 2,6 rebotes em 14,2 minutos. Conheça um pouco sobre Murilo Becker:
Idade: 36
Altura: 2,08m
Peso: 115kg
Posição: Pivô
MÉDIAS NO NBB:
Jogos: 326
Minutos: 26,2
Pontos: 14,5
Rebotes: 7,0
Assistências: 1,0
FG%: 56,7
3PT%: 31,9
O segundo reforço do tricolor foi contratado para substituir o ala-armador Desmond Holloway, que ficará fora por 6 meses, devido a uma lesão no ombro. Após dias de conversas, o São Paulo fechou contrato com Léo Meindl. O ala estava sem clube e fez sua pré-temporada no Oviedo, da Espanha, onde não continuou devido a falta de recursos financeiros por parte do clube. Com ótima estatura e versatilidade, Léo pode jogar tanto na posição 3 quanto na 2 e 4, sendo um dos jogadores mais polivalentes do elenco. Também com rodagens, passou por Franca, Bauru e Paulistano durante a carreira, e dessa vez fechou um vinculo com o time do Morumbi até junho de 2020. O jogador que já autou junto com Georginho, Lenz, Jefferson e Becker teve, na última temporada, médias de 14,9 pontos, 6,6 rebotes e 3,4 assistências em 26,5 minutos. Conheça um pouco sobre Léo Meindl:
Idade: 26
Altura: 2,00m
Peso: 97kg
Posição: Ala
MÉDIAS NO NBB:
Jogos: 270
Minutos: 26,8
Pontos: 11,7
Rebotes: 4,5
Assistências: 2,3
FG%: 45,1
3PT%: 32,8
O ENCAIXE:
A equipe do São Paulo está praticamente fechada para o NBB, mas ainda resta vaga para 1 estrangeiro. As opções que Cláudio Mortari tem disponível até o momento são:
Armadores: Georginho de Paula, Cassiano Bueno e Igor Araujo.
Ala-armadores: Jalen Jones e Desmond Holloway (fora por 6 meses).
Alas: Shamell Stallworth, Léo Meindl, Danilo Penteado e Nilo Jr.
Alas-pivôs: Jefferson William e João Mamedes.
Pivôs: Renan Lenz, Douglas Kurtz e Murilo Becker.
ROTAÇÃO:
O tricolor tem apenas 1 ala-armador disponível, com isso, três tipos de rotações devem ser testadas, e uma delas será a usada pelo treinador.
1: (1) Georginho, (2) Léo Meindl, (3) Shamell, (4) Jefferson e (5) Lenz
2: (1) Georginho, (2) Jones, (3) Léo Meindl, (4) Shamell e (5) Lenz
3: (1) Georginho, (2) Léo Meindl, (3) Shamell, (4) Lenz e (5) Becker
Em todos os possíveis times titulares o São Paulo agrega muita qualidade, mas deve sofrer com a rodagem do elenco. Grande parte dos jogadores que iniciarão a partida não devem jogar menos do que 30 minutos.
OPINIÃO:
Os reforços devem ajudar bastante o São Paulo durante o NBB, principalmente o Meindl que pode fazer 3 posições na quadra, o famoso all-around. Ter perdido o ala-armador Desmond Holloway foi um basque tremendo para o time paulista, com ele, o elenco subiria de patamar, podendo ser até favorito ao título. Murilo Becker também deve ajudar vindo do banco, muito devido a sua experiência, o pivô em determinados momentos pode fazer a posição 4, caso necessário, já que tem um chute consolidado. Com a vaga restante do elenco, a diretoria do tricolor deveria agir e trazer um armador com capacidade de organizar o time e de defender o perímetro, já que o Georginho é mais um scorer do que um armador nato. Trazendo um armador desse calibre, a equipe teria um quinteto espetacular, além de um banco melhor do que o atual.
Diego Marcondes, SPFC 24 Horas.