Análise do adversário – Lanús | Sul-Americana 2020

(Foto: Lanus)

Depois das análises dos confrontos na Copa Libertadores, Binacional, River Plate e LDU, vamos para o novo desafio que é na Copa Sul-Americana, e teremos pela frente a equipe do Lanús.

O Club Atlético Lanús foi fundado em 1915, são 105 anos de tradição, contém um título da Copa Conmebol em 1996, dois argentinos (2007 e 2016), uma Supercopa Argentina (2016), e uma Sul-Americana de 2013, que por pouco não enfrentou o São Paulo na decisão, a equipe do Morumbi caiu na semifinal para a Ponte Preta… Por isso nunca teve o confronto entre as equipes até aqui.

Em 2017 foi vice-campeão da Copa Libertadores, perdendo para o Grêmio, e em 1997 vice da Copa Conmebol, com direito a batalha campal em campo contra o Atlético Mineiro.

Na temporada 2019-20, o Lanús fez 26 jogos, 10 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, marcou 35 gols e sofreu 32. Na primeira fase da Copa Sul-Americana, enfrentou o Universidad Católica do Equador, ex-time do Arboleda, venceu a ida por 3×0, e sofreu na volta, perdeu de 2×0. No Argentino era o 7º colocado, 36 pontos em 23 jogos, venceu 9, empatou 9 e perdeu 5. Apenas três pontos de distância do terceiro colocado, disputa era boa até a pausa.

O Lanús enfrentava um período ruim na temporada, desde a vitória na ida da Sul-Americana, 3×0, foram 6 jogos, 3 empates e 3 derrotas, o que fez o time ter uma queda na classificação do Argentino… A última partida oficial do Lanús foi no dia 16/03, derrota de 1×0, em casa, para o Argentinos Jrs na Copa da Superliga.

CONFIRA ⇒ Os 47 inscritos pelo São Paulo na competição

A questão é que o Lanús perdeu peças importantes, o goleiro titular Augustín Rossi trocou o clube pelo Boca Jrs, a dupla de zaga titular Ezequiel Muñoz e o Lautaro Valenti também deixaram o clube, além da principal saída, do melhor jogador do time Marcelino Moreno que seguiu para a Major League Soccer. O lateral-esquerdo Pasquini que atuava em alguns jogos, inclusive foi titular nos dois da Sul-Americana seguiu para o Estudiantes, e o meia Carlos Auzqui  acabou indo para o River Plate.

Com as saídas, Lanús buscou peças mercado argentino como o goleiro Lucas Acosta que veio do Belgrano, e jogadores mais jovens de equipes inferiores da Argentina, outra como Alexis Pérez, zagueiro colombiano que chegou do Queretaro.

O técnico é o ex-jogador do clube, Luis Zubeldia, que teve uma passagem em 2010-11 e retornou ao clube desde 2018-19. Comandou o time em 56 jogos, 24 vitórias, 14 empates e 18 derrotas, seu time marcou 72 gols e sofreu 66. Sua preferência geralmente é pelo 4-3-3 ofensivo, mas já utilizou 3-5-2 e 4-3-1-2, que é possível utilizar.

Imagem

Sem contar ainda com Lautaro Acosta nesta ida, por conta de lesão, e o lateral direito José Luis Gómez, o Lanús comandado por Luis Zubeldia deve entrar com: Morales; Di Placido, O. Ndong (Thaller), Burdisso e Bernabei; F. Pérez, Belmonte e Vera; Orozco, De La Vega e Sand.

O Lanús está sem atuar oficialmente, mas tem feito uma pré-temporada com cinco amistosos e o desempenho foi:

Lanús 3 x 3 Belgrano
Lanús 1 x 2 Vélez Sarsfield
Lanús 3 x 2 Arsenal de Sarandí
Lanús 4 x 1 San Lorenzo
Lanús 1 x 0 Gimnasia La Plata

Ou seja, o time marcou 12 gols, o que é bem interessante contra times de médio para cima da Argentina, mas sofreu 8 gols, inclusive contra o Belgrano tinha aberto 3×0, e deixou empatar. A única derrota foi contra o Vélez, que também está na Sul-Americana. Teve também um amistoso só com reservas que perdeu de 3×0 para o Vélez.

Apesar dos experientes Burdisso na zaga e do centroavante de 40 anos Sand, é um elenco com média baixa, tem peças jovens entre 20 a 22 anos como titular como no meio de campo Facundo Pérez, Belmonte e Vera, apesar de no banco contar com o experiente Belluschi, também tem o De La Vega e Orozco, jogadores muito jovens e promissores da equipe. Na zaga tem o senegalês Ousmane Ndong, que inclusive marcou belo gol em amistoso.

Outro detalhe é que o jovem goleiro Lautaro Morales, também de seleção de base, deve fazer sua estreia oficialmente como profissional do clube nesta noite contra o São Paulo.

Ponto forte

Como tradição dos times argentinos e pela média de idade do meio de campo em geral, é uma equipe de muito vigor físico, apesar de 8 meses sem partida oficial, vinham atuando nos amistosos e mostraram intensidade ofensiva nos jogos, tanto que marcaram muitos gols neste período.

Outro fator é a juventude ofensiva, ao mesmo tempo que falta experiência, são jogadores promissores como Orozco (marcou gols em amistosos e pode ter cravado vaga no lugar do Acosta lesionado) e De la Vega, atuaram em seleção argentina de base.

Ponto fraco

Sofreu muitas perdas na janela do meio de ano e isso prejudica demais o trabalho para esse retorno, ainda não atuaram oficialmente desde março, mudanças fortes na dupla de defesa, perdeu o goleiro, também não conta com Lautaro por lesão, ou seja, sofreu remontagem, e com isso vai sofrer em relação ao entrosamento do ‘novo time’.

Fique de olho

Sand, 40 anos, experiente centroavante argentino e ídolo do Lanús, na temporada de 2019-20 tinha feito 25 jogos e marcou 10 gols, vinha em boa fase quando os jogos pararam, bobear na área, ele marca.

De La Vega, foi um dos grandes destaques neste período de amistosos com passes e gols, camisa 8, olho na qualidade dele.

Curiosidade

Como citado durante o texto, São Paulo e Lanús não se encontraram em 2013 na decisão da Sul-Americana por pouco… O Lanús desbancou Racing, Universidad do Chile, River Plate e Libertad, excelente campanha, e chegou na decisão com moral, do outro lado São Paulo, atual campeão, tirou Católica, Atlético Nacional e era o favorito contra a Ponte Preta, mas acabou sendo eliminado na semifinal.

O Lanús venceu a Ponte Preta, empatou 1×1 e depois venceu por 2×0, era o esperado naquela temporada.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.