Análise do adversário: Destrinchando o Ituano, adversário da 3ª fase da Copa do Brasil

(Foto: Miguel Schincariol)

 

Bem verdade que o Ituano não é um time desconhecido pelo torcedor são-paulino, mas desde o confronto na estreia da temporada de 2023 até o momento, ocorreram muitas mudanças por lá. Inclusive, destaques do time semifinalista saíram da equipe, um deles veio para o São Paulo, vamos contar tudo nos próximos tópicos.

Os duelos serão no dia 11/04, ida no Morumbi, e a volta no Novelli Jr será na terça-feira, dia 25/04, ambos às 21h30.

O clube

O Ituano foi fundado em 1947, conquistou dois campeonato paulistas, em 2002 e 2014. Sendo em 2002, perdeu o Supercampeonato para o próximo São Paulo. Nesta edição, os grandes não disputaram devido ao Rio-São Paulo, portanto só entraram no ‘Supercampeonato’, onde o Tricolor superou o Ituano.

Foram campeões do interior em 2017 e 2022, também levaram a taça da Série C em 2003 e 2021, além da Copa Paulista de 2002 e o Paulistão A-2 em 1989. Cresceram dos anos 2000 para cá e deram uma elevada na gestão Juninho Paulista, ex-meia do São Paulo, que foi presidente da equipe em uma gestão consagrada.

O histórico de confrontos

Os duelos de São Paulo e Ituano tem sido bem equilibrados, dois empates de 0a0 no Morumbi, sendo ambos no início do Paulistão. Mas o histórico geral é favorito para o Tricolor que venceu 15 de 27 duelos, ainda foram 8 empates e 4 derrotas.

  • Paulistão – Ituano 2 x 1 São Paulo (21/02/2018)
  • Paulistão – Quartas de final (ida) – Ituano 0 x 1 São Paulo (27/03/2019)
  • Paulistão – Quartas de final (volta) – Ituano 0 x 3 São Paulo (25/04/2021)
  • Paulistão – São Paulo 0 x 0 Ituano (30/01/2022)
  • Paulistão – São Paulo 0x0 Ituano (15/01/2023)
Estádio
Estádio Novelli Júnior (Itu) - ATUALIZADO 2023 O que saber antes de ir -  Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor
Reprodução

Em Itu, o Estádio Novelli Jr foi inaugurado em 1947, e hoje recebe 18 mil pessoas. O São Paulo já atuou inúmeras vezes no local, inclusive como mandante em 2013.

O atual momento

Apesar da semifinal do Paulistão 2023, o Ituano fez uma campanha bem preocupante, até a última rodada corria risco de rebaixamento para a A-2. Pois escapou, e não somente, garantiu vaga nas quartas de final contra o Corinthians, e era o azarão total. Saiu vencendo por 1a0 em Itaquera, sofreu empate, mas nos pênaltis venceu por 7a6.

Depois superou o Ceará nas penalidades, novamente empate em 1a1 na 2ª fase da Copa do Brasil, e 4a2 nas penalidades. Ou seja, vem de uma sequência positiva, onde venceu o Santos na última rodada do Paulistão, 3a0, depois superou Corinthians e Ceará nos pênaltis. Por fim perdeu de 1a0 para o Palmeiras na semifinal e foi eliminado, mas fez jogo duro.

Antes disso, a fase era muito ruim, foram 16 jogos no ano, apenas três vitórias, seis empates e sete derrotas. Marcou 14 gols e sofreu 22, com isso mostra como o time sofreu neste início de temporada. No Paulistão escapou por detalhes, e na Copa do Brasil avançou ambas com empate, na primeira fase empatou em 1a1 com Princesa, pois tinha a vantagem.

Comandante foi trocado
(Reprodução)

 

O clube começou comandado por Carlos Pimentel, pois empatou os três primeiros jogos do Paulistão e depois teve três derrotas, não suportou. Caiu na derrota em casa, de 3a0 para o Água Santa.

Com isso, o clube buscou o experiente Gilmar Dal Pozzo, treinador pragmático, e que também não teve grandes resultados. Mas o suficiente para o time permanecer na A-1 e ainda avançar no grupo do Paulistão, também seguir vivo na Copa do Brasil. Comandou o time em 9 jogos, apenas 2 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

O time
O 4-2-3-1 que vira um 4-4-2 

 

O Ituano brigou firmemente pelo acesso a Série A do Brasileirão em 2023, entrou na última rodada precisando de si mesmo no duelo direto contra o Vasco. Mas acabou sendo derrotado e não subiu, foi uma campanha histórica. Mesmo assim, o time passou por uma grande reformulação.

A equipe que terminou o ano enfrentou o Vasco foi: Jefferson Paulino, Raí Ramos, Lucas Dias, Schappo e Roberto; Person, Lucas Siqueira e Caique; Léo Ceará, Gabriel Barros e Aylon. Como poderá ver, grande mudança para 2023…

O time que enfrentou o São Paulo no primeiro jogo do ano foi: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Rafael Pereira, Bernardo Schappo e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Marcelo Freitas e Person; Gabriel Barros, Felipe Saraiva e Quirino. Mas o lateral-direito Raí Ramos veio para o São Paulo, o zagueiro Bernardo Schappo foi para o Fortaleza e o Gabriel Barros seguiu para o Inter. Outras peças de elenco que saíram, foram o atacante Yago, seguiu para o futebol asiático, Geuvânio e André Luiz rescindiram.

Já o que entrou na semifinal contra o Palmeiras foi: Jefferson Paulino, Raí Ramos, Claudinho, Schappo e Iury; Lucas Siqueira, Person e José Aldo; Gabriel Barros, Paulo Victor e Quirino. Ou seja, com mudanças na equipe titular. Contra o Corinthians, ainda tiveram Marcelo Freitas e André Luiz, dupla no meio.

Com tantas mudanças, dá para sentir que o time realmente não embalou na temporada e por isso vai ajustando. Peças saíram, então é um pouco de incógnita como virá a equipe contra o São Paulo. Pois o provável time é: Jefferson Paulino; Iury, Rafael Pereira, Claudinho e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Marthã, Eduardo Person e José Aldo; Paulo Victor e Rafael Silva. Portanto o 4-2-3-1 deve mesmo virar um 4-4-2 com Person e José Aldo no meio, Paulo Victor e Rafael Silva no ataque.

O nome principal e a estratégia

Com tantas mudanças e saídas, é difícil destacar, os principais nomes, como Gabriel Barros, acabaram saindo… A estratégia de Gilmar dal Pozzo geralmente é defender bastante e explorar os contra-ataques, foi assim que chegou na semifinal do Paulistão e avançou na Copa do Brasil. No Morumbi deve adotar a estratégia, e explora o seu meio trabalhador.

O nome que andou destacando é do goleiro Jefferson Paulino, que fez grandes atuações nos jogos decisivos, principalmente nos pênaltis. O nome que mais atuou na temporada é do meio-campista Person, fez 16 jogos, 3 gols e 2 assistências, chegou nesta temporada na equipe. Enquanto isso, o Ituano vai reforçando elenco depois das baixas, já são oito reforços na equipe.

Ponto forte

É uma equipe que marca forte no meio de campo, e não deixa muitos espaços para o adversário. Tem um contragolpe perigoso, apesar que Raí, lateral que veio para o São Paulo, era um dos elementos que levava o time para frente.

Ponto fraco

É uma equipe que vive constante remontagem, reforços estão chegando após saída de peças importantes. Portanto não tem um entrosamento tão forte assim, sofreu no início do Paulistão e quando encaixou perdeu três peças cruciais no sistema. Claro que isso faz a diferença na hora de um duelo importante como na Copa do Brasil, teve mudança no lateral-direito, na zaga e no meio de campo.

Fique de olho

Difícil não destacar Jefferson Paulino, goleiro é o motivo do Ituano estar nesta fase e ter reagido no Paulistão até a chegada na semifinal. Mas para destacar um jogador de linha, Person tem sido o equilíbrio da equipe na temporada, atuou em todos os jogos e é meio-campista.

Curiosidade

O terceiro goleiro da equipe, Jian Kayo, foi encontrado morto em fevereiro de 2023, e gerou grande comoção de todos. Inclusive o Jefferson Paulino, goleiro titular deu discurso muito emocionado após a classificação contra o Corinthians no Paulistão. O jovem goleiro de 21 anos, foi revelado pelo São Paulo, atuou de 2015 até 2020 em Cotia.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.