O São Paulo finalmente contratou Gabriel Neves, inicialmente por empréstimo até o fim de 2022, mas com opção de compra. Ou seja, o volante uruguaio de 24 anos, chega com boas expectativas pela sua qualidade técnica.
Começo de carreira
Formado pelo Nacional, Gabriel Neves só defendeu as cores do clube até o momento. Primeiramente surgiu no profissional do clube em 2018, quando fez 8 jogos naquela temporada e começa sua carreira… Mas uma fratura no dedo do pé atrapalhou seu início.
Mas foi em 2019, que sua carreira começou a deslanchar. Afinal, volante canhoto de qualidade técnica e com ótima saída de bola, chamou atenção. Nesta temporada foram 32 jogos, 2 gols e 2 assistências, recebeu 12 cartões amarelo, no todo 2.417 minutos na temporada que seu time conquistou a Liga e a Supercopa Uruguaia.
No ano de 2020, as coisas melhoraram, e muito… Ou seja, o volante fez 34 jogos, manteve média de gols, 2 marcados, porém foram 9 assistências. Portanto, um crescimento no desempenho, diminuiu médias de cartões, recebeu quatro amarelos e um vermelho. Por fim, ainda atuou mais minutos, 2.885, sendo participativo em mais uma conquista da Liga Uruguaia.
Passagem pela seleção uruguaia
Outra camisa que vestiu na carreira foi a da seleção do Uruguai. A começar pelo sub-20, onde atuou em partidas durante 2016, mas não esteve na seleção para o mundial da categoria.
Com a temporada muito positiva em 2020, o Gabriel Neves foi chamado a seleção do Uruguai em novembro, e atuou poucos minutos na vitória de 3×0 sobre a Colômbia. Entretanto contra o Brasil, ficou apenas na reserva.
A última temporada: 2021
Depois de um grande momento vivido em 2020, sondagens do mundo europeu, o volante estava em fase em crescente… Porém, vieram problemas no joelho, a negociação com o São Paulo e possibilidade de saída…
O que era para ser uma grande temporada, acabou sendo muito aquém do que produziu em 2020. Nesse sentido, foram apenas 17 jogos e uma assistência, com apenas 930 minutos em campo.
Ou seja, sem mesma intensidade, o volante acabou perdendo espaço na reta final, ficou na reserva nos últimos seis jogos pelo clube, entrou em quatro. Entretanto, anteriormente, inclusive na eliminação para o rival Peñarol na Sul-Americana, foi substituído ‘cedo’ em quatro partidas seguidas.
Lesões
O volante tem apenas 24 anos, mas já sofreu algumas lesões em sua carreira. A maior foi em 2018, quando fraturou o dedo no início da carreira e desfalcou o time em 12 partidas. Em seguida, na temporada de 2019, realizou uma cirurgia no pé e o tirou de combate por 63 dias.
Já na temporada de 2021, sofreu uma lesão no joelho, quando negociava com o São Paulo e corria risco de cirurgia. Entretanto, os médicos uruguaios avaliaram que não era necessário intervenção em fevereiro, depois voltou a sofrer com dores…
Estilo de jogo
Canhoto e de qualidade técnica, Gabriel Neves é o volante moderno. Ou seja, aquele jogador que marca e cria jogadas pelo meio de campo, como os números irão mostrar a seguir…
Pelo Nacional, segundo o Transfermarkt foram 91 jogos, 4 gols e 13 assistências, dados um pouco diferentes do SofaSocre. Ainda sim, mostra um grande índice de passes certos, e de taxas defensivas, como desarmes e bolas recuperadas na sua passagem pelo Nacional.
Outro dado do SofaScore foram somente dos jogos internacionais. Ou seja, 12 partidas pelo Nacional, chama atenção para 36 desarmes, 120 bolas recuperadas, e ainda 14 passes decisivos, já nos duelos ganhos foram 74 de 170, quase a metade.
Para finalizar, nada melhor que o próprio jogador falando sobre: “No meio de campo, posso atuar de volante à frente da zaga ou um pouco mais avançado… Chego com muita gana, pronto para ajudar da melhor maneira possível!”
Ponto forte |
Um jogador de qualidade técnica e com idade para amadurecer mais… É daqueles volantes modernos no futebol sul-americano, sonho de consumo dos clubes: marca, cria e ataca.
Na temporada de 2020 demonstrou muita capacidade para dominar o meio de campo. Tanto que chamou atenção até mesmo da seleção uruguaia, que raramente tem uma ‘renovação’.
Ponto fraco |
São dois fatores que pesam. Primeiramente, sua má temporada de 2021, caiu muito de produção. E com isso, devemos comentar sobre o fator lesão, pela idade que tem, sofreu lesões que atrapalharam seu desenvolvimento, ou seja, na continuidade de qualidade.
Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários
Fábio Martins (@fbiomartins1)