Caros Tricolores Tri-Campeões Mundiais. Mais uma rodada se passou, mais uma rodada sem reação, mais uma rodada na zona de rebaixamento. Pior que isso: mais uma rodada em que jogamos em casa contra um time relativamente fácil de se vencer, mas não obtivemos o resultado esperado. Abrimos dois gols de vantagem e acabamos sofrendo o empate em questão de 10 minutos, ou algo assim.
Se a arbitragem teve ou não influencia no resultado, vai da opinião de cada um. No meu ponto de vista, não foi o fator determinante. Até porque, sabemos que, se fôssemos nós no lugar da Ponte Preta, talvez nem teríamos empatado a partida.
Enfim, após mais um jogo, de certa forma, vexatório, os jogadores e técnico foram vaiados, xingados e por aí vai. Cueva foi um que nem ouviu muita coisa, pois saiu direto para o vestiário assim que o juiz colocou o apito na boca para encerrar o jogo, esbravejando sozinho, gesticulando com uma fisionomia de raiva. Não contente, disparou sobre os repórteres, alegando que Rodrigo Caio deveria responder às perguntas. Enfim, jogadores e comissão técnica tiveram que ouvir de tudo e, ainda por cima, dar explicações.
Mas ora, e os “chefões” do São Paulo Futebol Clube? Por onde andam? Já faz um tempinho que não vemos as caras deles, não é? Não estou aqui cravando que são os únicos culpados por esta situação. Afinal, todos os envolvidos têm sua culpa no cartório, inclusive jogadores e o Sr. Dorival Júnior, que desde que chegou não deu uma cara ao time.
No entanto, passo longe de dizer que a diretoria não tem culpa, até porque seria um completo absurdo. A decisão é deles em qualquer que seja o segmento, às vezes até em escalações. Porém, nunca aparecem quando o time perde ou sequer vence uma partida, quando a crise vai se alastrando pelos corredores do Morumbi e dos CT’s. Se eles são os manda-chuvas do Clube, por que só dão as caras para apresentar reforços?
Vender jogadores faz parte, é quase que impossível bater de frente com o mercado europeu, pois o jogador quase sempre escolhe sair, ir para lá. Mas tem também o seguinte: FAÇA A PROPAGANDA DO CLUBE QUE SE PRESIDE, FAÇA SUA PARTE EM AO MENOS TENTAR SEGURAR OS JOGADORES! TENTE CONVENCÊ-LOS A FICAR! Sempre funciona? Claro que não, mas ao menos não se sente o remorso de não ter tentado, né? Sanou as dívidas do clube com isso? Talvez, pois nem sequer existe a transparência necessária para que a torcida tenha acesso a tais informações de forma clara.
Outra coisa que nunca me conformei em relação às atitudes dos diretores: o tratamento com Rogério Ceni. Contratá-lo foi um erro? Bem provável, mas só foi possível saber após tentar. Muitos ficaram extasiados quando Ceni foi anunciado, dizendo que nosso ídolo seria maior ainda porque seria bem sucedido até como técnico. Depois, os mesmos torcedores até mesmo o xingavam, mas falando da diretoria, o demitiram de forma completamente desconsiderável. Sem nem sequer uma coletiva formal com o Mito, com ele também dando sua versão dos fatos. Não, ele simplesmente foi chutado e ficou por isso mesmo.
Por fim, novamente, peço que Leco & Cia dêem as caras também. Sei que não é fácil ser detonado em âmbito nacional, mas para se assumir os cargos pertinentes aos senhores, este é um tipo de risco iminente, ainda mais quando não se trabalha de forma eficiente. Não vou dizer incompetente, pois no meio dos diversos erros, também houveram acertos.