Certo e errado: veja o que fazer em relação a cuidados com o Coronavirus

Leia a seguir, ponto a ponto, o que é certo, errado ou exagerado no PDF, de acordo com o especialista do hospital Emílio Ribas.

PROTOCOLOS DE ENTRADA EM CASA

1. Ao voltar para casa, não toque em nada antes de se higienizar. Correto

2. Tire os sapatos. Essa medida não evita o coronavírus, mas deveria ser seguida no dia a a dia.

3. Desinfete as patas do seu pet após passear. Essa medida não evita o coronavírus, mas deveria ser seguida no dia a a dia.

4. Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas e lave com alvejante com água quente (acima de 60 graus). Exagero. Água e sabão eliminam o vírus; passar a roupa é uma garantia extra.

5. Deixe bolsa, carteira, chaves etc. em uma caixa na entrada. Exagero. Basta manter a higienização dos itens.

6 . Tome banho. Se não puder, lave bem todas as áreas expostas. Correto

7. Limpe seu celular e os óculos com sabão ou álcool. Correto

8. Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar usando luvas. Exagero. É correto limpar as embalagens, mas o uso de luvas faz com que as pessoas se esqueçam da principal recomendação, que é lavar as mãos com água e sabão.

9. Tire as luvas com cuidado, jogue-as fora e lave as mãos. Errado. O uso de luvas só é recomendado por profissionais de saúde. O uso de luva faz com que as pessoas se esqueçam de lavar as mãos.

PROTOCOLOS DE CONVIVÊNCIA COM PESSOAS NOS GRUPOS DE RISCO

1. Dormir em camas separadas. Correto em termos. A pessoa infectada deve permanecer isolada em um cômodo da casa e, obviamente, não compartilhar cama.

2. Utilizar banheiros diferentes e desinfetá-los com água sanitária. Correto

3. Não compartilhar toalhas, toalhas de rosto, talheres, copos. Correto

4. Limpe e desinfete diariamente superfícies de alto contato. Correto

5. Lave roupas, lençóis e toalhas com mais frequência. Exagero. Manter uma boa higiene, com a lavagem correta das roupas e toalhas é suficiente.

6. Manter distância e dormir em quartos separados se uma pessoa estiver infectada. Correto em termos. A pessoa infectada deve ficar totalmente isolada. O contato deve ser mínimo e ela deve usar máscara.

7. Manter os quartos ventilados. Correto

8. Ligue para o disque 136 se tiver febre acima de 38 graus e dificuldade de respirar. Correto. Só procure o hospital se houver recomendação, para não sobrecarregar o sistema de saúde.

9. Não quebre a quarentena por duas semanas. Toda saída de casa é uma reinicialização do contato. Exagero. As pessoas devem manter o isolamento voluntário, saindo de casa o mínimo possível. Só devem permanecer em quarentena total se houver nova recomendação do Ministério da Saúde.

PROTOCOLOS PARA SAIR DE CASA

1. Ao sair, coloque uma jaqueta de manga longa. Exagero, ainda mais com o calor.

2. Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis e correntinhas. Exagero. O importante é manter a higiene das mãos e do rosto. Importante evitar de tocar olhos, nariz e boca se as mãos não estiverem higienizadas.

3. Se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara, pouco antes de sair. Errado. O uso de máscaras só é recomendado para cuidadores e profissionais de saúde. Se estiver com tosse ou gripe, não saia de casa.

4. Evite utilizar o transporte público. Correto. Siga a recomendação e evite a permanência em locais com aglomerações.

5. Se sair com seu pet, tente evitar que se esfregue contra superfícies externas. Correto

6. Leve lencinhos descartáveis e use-os para tocar superfícies. Exagero. Basta manter as mãos higienizadas e sair de casa o mínimo possível.

7. Amasse o lenço e jogue-o em um saco fechado dentro da lata de lixo. Exagero. Basta descartar o lenço usado no lixo.

8. Ao tossir ou espirrar, faça-o no cotovelo, não nas mãos ou no ar. Correto; mas é sempre preferível tossir ou espirrar cobrindo boca e nariz com um lenço de papel, que deve ser descartado.

9. Evite usar dinheiro. Se necessário, imediatamente higienize suas mãos. Correto. Mas o uso de cartões também requer cuidado; se possível, limpe-os com álcool.

10. Lave ou higienize suas mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície. Correto. Sempre priorizando a lavagem das mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos.

11. Não toque o rosto antes de higienizar as mãos. Correto.

12. Mantenha distância das pessoas. Correto. A recomendação é evitar aglomerações e guardar distância de pelo menos 1 metro de outra pessoa.

O aplicativo Coronavírus – SUS que também ajuda sobre os sintomas, e indica UBS que você deve seguir caso tenha algum problema.

Fonte: Folha.uol.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.