O São Paulo está em sua quinta semifinal de Copa do Brasil na história, foram quatro disputas até aqui em 2000, 2002, 2012 e 2015 contra diferentes equipes e também em momentos totalmente distintos do Tricolor Paulista.
A equipe são-paulina foi finalista apenas em 2000, quando perdeu para o Cruzeiro, e é um dos grandes clubes que menos participou da competição. Foram apenas 20 participações, só bate o Santos que teve 18. Ficou fora por conta da Copa Libertadores 1992, e depois de 2004 até 2010 também não participou no período que os clubes que estavam na Libertadores, não disputavam a copa nacional.
1 – 2000: São Paulo 6×3 Atlético Mineiro
Na primeira vez em uma semifinal, o São Paulo fez o dever de casa jogando em casa, venceu por 3×0. No fim do primeiro tempo, Rogério Pinheiro abriu o placar de cabeça. E a solução veio do banco, faltando poucos minutos para o fim, Carlos Miguel que tinha acabado de entrar, marcou o 2×0, e já nos acréscimos, Fabiano, que também entrou na segunda etapa e tinha dado o passe para o segundo gol, fechou o placar em 3×0.
Depois na volta, no Mineirão, Marcelinho Paraíba abriu o placar com 10 minutos. Guilherme empatou e virou a partida. Mas Marcelinho Paraíba fez o 2×2, Ramon marcou o 3×2, porém deu tempo do terceiro gol de Marcelinho Paraíba, 3×3, e o São Paulo na decisão.
Curiosamente, o Atlético-MG tinha como treinador, o Márcio Araújo, ex-volante são-paulino e atualmente auxiliar técnico do Fernando Diniz no São Paulo.
Ficha técnica – São Paulo 3×0 Atlético Mineiro
São Paulo: Rogério Ceni, Belletti, Rogério Pinheiro, Edmilson e Fábio Aurélio; Alexandre, Vagner e Raí (Fabiano); Marcelinho Paraíba, Sandro Hiroshi (Carlos Miguel) e Edu (França). Técnico: Levir Culpi
Atlético-MG: Velloso, Bruno Heleno, Márcio Goiano, Gilberto Silva e Ronildo (Irênio); Cleison, Gallo, Lincoln e Ramon (André Neles); Guilherme e Marques. Técnico: Márcio Araújo
2 – 2002: Corinthians 3×2 São Paulo
Em 2002, a história foi diferente, clássico contra o Corinthians, e no primeiro jogo foi 2×0 para a equipe rival dentro do Morumbi, dois gols de Deivid. O centroavante abriu o placar, França teve a chance de empatar, mas perdeu pênalti e ainda sentiu uma lesão depois… No fim Deivid marca o segundo gol em um chutão para frente, vacilo defensivo do Tricolor.
No jogo de volta, também no Morumbi, o São Paulo abriu o placar com Reinaldo após escanteio. O Corinthians empatou em bola parada que sobrou para Deivid, 1×1 no Morumbi. Reinaldo mandou bola no travessão e Kaká aproveitou para fazer 2×1 e dar esperança ao torcedor são-paulino, mas Kaká sente lesão, Corinthians melhorou e teve um gol anulado ainda…
Ficha técnica – Corinthians 1×2 São Paulo
Local: Cícero Pompeu de Toledo, São Paulo, SP
Data: 01 de maio de 2002 (quarta-feira)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça
Gols: Deivid (Corinthians); Kaká e Reinaldo (São Paulo)
Público: 36.007 torcedores
CORINTHIANS: Dida; Rogério, Anderson Cléber, Fábio Luciano, Édson Silva, Fabrício de Souza, Vampeta, Ricardinho, Deivid, Leandro Lessa (Fabinho) e Gil (Renato Abreu); Técnico: Carlos Alberto
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Belletti, Émerson, Jean, Gustavo Nery, Maldonado, Fábio Simplício, Lúcio Flávio (Souza), Adriano (Júlio Baptista), Kaká (Sandro Hiroshi) e Reinaldo; Técnico: Nelsinho Baptista
3 – 2012: Coritiba 2×1 São Paulo
Uma história mais recente foi em 2012 contra o encardido time do Coritiba, duas vezes finalista da Copa do Brasil com o técnico Marcelo Oliveira, e Vanderlei, Everton Ribeiro, Willian Farias, Tcheco e Lucas Mendes, acabou perdendo para o São Paulo do Emerson Leão no Morumbi, em grande jogada individual do Lucas que marcou um golaço aos 44 minutos do segundo tempo e resolveu o jogo em 1×0. Anteriormente, Paulo Miranda foi expulso e comprometeu o time.
Na volta, o Coritiba veio para cima no Couto Pereira, se impôs, enquanto a zaga do São Paulo bateu cabeça com Rhodolfo e Edson Silva, pelo alto marcou com Emerson Santos e Everton Ribeiro, resolvendo assim a semifinal daquele ano.
Ficha técnica – Coritiba 2×0 São Paulo
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 20/06/2012
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Gols: Emerson (Coritiba), aos 28 minutos do primeiro tempo; Everton Ribeiro (Coritiba), aos 16 minutos do segundo tempo;
Coritiba: Vanderlei, Ayrton, Emerson, Pereira, Lucas Mendes, Willian, Sergio Manoel, Rafinha (Rafael Silva), Everton Ribeiro (Lincoln), Roberto (Gil) e Everton Costa; Técnico: Marcelo Oliveira
São Paulo: Denis, Rodrigo Caio, Rhodolfo, Edson Silva, Cortez (Willian José), Denilson, Casemiro (Maicon), Cícero, Jadson (Fernandinho), Lucas e Luis Fabiano; Técnico: Emerson Leão.
4 – 2015: Santos 6×2 São Paulo
O duelo mais recente foi na semifinal da Copa do Brasil de 2015, o São Paulo de Juan Carlos Osorio tirou o Vasco, mas veio em grande crise política, Aidar sofrendo impeachment, e Osorio pediu para sair… Doriva assumiu na reta final do ano.
Na ida, o São Paulo viu a situação desmoronar no Morumbi… No começo, o Santos de Vanderlei teve que se segurar, mas com 14 minutos, Gabriel marcou 1×0 para os santistas, mas Pato empatou a partida em 1×1, e dai veio o dilúvio em São Paulo, campo encharcado, Ganso teve grande chance com 41 minutos, mas perdeu… No começo do segundo tempo, Ricardo Oliveira fez 2×1, e depois Marquinhos Gabriel ampliou, deixando o Tricolor sem reação.
No jogo de volta, o Doriva escalou uma tática kamikaze, e marcou o último jogo oficial do Rogério Ceni no São Paulo. Logo no começo Ricardo Oliveira fez 1×0, Marquinhos Gabriel ampliou com 20 minutos, e Ricardo Oliveira fez 3×0 com 23 minutos do primeiro tempo. Rogério Ceni saiu lesionado, e Michel Bastos marcou um belo para diminuir.
Ficha técnica – Santos 3 x 1 São Paulo
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Público: 13.932 pagantes
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Gols: Ricardo Oliveira aos 11min e aos 23min e Marquinhos Gabriel aos 20min do segundo tempo; Michel Bastos aos 26min do segundo tempo.
SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes (Chiquinho), Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima (Geuvânio); Marquinhos Gabriel (Alison), Gabriel e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior
SÃO PAULO: Rogério Ceni (Denis); Bruno, Lucão, Lyanco e Matheus Reis; Rodrigo Caio, Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato, Alan Kardec (Centurión) e Luis Fabiano (Wesley). Técnico: Doriva.
E em 2020…
São Paulo enfrenta o Grêmio, perdeu o primeiro jogo por 1×0 na Arena do Grêmio e terá a decisão da vaga para a final nesta quarta-feira (30) às 21h30 no Estádio do Morumbi.
Facebook: @SPFC24Horas | Instagram: @spfc24horas | Twitter: @spfc24horas_