Na 31ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo visitará o Vitória no Estádio Barradão, na Bahia, jogo de opostos, a equipe são-paulina que quer a manutenção do G-4, enquanto os baianos querem sair do Z-4!
Assim como quase todas as equipes do Brasileirão, o Vitória trocou de técnico do primeiro para o segundo turno, começou com Vagner Mancini, mas caiu na 16ª rodada, ainda teve dois jogos com o interino, e na 19ª rodada Carpegiani assumiu a equipe.
Mancini tinha livrado o Vitória do rebaixamento em 2017 e começou a temporada de 2018 como técnico do clube, mas não teve um ano de 2018 dos sonhos, mesmo que em 41 jogos, foram 20 vitórias, 7 empates e 14 derrotas, 66 gols marcados e 59 sofridos, a equipe baiana perdeu a final do Estadual para o rival Bahia, perdendo os dois jogos, caiu nas quartas de final da Copa do Nordeste e na Copa do Brasil até surpreendeu, tirou o Internacional, mas ficou nas oitavas contra o Corinthians.
Com o time em crise, o Vitória recorreu para Carpegiani, técnico experiente que já trabalhou no São Paulo e na última temporada fez um ótimo trabalho no seu rival, Bahia, pois o técnico assumiu a equipe na última rodada do primeiro turno, desde lá foram 12 jogos, 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, 10 gols marcados e 15 sofridos.
CONFIRA ⇒ O pré-jogo de Vitória e São Paulo válido pela 31ª rodada
Da 25ª rodada contra o Ceará fora de casa, passando por Botafogo em casa, Internacional fora, fechando contra o Santos em casa na 28ª rodada, o Vitória perdeu todas, deu um respiro ao vencer o rival direto, Chapecoense, na 29ª rodada, 1 a 0 fora de casa, mas empatou com o Corinthians em casa e acabou retornando para a zona de rebaixamento…
Em 2018, o Vitória fez 59 jogos, venceu 25, empatou 11 e perdeu 23, foram 82 gols marcados e 85 sofridos, a equipe tem um número de 157 cartões amarelos, 90 só no Brasileirão, sendo o time com mais cartões até o momento, e ainda teve 14 expulsões na temporada.
No primeiro turno, o Vitória de Vagner Mancini enfrentou o São Paulo no Morumbi com: Elias, Cedric, Bruno Bispo, Ramon e Jeferson; Lucas Marques, Yago; Wallyson, Rhayner e Neilton; André Lima. Escalação ofensiva que contou com 4 jogadores de ataque, sendo três deles ex-São Paulo, Neilton, Wallyson e André Lima.
O técnico Carpegiani também é ofensivo, o provável time segue no 4-2-3-1: Ronaldo, Jeferson, Lucas Ribeiro, Ramon e Fabiano; Willian Farias e Rodrigo Andrade; Rhayner, Neilton e Erick; Léo Ceará.
A diferença do time de Mancini para o de Carpegiani são as mudanças das peças ofensivas, Erick e Leo Ceará ganharam espaço, deixando o time mais leve, já na vaga de volante tem mudado, o Willian Farias atuou contra a Chapecoense e retorna contra o São Paulo, enquanto o Rodrigo Andrade atuou nas últimas duas partidas e será mantido.
Como citado acima, o Vitória contém um time de muita velocidade, jogadores que gostam de partir para cima, muita movimentação, inclusive o atleta de ‘referência’ que é o Léo Ceará, diferente do que era o André Lima na equipe do primeiro turno, e a ponta ganhou mais intensidade com Erick ao invés de Wallyson. Em contrapartida, o sistema defensivo segue sendo um grande problema, são muitos gols sofridos na temporada…
RELEMBRE ⇒ A análise do Vitória na 12ª rodada do primeiro turno
O artilheiro da temporada é o Neilton, 20 gols marcados, seguido por Denílson que fez 11 gols, mas já deixou a equipe, e seguindo a linha de ex-são paulinos, André Lima é o terceiro com 9 gols, já o volante Yago marcou 8. O líder de assistências é o Neilton, foram 7 passes para gol, ainda deu 40 assistências para finalizações no Brasileirão 2018.
Ponto forte |
Movimentação ofensiva, o Vitória tem um ataque muito perigoso, velocistas que incomodam bastante qualquer defesa, portanto é necessário ficar muito atento, principalmente pelos lados do campo.
Ponto fraco |
Sistema defensivo, o Vitória é a pior defesa do Brasileirão 2018, são 51 gols sofridos em 30 partidas, na temporada sofreram 85 gols em 59 jogos, ou seja, número absurdo defensivamente, sofrem gol praticamente em todos os jogos, é preciso aproveitar essa fragilidade defensiva, e um dos caminhos são os laterais deles, assim como o segundo volante também não é um grande marcador.
Outro detalhe é que o Vitória recebe muitos cartões amarelos, o que podem prejudicar bastante o desempenho do time, além do fato de ficarem pendurados na partida, pode gerar alguma expulsão, aconteceu no Morumbi, foi de maneira direta, mas matou a equipe baiana dentro daquela partida.
Fique de olho |
Erick, o jovem atacante revelado pelo Náutico, é um atleta de lado de campo que contém muita habilidade e velocidade, pois tem sido decisivo nos últimos jogos da equipe, marcou gol contra o Vasco, deu assistência na vitória sobre a Chapecoense e também no empate contra o Corinthians, é o atleta que vive melhor fase. Neilton pelos números é preciso ficar muito atento, joga solto, cria bastante, mas a fase não é das melhores.
CONFIRA TAMBÉM ⇒ Detalhes sobre o árbitro do jogo entre Vitória e São Paulo
Curiosidade |
O São Paulo venceu com tranquilidade o Vitória no primeiro turno, o panorama era parecido com o deste segundo turno, mas a fase são-paulina era melhor, já sonhava com título, porém a meta era a Libertadores, como é atualmente, e o Vitória lutando contra a zona de rebaixamento.
Reencontro |
O volante Arouca, os atacantes Wallyson e Neílton já atuaram no Tricolor Paulista, reencontraram o clube neste noite. Do lado são-paulino o zagueiro Anderson Martins reencontra seu clube de formação, e o atacante Tréllez que atuou pelo clube em 2017 e no começo de 2018.
Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!
Abraços
Fábio Martins