Neste domingo (19), o São Paulo receberá a Chapecoense em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão 2018, a última rodada do primeiro turno, será apenas o 9º jogo na história das equipes.
Depois de um 2017 de reconstrução após tragédia no fim de 2016, a Chapecoense que terminou muito bem a temporada passada, inclusive com vaga na Pré-Libertadores, começou o ano badalado, mas acabou tendo o Nacional-URU na fase preliminar da Libertadores, acabou derrotado nos dois jogos e eliminado. No Catarinense engatou uma ótima sequência, a única derrota tinha sido para o Hercílio Diaz no meio dos jogos da Libertadores, pois depois da eliminação, o time teve 13 jogos de invencibilidade, contando vitórias sobre rivais como Figueirense, Criciúma e Joinville, um empate com o Avaí. Depois da ótima sequência, acabou perdendo a final para o Figueirense de Milton Cruz, 2 a 0.
A estreia no Brasileirão foi contra o Atlético-PR, que vivia boa fase naquele momento, e foi logo uma sonora goleada, 5 a 1, a Chapecoense começava muito mal, depois veio a sequência de empates, em casa com o Vasco, ligou sinal de alerta, mas em seguida teve um empate aceitável com o Palmeiras fora, 0 a 0. Pausa para as oitavas da Copa do Brasil, empate com o Atlético-MG, 0 a 0 fora, bom resultado, e em casa, novo empate de 0 a 0, mas a Chapecoense venceu de 4 a 3 nos pênaltis. No meio dos jogos, empate em casa com o Paraná, 1 a 1, jogo sofrível, e vitória de 3 a 2 sobre o Flamengo, um alento, a primeira vitória, porém depois duas derrotas fora de casa para Fluminense e Inter.
CONFIRA ⇒ O pré-jogo de São Paulo e Chapecoense pela 19ª rodada
Nos jogos antes da pausa para a Copa do Mundo, a Chapecoense foi aceitável, superou o Ceará por 2 a 0, empatou com o Atlético-MG em 3 a 3, venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e empatou com o América-MG fora de casa, 0 a 0. Mas o retorno da Copa foi terrível e fatal para Gilson Kleina, uma sequência de empates e derrotas, começou com dois empates em casa com Bahia e Santos, depois derrota para o Botafogo, empate em casa com o Grêmio reserva, derrota para o Torino em amistoso, e na ida das quartas de final para o Corinthians na Copa do Brasil. No jogo seguinte, empate fora de casa com o Sport, e o fim da linha para Gilson Kleina.
Guto Ferreira assumiu e na estreia venceu de virada o Corinthians, 2 a 1 na Arena Condá, em seguida derrota em casa para o mesmo Corinthians, mas pela Copa do Brasil, eliminação…
No total a Chapecoense fez 44 jogos na temporada, venceu 16, empatou 16 e perdeu 12, marcou 44 gols e sofreu 40, recebeu 88 amarelos, teve 6 expulsões.
A fase do time catarinense não é boa, apenas uma vitória nos últimos 10 jogos, mas mesmo assim não está dentro da zona do rebaixamento, são 21 pontos em 18 jogos, 4 vitórias, 9 empates e 5 derrotas, 19 gols marcados e 24 sofridos, seria o rei dos empates?
Guto Ferreira ainda está formando sua equipe de preferência, mas pretende surpreender o São Paulo no Morumbi, seu provável time deve ser em 4-4-2 podendo variar para o 4-2-3-1 com: Jandrei; Eduardo, Thyere, Douglas e Alan Ruschel; Amaral, Márcio Araújo, Canteros e Yann Rolim; Bruno Silva e Wellington Paulista.
A equipe teve saídas importantes como o lateral-direito Apodi, os atacantes Guilherme e Arthur Caike, ainda para a partida tem um desfalque importante do lateral-esquerdo Bruno Pacheco, titular de boa parte das partidas do clube na temporada, 35 das 44.
O artilheiro do time na temporada é o Wellington Paulista, 11 gols marcados, em seguida Guilherme e Arthur Caike, mas ambos já saíram do clube, o quarto é o Elicarlos que está fora da partida, depois vem o volante marcador Amaral com 3 gols, os atacantes Leandro Pereira e Bruno Silva empatados com 2 cada. No Brasileirão o maior passador é o Wellington Paulista, duas assistências, já na temporada Canteros tem 3 e os laterais Eduardo e Bruno Pacheco com 2 cada.
Ponto forte |
Com um time reforçado no meio de campo, o time de Guto Ferreira deve atrapalhar a armação do São Paulo, ou pelo menos vai tentar impedir o trabalho por ali, em algumas rodadas funcionou a estratégia para o clube catarinense, tanto é que tem 9 empates, alguns contra times grandes, quando costuma incomodar, casos de Palmeiras, Grêmio, Santos, Atlético-MG, ainda venceu o Cruzeiro e o Flamengo.
Ponto fraco |
Momento, a Chapecoense vive uma fase terrível, uma vitória nos últimos 10 jogos, a fase não é das melhores, tanto que teve troca de treinador, e tem aquele período de adaptação, ou no caso, readaptação ao clube que ele já trabalhou. Além disso o sistema defensivo, no caso, os zagueiros são limitados e os laterais contém dificuldades na marcação, esses são melhores no apoio.
Fique de olho |
O principal jogador tem sido Wellington Paulista, experiente atacante, mas o fique de olho vai para seu companheiro, jovem atacante de 18 anos, Bruno Silva está lutando por um espaço na equipe, e pelos jogos que vi, costuma incomodar com sua movimentação e velocidade…
Curiosidade |
Em 2015, Guto Ferreira pela Ponte Preta enfrentou o Internacional de Diego Aguirre, empate de 0 a 0 no Moisés Lucarelli, no caso os mandantes criaram mais naquela partida, será o reencontro deles neste domingo (19)!
Reencontro |
O Reinaldo reencontra a Chapecoense, clube que ele fez parte na reconstrução, e também encontrou seu futebol, chamando atenção de grandes clubes, inclusive para um retorno ao Morumbi. Do outro lado o zagueiro Douglas reencontrará o São Paulo, tinha sido emprestado em 2017, agora com contrato definitivo com o clube, também se recuperou no clube catarinense.
Fábio Martins