Análise do adversário – Grêmio – 15ª rodada

(Foto: Divulgação)

Na 15ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo irá até à Arena do Grêmio enfrentar os donos da casa, atual campeão da Libertadores, os gremistas seguem vivos na Copa Libertadores, e no Brasileirão estão brigando pelas primeiras posições, atualmente estão na 7ª posição, com 23 pontos, são 6 pontos de distância do vice-líder São Paulo.

Em 2017, o São Paulo enfrentou o Grêmio de Renato Gaúcho em duas ocasiões, não foi feliz em ambas, no jogo do Morumbi, a equipe adversária mostrou muita organização e deu muito trabalho, jogo ficou no 1 a 1. Já para o fim da temporada, o jogo na Arena do Grêmio foi com domínio dos mandantes, Sidão trabalhou bastante, e o adversário venceu o jogo de 1 a 0.

VEJA ⇒ Pré-jogo de Grêmio e São Paulo no Rio Grande do Sul

Mesmo sem vencer o Mundial de Clubes no fim de 2017 e com um começo de 2018 longe do ideal, onde figurou na zona de rebaixamento do Campeonato Gaúcho, porém, com um time alternativo e também sem comando do Renato Gaúcho, o Grêmio voltou a mostrar sua qualidade, se recuperou no gaúcho, venceu o Internacional na última rodada, se classificou e enfrentou justamente o rival nas quartas, venceu a ida de 3 a 0, depois perdeu de 2 a 0, com isso caminhou para o título, na final massacrou o Brasil de Pelotas. Em 2018 já conquistou também a Recopa Sul-Americana, dois empates com o Independiente, mas vitória nos pênaltis. Na Libertadores jogou seis jogos, venceu quatro e empatou dois. Está nas quartas de final da Copa do Brasil, e no Brasileirão é o sétimo colocado, foram 14 jogos, 6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.

Ao todo na temporada, o Grêmio contém 42 jogos, 21 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, são 64 gols marcados e 31 sofridos, receberam bastante cartões amarelos, foram 71, mas só tiveram uma expulsão.

Na janela desta meio de temporada, o Grêmio perdeu um de seus principais jogadores, o volante Arthur, negociado com o Barcelona, era um atleta que tinha papel fundamental dentro do esquema da equipe campeã da Libertadores em 2017, o ponto de referência no meio de campo, marcava bastante, era o volante de saída de bola e chegada decisiva no ataque.

Com uma opção tática variável dependendo das circunstâncias do jogo, o time de Renato Gaúcho deve começar no 4-2-3-1: Marcelo Grohe; Léo Moura (Leonardo ou Madson), Geromel, Kannnemann e Marcelo Oliveira; Cícero, Maicon, Ramiro (Marinho), Luan e Everton; Jael. É uma equipe que com bola por vezes fica no 2-5-3, pressionando o adversário, mas sem Cortez na lateral-esquerda, perde um pouco essa possibilidade, já que Marcelo Oliveira é mais defensivo, e sem bola vira um 4-5-1 caso opte pelo Ramiro, volante que atua aberto pela direita, mas com Marinho, ganha na velocidade e ofensividade, menos na recomposição, contra o Vasco teve Marinho e Éverton aberto, inclusive chegaram a jogar no 3-4-3, para pressionar o adversário.

O Grêmio visa a posse de bola na maioria dos seus duelos, é um time que gosta de tocar a bola e encontrar espaços, um dos fatores é o estilo da dupla de volantes, conhecidos por nós, Maicon e Cícero, caso sejam titulares mesmo, são jogadores técnicos, gostam de trabalhar a bola, ao mesmo tempo não são grandes marcadores, por isso é possível que Renato opte por Ramiro começar no meio, ou até mesmo Jailson que atuou no jogo contra o Vasco da Gama, mas a opção mais pedida mesmo pelo torcedor é a de Michel, o que ganharia na marcação.

Além do lado técnico, o Grêmio contém atletas agudos como Éverton e possivelmente Marinho, junto com Luan como meia-atacante, por vezes segundo atacante, contém o poder de decisão e finalização, é preciso ter muita atenção com o ataque gremista, não é à toa que fizeram 64 gols em 42 jogos. O desfalque de André não deve ser tão sentido, o Jael contém menos recursos técnicos, mas costuma ajudar fazendo o pivô e tem dado bastante assistências para gols, são sete.

Teve uma cobrança, todos entenderam, é algo natural. E para este jogo, tenho certeza que a postura vai ser diferente”, disse Jael, após a derrota contra o Vasco, Renato Gaúcho cobrou o time na entrevista coletiva.

O artilheiro do time é o velocista e habilidoso Éverton, foram 9 gols marcados, seguido por Luan que marcou 8, depois um trio empatado com cinco gols, o volante Maicon, o meia-atacante Allison, que retorna de lesão contra nós, e Jael que deve ser titular devido a suspensão do André. No ranking de assistências tem Jael e Luan empatados com sete, Éverton e Cícero em seguida com cinco cada.

Ponto forte

Trabalho em equipe, foi o fator de terem sido campeões da América, e seguem com uma base para seguirem com muita força coletiva, o atual Grêmio é equilibrado, os setores se conversam, a dupla de zaga é forte, mas o principal é a qualidade ofensiva, precisa ter muita organização para marca-los.

Ponto fraco

Lentidão no meio, caso opte mesmo por Cícero e Maicon, a equipe ganha no toque de bola, na técnica, mas perde na intensidade de marcação, podendo dar espaço para contra-ataques, ou jogadas de velocidade pelo setor, é possível explorar e surpreender. Outro fator são as laterais, também contém fragilidades defensivas, mesmo com o reforço do Marcelo Oliveira pela esquerda, já não é mais aquele jogador intenso na marcação, e na direita caso seja Leo Moura ou Madson, são jogadores mais de apoio.

Fique de olho

Apesar do Luan ser o craque do time, destaco o atacante Éverton, velocista e habilidade, merece muito cuidado, ele desequilibra, afinal costuma furar boas marcações, tem o seu famoso corte para o meio de área e batida com veneno, já são 9 gols e 5 assistências na temporada, é preciso ter atenção!

Reencontros

Cícero e Maicon, a dupla de volante é conhecida do torcedor são-paulino, estiveram recentemente no clube.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.