Analise do reforço – Raniel

(Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

O 12° reforço do São Paulo em 2019 é o Raniel, o centroavante foi revelado pelo Santa Cruz e atuou no Cruzeiro nas últimas três temporadas e meia.

Raniel, 23 anos, surgiu para o profissional do Santa Cruz em 2014, onde atuou apenas 5 vezes e foi pego no doping por uso de cocaína. Ainda conseguiu jogar o Estadual e o fim da Série B em 2015, na temporada foram 15 partidas e 2 gols. Na temporada de 2016, começou defendendo o Santa Cruz, foram 21 partidas, nenhum gol, e acabou negociado para o Cruzeiro, na equipe mineira chegou para reforçar o sub-20.

Em 2017 começou seu ciclo no profissional do Cruzeiro, mesmo que não atuando muito, foram 23 partidas e 4 gols marcados, foram apenas 7 partidas como titular, inclusive começou titular a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, mas sentiu uma lesão com apenas seis minutos. Raniel sofreu  bastante com lesões na temporada.

Na última temporada, 2018, Raniel bateu seu recorde de jogos e gols em uma temporada, foram 55 jogos e 9 gols marcados, mas foi titular em apenas 18 partidas. O atacante foi importante na final da Copa do Brasil daquele ano contra o Corinthians, fez bela jogada para o gol de Arrascaeta, que definiu o título cruzeirense.

Na atual temporada, Raniel atuou 11 vezes e marcou 3 gols, o atacante vinha perdendo espaço no time de Mano Menezes, já que Sassá e Fred dominaram o setor, pelos lados do campo não agrada tanto…

A posição de origem de Raniel é sim centroavante, ou seja, atua centralizado no comando de ataque, é um atleta de grande vigor físico, tem 1m81 e usa em seu favor. Ao mesmo tempo o fato de não ter muitos gols na carreira, e por já ter atuado aberto ou como meia ofensivo, fala-se que não é centroavante, mas é sim, e no São Paulo chega para essa função. No decorrer é claro que pode ter novidades, adaptações, ou por ventura atuar em uma nova função.

A carreira do Raniel até esse momento demonstra ser uma grande incógnita. Surgiu como um atleta promissor do Santa Cruz, teve momentos de importância no Cruzeiro, mas nunca engatou uma grande sequência de jogos como titular, e ainda não mostrou seu lado goleador, já que sua posição exige isso, portanto é uma duvida.

Apesar de individualmente não ter estourado ainda, Raniel é vitorioso na carreira, ganhou dois Campeonatos Pernambucano (2015 e 2016), dois Campeonatos Mineiro (2018 e 2019), duas Copa do Brasil (2017 e 2018) e uma Copa Nordeste (2016).

Ponto forte

Força física é uma grande característica do Raniel, além disso costuma ser brigador dentro de campo, somado o primeiro ponto com o segundo, colabora bastante na posição de centroavante. Vale ressaltar que não é tão limitado tecnicamente, mas é um ponto que pode ser aprimorado no Morumbi.

Ponto fraco

Lesões, relatos de que o jogador sofre muito com contusões, e por isso nunca teve uma grande sequência. Tem histórico de doping, portanto precisa ficar atento no extra-campo do atleta, mesmo que já tenham se passado três anos. E por ser centroavante, é preocupante o baixo número de gols, não tem histórico goleador…

Curiosidade

Estreou no Brasileirão em uma partida contra o São Paulo, foi na primeira rodada do Brasileiro de 2017, atuou alguns minutos da vitória cruzeirense por 1 a 0.

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.