
Foi com muito drama, com muita tensão, que o São Paulo FC venceu o Flamengo (72-69), varreu o adversário por 3-0 e está na final do NBB!
Jogo 1: São Paulo sobe o tom e vence o Jogo 1 contra o Flamengo no Rio
Jogo 2: Torcida dá show e São Paulo abre 2 a 0 no Flamengo
O Jogo 3 da série melhor de cinco foi tudo o que se esperava. Duas equipes que sabiam o que estava em disputa em um Ginásio do Morumbi novamente lotado. Ao São Paulo, a chance única de matar um grande adversário em casa. Do lado flamenguista, um tudo ou nada que poderia virar o momento da série ao levar a decisão para o Rio de Janeiro.
Assim, os cariocas começaram o jogo com o que têm de melhor, usando o poste baixo com Hettsheimeir e Jaú e forçando o jogo físico. Já os são-paulinos repetiram o início ruim do Jogo 2, circulando pouco a bola e errando nas bolas de 3, aparentemente ansiosos com o calor da torcida. Quando os ânimos se acalmaram, o Tricolor melhorou, mas terminou o 1P perdendo por 19-27.
Mas foi no 2P que as mudanças de Bruno Mortari acabaram virando a maré para o SPFC. Com a intensidade de Coelho no perímetro e de Ansaloni no garrafão, os bancários acabaram mudando totalmente a partida, equilibrando os rebotes e forçando novamente os erros adversários. Some-se a isso um Marquinhos chamando o jogo e Malcom Miller brilhando nas bolas de 3, e o São Paulo fez uma parcial incrível (20-11), fechando o primeiro tempo com um ponto de vantagem (39-38).

No 3P, a tensão predominou. Ambas as defesas subiram o tom e foram sufocantes, forçando muitos erros de cada lado, mas o SPFC podia contar com sua melhor jogada: espaçamento no ataque para dar liberdade às infiltrações de Corderro Bennett e Marquinhos.
Com 54-49 no início do último quarto, a emoção estava garantida. A margem para falhas era mínima, mas o nervosismo tomou conta da quadra e ambos os lados cometeram erros importantes (14 a 15 ao total) até a última posse. Briga intensa no garrafão e bolas de três cruciais deixaram a tensão até o final. Quando tudo estava empatado, faltando menos de um minuto, a jogada desenhada por Mortari decidiu o duelo. Bennett segurou a bola até os últimos segundos de posse e fez o handoff para Malcom Miller arremessar de três. A bola chorou, rebolou… e caiu! Dali em diante, nada mais poderia nos tirar a vaga à final.
O tamanho do feito é enorme. Varrida sobre um dos melhores elencos e mais sólidos projetos do basquetebol brasileiro, três vitórias com autoridade e que não seriam conquistadas sem o apoio da torcida empurrando a equipe nos momentos cruciais no Morumbi. Um time que cresce na hora certa, uma defesa extremamente sólida e bem montada, variando de estilo e com trocas de marcação muito bem orquestradas. Além disso, um ataque que sabe o que fazer e quando fazer, em um elenco que sabe que pode contar sempre com dois ou três jogadores vindos do banco que são capazes de decidir.

Estamos na final. Resta saber qual será o adversário, com Franca (que não perdeu um jogo sequer na Fase de Classificação e tem dois astros ex-são-paulinos titulares da seleção brasileira) ou o também tradicional 123 Minas (que nos atropelou na primeira fase e também tem gringos do primeiro escalão) brigando pela outra vaga.
Só que uma coisa é certa: o São Paulo vem forte para buscar o seu primeiro título do NBB e terá uma torcida inigualável ao seu lado.
VAMOS SÃO PAULO, VAMOS SER CAMPEÃO!