Análise do Reforço: Gabriel Neves

(Foto: @saopaulofc)

O São Paulo finalmente contratou Gabriel Neves, inicialmente por empréstimo até o fim de 2022, mas com opção de compra. Ou seja, o volante uruguaio de 24 anos, chega com boas expectativas pela sua qualidade técnica.

Começo de carreira

Formado pelo Nacional, Gabriel Neves só defendeu as cores do clube até o momento. Primeiramente surgiu no profissional do clube em 2018, quando fez 8 jogos naquela temporada e começa sua carreira… Mas uma fratura no dedo do pé atrapalhou seu início.

mapa-neves

Mas foi em 2019, que sua carreira começou a deslanchar. Afinal, volante canhoto de qualidade técnica e com ótima saída de bola, chamou atenção. Nesta temporada foram 32 jogos, 2 gols e 2 assistências, recebeu 12 cartões amarelo, no todo 2.417 minutos na temporada que seu time conquistou a Liga e a Supercopa Uruguaia.

No ano de 2020, as coisas melhoraram, e muito… Ou seja, o volante fez 34 jogos, manteve média de gols, 2 marcados, porém foram 9 assistências. Portanto, um crescimento no desempenho, diminuiu médias de cartões, recebeu quatro amarelos e um vermelho. Por fim, ainda atuou mais minutos, 2.885, sendo participativo em mais uma conquista da Liga Uruguaia.

Passagem pela seleção uruguaia

Outra camisa que vestiu na carreira foi a da seleção do Uruguai. A começar pelo sub-20, onde atuou em partidas durante 2016, mas não esteve na seleção para o mundial da categoria.

Com a temporada muito positiva em 2020, o Gabriel Neves foi chamado a seleção do Uruguai em novembro, e atuou poucos minutos na vitória de 3×0 sobre a Colômbia. Entretanto contra o Brasil, ficou apenas na reserva.

A última temporada: 2021

Depois de um grande momento vivido em 2020, sondagens do mundo europeu, o volante estava em fase em crescente… Porém, vieram problemas no joelho, a negociação com o São Paulo e possibilidade de saída…

O que era para ser uma grande temporada, acabou sendo muito aquém do que produziu em 2020. Nesse sentido, foram apenas 17 jogos e uma assistência, com apenas 930 minutos em campo.

neves
Reprodução/oGol

Ou seja, sem mesma intensidade, o volante acabou perdendo espaço na reta final, ficou na reserva nos últimos seis jogos pelo clube, entrou em quatro. Entretanto, anteriormente, inclusive na eliminação para o rival Peñarol na Sul-Americana, foi substituído ‘cedo’ em quatro partidas seguidas.

Lesões
neves-lesao
Reprodução/Transfermarkt

O volante tem apenas 24 anos, mas já sofreu algumas lesões em sua carreira. A maior foi em 2018, quando fraturou o dedo no início da carreira e desfalcou o time em 12 partidas. Em seguida, na temporada de 2019, realizou uma cirurgia no pé e o tirou de combate por 63 dias.

Já na temporada de 2021, sofreu uma lesão no joelho, quando negociava com o São Paulo e corria risco de cirurgia. Entretanto, os médicos uruguaios avaliaram que não era necessário intervenção em fevereiro, depois voltou a sofrer com dores…

Estilo de jogo

Canhoto e de qualidade técnica, Gabriel Neves é o volante moderno. Ou seja, aquele jogador que marca e cria jogadas pelo meio de campo, como os números irão mostrar a seguir…

Pelo Nacional, segundo o Transfermarkt foram 91 jogos, 4 gols e 13 assistências, dados um pouco diferentes do SofaSocre. Ainda sim, mostra um grande índice de passes certos, e de taxas defensivas, como desarmes e bolas recuperadas na sua passagem pelo Nacional.

Outro dado do SofaScore foram somente dos jogos internacionais. Ou seja, 12 partidas pelo Nacional, chama atenção para 36 desarmes, 120 bolas recuperadas, e ainda 14 passes decisivos, já nos duelos ganhos foram 74 de 170, quase a metade.

Para finalizar, nada melhor que o próprio jogador falando sobre: “No meio de campo, posso atuar de volante à frente da zaga ou um pouco mais avançado… Chego com muita gana, pronto para ajudar da melhor maneira possível!”

Ponto forte

Um jogador de qualidade técnica e com idade para amadurecer mais… É daqueles volantes modernos no futebol sul-americano, sonho de consumo dos clubes: marca, cria e ataca.

Na temporada de 2020 demonstrou muita capacidade para dominar o meio de campo. Tanto que chamou atenção até mesmo da seleção uruguaia, que raramente tem uma ‘renovação’.

Ponto fraco

São dois fatores que pesam. Primeiramente, sua má temporada de 2021, caiu muito de produção. E com isso, devemos comentar sobre o fator lesão, pela idade que tem, sofreu lesões que atrapalharam seu desenvolvimento, ou seja, na continuidade de qualidade.

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários

Fábio Martins (@fbiomartins1)

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.