Campeonato Paulista de Futebol Feminino inicia-se em setembro

São Paulo busca o terceiro título na competição

Por: Ana Lopes

Na última sexta-feira (28), a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu em videoconferência realizada com os clubes participantes, o início do Campeonato Paulista. A 28ª edição terá início no dia 30 de setembro e contará com 12 equipes, divididas em dois grupos.

 A antiga tabela, com início previsto para o mês de abril foi anulada em decorrência da pandemia da Covid-19. Desde então, o número de equipes foi reduzido após a desistência de 4 participantes (Portuguesa, Caldeirão Piracicaba, Internacional e União Mogi das Cruzes), que não serão punidas, tendo em vista que o campeonato ainda não foi iniciado.

Campeão do torneio em 1997 e em 1999, o São Paulo vai em busca do terceiro título estadual. No ano passado, o time obteve uma das campanhas mais regulares da competição, com 10 vitórias, 7 empates, 3 derrotas e 31 gols marcados, ficando assim, com o vice campeonato.

CONFIRA ⇒ São Paulo retornou com vitória no Brasileirão Feminino

Na primeira fase deste ano, o São Paulo fará parte do grupo 1 composto, além do tricolor, por: Ferroviária, Palmeiras, Realidade Jovem, Red Bull Bragantino e Taboão da Serra. O grupo 2 tem: Corinthians, Juventus, Nacional, Santos, São José e Taubaté.

Com a redução, neste ano, o campeão disputará 11 jogos. Na primeira fase, os times disputam confrontos diretos entre os participantes de cada grupo, classificam-se para as quartas de final os quatro melhores de cada um. Os quatro clubes eliminados na segunda fase disputam a Copa Paulista. Os classificados disputam semifinais e finais, com jogos de ida e volta.

Em função dos protocolos de segurança definidos, a CBF irá custear os exames de Covid-19 de todas as atletas e equipe técnica do tricolor, antes dos treinos e jogos. Para equipes que não disputam o Campeonato Brasileiro e não tem exames pagos pela CBF, cabe à FPF arcar com os gastos.

O calendário oficial com as datas, locais e horários dos jogos ainda não foi divulgado pela Federação. A previsão de término do estadual feminino é 4 de dezembro. Assim como no Brasileirão, os jogos acontecem com portões fechados para o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.