Análise do adversário – Flamengo – 32ª rodada

(Foto: Divulgação)

Na 32ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo vai receber o Flamengo, duelo direto na briga pelas primeiras posições da competição.

O Flamengo começou o ano com Carpegiani, pois no Brasileirão foi comandado por Mauricio Barbieri, jovem técnico durou 38 jogos, sendo demitido após a eliminação para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil 2018, sendo seu último jogo no Brasileirão contra o Atlético Mineiro na 26ª rodada, na qual o rubro negro venceu de 2 a 1.

Velho conhecido do são-paulino, Dorival Júnior foi chamado para assumir o Flamengo, técnico que treinou o São Paulo em 17 jogos na temporada de 2018, estava parado desde a sua demissão em março, pois começou muito bem na equipe carioca, foram 5 jogos, 3 vitórias e 2 empates, sendo 11 gols marcados e apenas um sofrido. Mas esse único gol sofrido foi cruel, no empate em 1 a 1 com o Palmeiras na 31ª rodada, era duelo direto pelo título da competição, empate amargo.

Antes do empate na última rodada, o Flamengo vinha de três ótimos resultados sob comando de Dorival, vitórias expressivas, começou vencendo o Corinthians de 3 a 0, fora de casa, depois venceu o clássico com o Fluminense, 3 a 0, fechando com a goleada fora de casa contra o Paraná, 4 a 0.

CONFIRA ⇒ O pré-jogo de São Paulo e Flamengo válido pela 32ª rodada

A boa sequência fez o Flamengo sonhar com o título novamente, reassumiu a vice-liderança da competição e podia ter tirado a vantagem do líder na 31ª rodada, porém penou para conseguir ao menos um empate com Maracanã lotado, e freou as expectativas da equipe.

Em 2018, o Flamengo entrou em campo 60 vezes, venceu 32, empatou 17 e perdeu 11, foram 84 gols marcados e 40 sofridos.

No primeiro turno, o Flamengo de Barbieri que foi derrotado em casa para o São Paulo, 1 a 0, jogou com: Diego Alves, Rodinei, Leo Duarte, Réver e Renê; Rômulo; Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Marlos Moreno; Paolo Guerrero. Escalação ousada no primeiro jogo após a Copa do Mundo 2018, pois não deu nada certo, o Tricolor explorou os espaços deixados no meio de campo e venceu o jogo.

O técnico Dorival Jr seguirá o padrão ofensivo, mas no seu tradicional 4-2-3-1 com: Cesar, Pará, Réver, Léo, Renê; Cuéllar, Arão, Paquetá; Éverton Ribeiro, Vitinho e Uribe.

A entrada do William Arão no time, fortaleceu o meio de campo do Flamengo, ao mesmo tempo, o experiente Diego tem sido preterido, deixando a equipe mais leve com Paquetá centralizado, Éverton Ribeiro segue atuando pelo lado, e o Vitinho reforçando a ponta.

O Dorival como conhecemos, gosta muito de explorar as velocidades dos pontas, no caso do Flamengo a opção é o Vitinho, já que Marlos Moreno está suspenso, e no banco conta com opção do Geuvânio, que ele tenta recuperar. Outra boa opção que deve começar no banco é o Diego, experiente meia pode entrar para cadenciar o jogo, ou armar a equipe, em uma tentativa de desespero ou contenção, deverá entrar na partida.

Além das mudanças citadas para a evolução do time, outras alterações foram feitas como a saída do goleiro titular Diego Alves, este que inclusive arrumou confusão com o Dorival Jr e o diretor de futebol do clube, o que pode atrapalhar o ambiente da equipe antes do jogo contra o São Paulo, o jovem Cesar entrou no seu lugar. Pará ganhou titularidade, e Cuellar que no primeiro turno estava suspenso, estará no time, o que reforça a marcação da equipe.

RELEMBRE ⇒ A análise do Flamengo na 13ª rodada do primeiro turno

O artilheiro do Flamengo na temporada é o Lucas Paquetá com 12 gols, jovem meia que já está negociado com o Milan-ITA, em segundo vem Henrique Dourado com 11 gols, o já negociado Vinicius Jr com 10, depois Éverton Ribeiro com 8, Diego 7 e Uribe com 4. Os maiores passadores para gols são Diego e Paquetá com 6 assistências cada, seguido pelo Renê com 5, já Vitinho contém 4, todas recentes, assim como o lateral Trauco que deu 4 passes para gol.

Ponto forte

Qualidade individual, Paquetá, Éverton Ribeiro e Vitinho podem definir uma partida em jogadas individuais, são atletas de qualidade, que gostam de finalizar para o gol, também armam jogadas, são perigosos. O Uribe tem feito gols importantes, é outro que precisamos ficar de olho, como as chegadas de Renê e Arão, atletas questionados pelo torcedor, mas por vezes decidem jogos, tem boa projeção ofensiva, e o time vive um momento positivo, estão confiantes!

Ponto fraco

Poderíamos citar o ambiente, mas é uma incógnita se o caso Diego Alves influenciará em algo, portanto resta dizer que a dupla de zaga não é tão confiável, Léo Duarte é jovem, até faz uma temporada positiva, já Réver que é experiente, alterna bons e péssimos momentos, depende do dia e do adversário, já o lateral Pará vive da vontade, é limitado tecnicamente e na marcação.

Fique de olho

Paquetá, é o jogador que mais fez gols na temporada e é o que mais deu passes, ou seja, o mais decisivo do Flamengo em 2018, e apesar de não viver uma excelente, como já viveu na temporada, é o atleta mais perigoso da equipe carioca.

CONFIRA TAMBÉM ⇒ Detalhes sobre o árbitro do jogo entre São Paulo e Flamengo

Curiosidade

No primeiro turno tivemos uma grande partida de futebol, o São Paulo levou a melhor, mas o Flamengo teve domínio na posse de bola e também em chances criadas:

Reencontro

O volante do Flamengo, William Arão foi revelado no São Paulo, inclusive conquistou a Copinha de 2010 pelo clube, mas não teve chance no profissional, o zagueiro Rhodolfo atuou pelo clube são-paulino e foi campeão em 2012. Já do lado do São Paulo, Diego Souza atuou no Flamengo há muito tempo, em 2005, e o atacante colombiano, Santiago Tréllez passou pelas categorias de base do clube carioca em 2007-08.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.